Bom dia amigos, sou entusiasta e realizo às manutenções do meu corsa em casa mesmo, já fiz uma variedades de serviços, meu carro não vê mecânico uns 3 anos já,
Porém estou com problema no cabeçote, creio que a junta está queimada, (ou sei la, velha)pois vaza água, minha sorte é que vaza pra fora do motor e não pra dentro, já uso ele com esse problema quase dois anos, não mistura com oleo ,nao perde rendimento, nao faz barulho, o unico problema é a compra de muitas e muitas aguas desmineralizada e tbm no fim do dia, sai ar parece panela de pressão , enfim com essa pandemia, tomei coragem de mexer, já comprei..
Jogo de junta, parafuso do cabeçote, jogo de tucho, balancim e escoras..o comando não sei se troco vou ver ainda..minhas dúvidas são :
Qual é o torque correto, alguns sites diz 25nm, 60,60,60 graus...
Outros dizem 25nm ,90,90,10 graus..
Conversando com um mecânico ele disse que poderia arredondar pra 30nm ,pois 25nm é pouco,
É por fim, na junção do cabeçote e da gaiola tem uma cola que parece pedra de cor branca, alguém sabe o nome dessa cola, pois vi gente colocando aquela loctite silicone 598?? Queria saber se é confiável ,mas queria a mesma que está no carro, alguém sabe..???
É um corsa gls 1.6 /8v...obrigado a todos..
[DÚVIDA] - Como fazer a melhor Montagem do cabeçote?
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Olha, mesmo vc mexendo, é pouco provável que tenha o instrumental para avaliar desgastes e folgas... se quer trocar tudo, vai de boa...mas...
O certo é retirar o cabeçote e enviar para uma boa retífica, que ira avaliar/corrigir planicidade, perda de material por corosão (que pode ser o seu caso usando só desmineralizada e ou idade/uso do motor), peças com medidas ou eficiência fora das esoecificações.
Para perda de material é possível repor com solda de alumínio (nem toda retífica faz, mas indica... para componentes fora de especificação, vc pode negociar o fornecimento ou deixar que façam...
Apenas 2 ítens são trocados obrigatoriamente no cabeçote, caso todas as peças estejam em conformidade...são os retentores das válvulas e do comando... e o serviço de reassentamento das válvulas (um saco fazer).
Para o torque, veja que a sua diferença é de 10° (despresível)... tenho uma junta da Sabó (vou trocar quando abrir o meu por outra razão), onde além da ordem de aperto vem a informação de 2,5 mkgf+60+60+60°.
Para o silicone, não sei qual o que a montadora usa, mas tenho usado o Silicone Grey 999, sem problemas, em qualquer parte do motor que requeira.
O certo é retirar o cabeçote e enviar para uma boa retífica, que ira avaliar/corrigir planicidade, perda de material por corosão (que pode ser o seu caso usando só desmineralizada e ou idade/uso do motor), peças com medidas ou eficiência fora das esoecificações.
Para perda de material é possível repor com solda de alumínio (nem toda retífica faz, mas indica... para componentes fora de especificação, vc pode negociar o fornecimento ou deixar que façam...
Apenas 2 ítens são trocados obrigatoriamente no cabeçote, caso todas as peças estejam em conformidade...são os retentores das válvulas e do comando... e o serviço de reassentamento das válvulas (um saco fazer).
Para o torque, veja que a sua diferença é de 10° (despresível)... tenho uma junta da Sabó (vou trocar quando abrir o meu por outra razão), onde além da ordem de aperto vem a informação de 2,5 mkgf+60+60+60°.
Para o silicone, não sei qual o que a montadora usa, mas tenho usado o Silicone Grey 999, sem problemas, em qualquer parte do motor que requeira.
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Boa tarde to fazendo o cabeçote do meu corsa wind 96 1.0 mpfi 8v e tô na dúvida qual marca de junta comprar (sabó ou taranto) sei que as duas são boas
Mas as vezes uma marca é melhor para cada caro alguém Sabe dizer?
Mas as vezes uma marca é melhor para cada caro alguém Sabe dizer?
- Fernando 4100
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Não usam silicone e nem semissecativa, pois altera a altura entre o cabeçote e a torre, principalmente afeta a altura na entrada do furo de lubrificação para o comando de válvulas. Por isso utiliza-se um veda flanges tipo Wurth 873 cor verde.Bange escreveu: Quinta-feira 14 2020f Maio 2020 09:39:40 AM Olha, mesmo vc mexendo, é pouco provável que tenha o instrumental para avaliar desgastes e folgas... se quer trocar tudo, vai de boa...mas...
O certo é retirar o cabeçote e enviar para uma boa retífica, que ira avaliar/corrigir planicidade, perda de material por corosão (que pode ser o seu caso usando só desmineralizada e ou idade/uso do motor), peças com medidas ou eficiência fora das esoecificações.
Para perda de material é possível repor com solda de alumínio (nem toda retífica faz, mas indica... para componentes fora de especificação, vc pode negociar o fornecimento ou deixar que façam...
Apenas 2 ítens são trocados obrigatoriamente no cabeçote, caso todas as peças estejam em conformidade...são os retentores das válvulas e do comando... e o serviço de reassentamento das válvulas (um saco fazer).
Para o torque, veja que a sua diferença é de 10° (despresível)... tenho uma junta da Sabó (vou trocar quando abrir o meu por outra razão), onde além da ordem de aperto vem a informação de 2,5 mkgf+60+60+60°.
Para o silicone, não sei qual o que a montadora usa, mas tenho usado o Silicone Grey 999, sem problemas, em qualquer parte do motor que requeira.
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Boa noite amigos, sou entusiasta e estou começando a realizar às manutenções do meu corsa em casa mesmo, já fiz alguns serviços.
Agora vou montar o cabeçote, e gostaria de saber se tem alguma posição correta que os pistões tem que ficar no bloco (no alto ou no meio). E se a árvore de cames do comando tem posição correta também, antes de colocar a tampa de válvula.
Modelo: Corsa Wind 1.0 8v
Obrigado a todos.
Agora vou montar o cabeçote, e gostaria de saber se tem alguma posição correta que os pistões tem que ficar no bloco (no alto ou no meio). E se a árvore de cames do comando tem posição correta também, antes de colocar a tampa de válvula.
Modelo: Corsa Wind 1.0 8v
Obrigado a todos.
- Manfio
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Se deixar o 1 e 4 em cima, tem que por os cames do comando para cima a fim de não comprimir as válvulas.
Pode deixar a polia do virabrequim apontando para as 3 horas que os pistões estarão a meio curso. Depois tu monta a torre e deixa a polia do comando no ponto. Só girar 90 graus na polia do virabrequim que a seta ficará a 6 horas juntamente na marcação da bomba de óleo. Se souber o que está fazendo pode montar em qualquer posição desde que os pistões que estejam em PMS nunca tenham os cames do comando apontados para baixo.
Pode deixar a polia do virabrequim apontando para as 3 horas que os pistões estarão a meio curso. Depois tu monta a torre e deixa a polia do comando no ponto. Só girar 90 graus na polia do virabrequim que a seta ficará a 6 horas juntamente na marcação da bomba de óleo. Se souber o que está fazendo pode montar em qualquer posição desde que os pistões que estejam em PMS nunca tenham os cames do comando apontados para baixo.
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