Matheusc20xe escreveu:Pessoal, precisamos perder esse conceito errado de deduzir que regime elevado é usado somente na estrada e baixo regime somente na cidade.
Turbina T2 vai amarrar o motor em regime elevado(devido o backpressure no coletor), e tanto faz vc estar na cidade ou estrada, passou de 5.000rpm, vc estará tendo uma perda de potência considerável em relação a uma turbina que gerasse menor backpressure.
Se vc vai acelerar na cidade, vc tbm vai usar o motor em regime elevado, ou seja, acima dos 5.000rpm.. Ninguém na cidade "estica" menos, só pq esta na cidade. Não importa onde vc estiver, vc vai acelerar pra valer.
Então, a T2 prejudica o desempenho em qualquer situação que vc use regime elevado, não importa se é na cidade, estrada ou circuito.. onde for.. se vc busca potência final elevada, fuja de T2.
Essa analogia de que turbina T2 só é ruim para a estrada, surgiu pelo fato do pessoal bater top speed na estrada. Quando vc esta em marcha longa, mais lento o giro do motor sobe, e aí que vc sente mais quando a turbina esta amarrando. Nas primeiras marchas, que são mais reduzidas, vc consegue dar giro elevado mais fácil, mesmo que já esta fora do pico de eficiência do motor para aquela turbina.. já em marcha longa, quando vc passa do pico, e a potência começa cair, o carro para de ganhar velocidade, e vc sente nitidamente a turbina amarrando.
Então, criou-se essa analogia que turbina pequena é ruim pra estrada e boa pra cidade, e turbina grande é ruim pra cidade e boa para estrada. É preciso esclarecer bem isso.
Turbina pequena amarra desde primeira marcha até quinta marcha, não importa se vc esta a 60km/h ou a 300km/h..vai amarrar do mesmo jeito.. é apenas questão de percepção.
Opa Matheus, concordo plenamente com você... aliás até prefiro turbinas relativamente (nada de gigantesco) maiores do que as "próprias" para motores 1.6l... sou fã incondicional das KKK-K16, só não tenho porque falta "tempo" ($$$)... mais minha Ishi (.48.48 ) dá conta do recdo...
Abraços e já percebi que você tem muito a nos oferecer (nós, membros do Corsa Clube) com seu conhecimento técnico e prático.
JMarcelo