[NOVO MEMBRO] - Corsa Classic 2014 Daily

Você é novo(a) aqui? Seja bem vindo(a)! Entre e apresente-se e receba nosssos cumprimentos.
Responder
Avatar do usuário
IgorLopes
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 08 2024f Maio 2024 08:58:07 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

[NOVO MEMBRO] - Corsa Classic 2014 Daily

Mensagem por IgorLopes »

Bom dia pessoal! Sou de BH - MG, venho aqui apresentar o meu corsinha que já está comigo há 6 anos.

Um "pouco" da história

Ele é de leilão. Comprei como oportunidade de um amigo que revende carros de leilão e ele me indicou esse alegando que apesar de ser pequena monta, estava inteiro e não teve nenhum dano estrutural. Fiz questão de levar ele no mecânico, subimos ele e de fato, estava completamente inteiro, baixíssima Km. Ele tem direção hidráulica de fábrica e um alarme positron.

Não estava nos meus planos comprar um corsa classic 1.0, muito menos de leilão. Minha ideia era pegar um Astra ou um corsa C 1.8 pois eu viajo muito com o carro carregado de bolas de boliche e eu gosto de uma pegada um pouco mais esportiva na estrada. Não ligo muito pra consumo pois só vou pro escritório 2-3 vezes por semana e não pego muito trânsito. Porém, como eu estava pegando ele de um amigo, ele me ofereceu o carro por 18 mil na época, o que pro estado do carro, julguei que era praticamente um presente. (Hoje já está um pouquinho surrado de lataria mas foi de uso mesmo. Pretendo fazer a estética dele em breve.)

Fiz o negócio, mas já pensando nele como uma nuvem passageira, onde futuramente eu iria seguir meus sonhos de ter um Astra ou do Corsa C 1.8, mas felizmente ou infelizmente o carro ganhou meu coração muito rápido. Tendo dirigido palio fire por uns anos anteriormente, me surpreendi com o desempenho do 1.0 VHC-E. Dentro da cidade não nega serviço e sobe qualquer um desses morros malucos de BH sem reclamar.

Posição ao dirigir também era muito boa pra mim. Sempre ouvi reclamações da posição ao dirigir dos Corsa B, mas eu com meus imponentes 1,67m de altura, me acomodei muito bem, mesmo com o volante e os pedais sendo um pouco deslocados para a direita. Os bancos são até confortáveis, porém não curti muito o tecido deles (que é bem áspero, bem "lixa" mesmo), ainda estou pensando se vou resolver isso colocando couro ou um tecido aveludado como eram nos corsas antigos.

Depois de poucos meses com o carro, eu já estava apaixonado por ele. Ia pra cima e pra baixo e nos fins de semana quando eu estava entediado, eu pegava o carro pra dar uma volta sem motivo algum, só pra poder andar nele.
Minha primeira viagem foi para o RJ com um amigo para jogar um torneio de boliche de duplas. Duas pessoas, 8 bolas de boliche no bagageiro e malas no banco de trás. O motor 1.0 tem que gritar um pouco sim na estrada com o carro pesado, mas apesar disso, consegui fazer ultrapassagens sem muito estresse (famoso não empolga, mas vai numa boa). Mesmo na volta na hora de subir a serra, quando eu achei que o carrinho ia sofrer, ele foi bem. Porém, foi viajando com ele que eu comecei a ver algumas fraquezas:
  • Suspensão. Apesar de não ser um fiat antigo, ainda era um pouco molenga de mais pro meu gosto
  • Rodas aro 13 também não ajudavam no quesito estabilidade, principalmente em velocidades mais altas
  • A falta do ar condicionado estava começando a me pegar. Dentro de BH incomodava pouco, mas depois de algumas idas pro RJ e pro norte do ES, começou a ficar insustentável
Com isso, eu teria que tomar uma decisão: Ficar com o carrinho, investir e arrumar os detalhes que me incomodavam ou trocar de carro por um que não tinha esses problemas. Se você está lendo esse post, você deve imaginar o que eu decidi haha. Depois de várias viagens com ele ao longo dos anos para o RJ, SP, ES, região dos Vales de MG, Brasília, sem o carro nunca ter me deixado na mão, meu apego emocional com o carro era de mais pra eu me desfazer dele.
Hoje ele já carrega muitas histórias boas e ruins comigo, alguns quase-acidentes que a direção precisa e/ou o ABS me salvaram, um buraco dentro de ipatinga que trincou uma roda e me fez ter que pneu de madrugada embaixo de chuva, vários rolés inesquecíveis com amigos e parentes. Por isso, hoje não me vejo trocando de carro facilmente, mesmo depois de todos esses anos.

Depois de investir uns trocados nele, hoje, além do que veio original, ele conta com:
  • Ar-Condicionado
  • Rodas originais do Agile diamantadas com pneus Itaro 195/50
  • Molas esportivas JJ pra me dar um pouco mais de estabilidade em rodovia
  • Radio Pioneer Mvh-X3000 e tweeters de porta originais do Agile pra eu viajar ouvindo Raul Seixas na tranquilidade
  • Barra anti-torção superior dianteira
  • Abertura elétrica do porta-malas com comando pela chave
E o que eu talvez venha a fazer no futuro:
  • Revestimento no volante (a concessionária trocou ele durante o recall do AirBag e eu nunca revesti ele)
  • Barra Estabilizadora Traseira (sumiu dos estoques de peça da GM, estou igual um urubu esperando a Novo ou a Accioly ofertar ela de novo nas concessionárias. Se alguém daqui tiver ela a venda, eu compro :D)
  • Swap 1.8 --- O 1.0 dá conta do recado, mas eu queria uma pegada mais esportiva no carro, por isso venho cogitando fazer swap para o 1.8 F1 da spin. O que me segura é não somente o custo de fazer o swap, inj. programável, etc, como o fato de que esse 1.0 está novo, e eu não sei o que eu faria com ele depois do Swap. Se tiver alguma preparadora ou alguém interessado num bloco vhc-e com baixa km, talvez eu venha a fazer
  • Revestimento termo-acústico, principalmente no porta-malas. O que me impediu de fazer isso até hoje é o fato de que eu não sei quem aqui em BH faz isso. Se alguém tiver uma indicação eu aceito
  • Estética. Depois de muitos anos de uso, o carro está com alguns detalhes de lataria que me incomodam. Quero um dia fazer um polimento, arrumar esses detalhes e deixar o ele zerado, na medida do possível pra um carro de uso diário
  • Se vier a fazer o swap, quero fazer a suspensão inteira dele, pneus semi-slick e levar ele pra pista para tentar explorar o máximo que essa plataforma tem pra oferecer
Meu sonho que antes era de ter um Astra hoje é de dar o melhor que posso a esse corsinha de leilão que não me deixa de fazer histórias e sorrisos.

Aqui vai umas fotos (desculpa não terem ficado boas, deixei de trocar de celular pra investir no carro kkkk):
Imagem
Imagem
Imagem



Estou empolgado pra participar da comunidade, trocar uma ideia com os corseiros, conhecer um pouco mais do modelo e caso tenha encontros na região de BH, quero comparecer também pra ver como vocês montaram seus corsas


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1103
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Muito bacana, gostei do relato.
Sucesso com o Corsa.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Espaço para Novos Membros”