Mudanças Rev.1d
Inserido o relê do termostato na apostila, nas páginas 6 e 4
Atendidas todas as modificações no resto da apostila por tê-lo inserido
Feita a distinção entre compressor Zexel e Delphi onde necessário
Inserido o relê do airbag na página dos desenhos dos relês
Modificados os campos onde constava o acionamento só do K52 para incluir também o K70
Modificados todos os campos onde se lia "pressostato duplo" e "s20.3" para pressostato triplo, pois
os 3 pressostatos estão em uma única peça, a distinção entre eles se faz pelos terminais
Adicionado ao campo "autor" nos metadados do PDF a assistência dos seguintes cúmplices: Bange, Fernando4100 e Sergioxyz
Pequenas alterações por toda apostila, sem prejuízo ao entendimento anterior
[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v
- gtmski
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Opa, bem-vindo Bange.
Na sua ausência, estávamos debatendo se os Corsas não-VHC tem ou não transdutor de pressão. Meu ponto é que o sistema do ar dos Corsas é basicamente o mesmo desde os EFI até o final da vida dos mpfi 8v, trocando os cebolões por comandos da ECU, dentre outras pequenas mudanças. Mas no quadro maior, é basicamente o mesmo sistema.
Estávamos comentando anteriormente sobre os relês. Encontrei uma coisa curiosa; o retardo no K70 original é eletrônico. Assim como é eletrônico o temporizador da bobina no relê original das setas. Porém, veja só que curioso este K70 "aftermarket" da Top Relay:
O retardo dele é por um bimetálico! haha... claro que funciona, mas poxa... baita engenharia russa. Assim como um relê das setas aftermaket que tenho aqui, um bimetálico no lugar de um Ci
Ainda sobre relẽs, eu me perguntava sobre o motivo dos relês do corsa disporem de um resistor em paralelo com a bobina e não um diodo, a fim de lidar com o pico reverso de tensão quando o campo magnético da bobina colapsa.
Segundo um ótimo material sobre relês da Panasonic em https://mediap.industry.panasonic.eu/as ... ide_en.pdf:
É porque o diodo delonga mais o tempo de operação da abertura dos contatos do relê do que um resistor. Ele dissipa de forma menos eficiente a corrente reversa gerada pelo campo magnético da bobina ao desligar. Nessa, pode gerar nos terminais um arco voltaico principalmente em cargas indutivas que funcionam como geradores, como uma ventoinha que continua girando por alguns instantes depois de desligada.
Segundos alguns testes neste ótimo texto em https://www.durakoolrelays.com/informat ... ppression/, o tempo de abertura típico de um determinado relê testado é de menos de 2ms. Com um diodo em paralelo com a bobina, sobre para 9 a 10ms. Com um resistor, sobe para apenas 2,5ms a 3,5ms. E com um diodo zener em série com um diodo normal e ambos em paralelo com a bobina, adiciona somente 0,5ms:
Há também um ótimo material da Omron sobre relês em: https://www.gitec-control.com/ficheros/ ... es_ENG.pdf
Na sua ausência, estávamos debatendo se os Corsas não-VHC tem ou não transdutor de pressão. Meu ponto é que o sistema do ar dos Corsas é basicamente o mesmo desde os EFI até o final da vida dos mpfi 8v, trocando os cebolões por comandos da ECU, dentre outras pequenas mudanças. Mas no quadro maior, é basicamente o mesmo sistema.
Estávamos comentando anteriormente sobre os relês. Encontrei uma coisa curiosa; o retardo no K70 original é eletrônico. Assim como é eletrônico o temporizador da bobina no relê original das setas. Porém, veja só que curioso este K70 "aftermarket" da Top Relay:
O retardo dele é por um bimetálico! haha... claro que funciona, mas poxa... baita engenharia russa. Assim como um relê das setas aftermaket que tenho aqui, um bimetálico no lugar de um Ci
Ainda sobre relẽs, eu me perguntava sobre o motivo dos relês do corsa disporem de um resistor em paralelo com a bobina e não um diodo, a fim de lidar com o pico reverso de tensão quando o campo magnético da bobina colapsa.
Segundo um ótimo material sobre relês da Panasonic em https://mediap.industry.panasonic.eu/as ... ide_en.pdf:
É porque o diodo delonga mais o tempo de operação da abertura dos contatos do relê do que um resistor. Ele dissipa de forma menos eficiente a corrente reversa gerada pelo campo magnético da bobina ao desligar. Nessa, pode gerar nos terminais um arco voltaico principalmente em cargas indutivas que funcionam como geradores, como uma ventoinha que continua girando por alguns instantes depois de desligada.
Segundos alguns testes neste ótimo texto em https://www.durakoolrelays.com/informat ... ppression/, o tempo de abertura típico de um determinado relê testado é de menos de 2ms. Com um diodo em paralelo com a bobina, sobre para 9 a 10ms. Com um resistor, sobe para apenas 2,5ms a 3,5ms. E com um diodo zener em série com um diodo normal e ambos em paralelo com a bobina, adiciona somente 0,5ms:
Há também um ótimo material da Omron sobre relês em: https://www.gitec-control.com/ficheros/ ... es_ENG.pdf
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Rev. 1e no ar nos 3 drives:
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing
Proton Drive: https://drive.protonmail.com/urls/SN05J ... gfc151sxNT
Sync: https://ln5.sync.com/dl/54ddd7500/nmjwa ... 7-td7a7k6a
Mudanças Rev.1e
Pequenos erros de diagramação
Página 22, TID terminal 7: de "56b da Chave de iluminação" para "58b da Chave de Iluminação"
A planejada inclusão da Chave de Ventilação dos com A/C encontrou um obstáculo: os diagramas não fazem referência às lâmpadas. Assim, é necessário a verificação presencial em um Corsa com A/C de fábrica
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Proton Drive: https://drive.protonmail.com/urls/SN05J ... gfc151sxNT
Sync: https://ln5.sync.com/dl/54ddd7500/nmjwa ... 7-td7a7k6a
Mudanças Rev.1e
Pequenos erros de diagramação
Página 22, TID terminal 7: de "56b da Chave de iluminação" para "58b da Chave de Iluminação"
A planejada inclusão da Chave de Ventilação dos com A/C encontrou um obstáculo: os diagramas não fazem referência às lâmpadas. Assim, é necessário a verificação presencial em um Corsa com A/C de fábrica
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
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Já peguei ele sem o chicote do cebolão do radiador e o q conecta na ventoinha.
Então no pino 30 vem um vermelho do fusível, os do 85 e 86 são fios preto porém do 86 já vem um pós chave, o da saída do relé 87 um marrom com branco q sai para o motor e está cortado. Queria a ligacao do relé principalmente de onde vem o negativo q aciona ele.
Grato.
Então no pino 30 vem um vermelho do fusível, os do 85 e 86 são fios preto porém do 86 já vem um pós chave, o da saída do relé 87 um marrom com branco q sai para o motor e está cortado. Queria a ligacao do relé principalmente de onde vem o negativo q aciona ele.
Grato.
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Respondido em viewtopic.php?t=116884
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
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Na mosca, estava com problema na segunda velocidade da ventoinha e era apenas este fusivel com defeitoBange escreveu: Quinta-feira 28 2022f Abril 2022 08:52:09 PM ... se o F7 estiver queimado, o sintoma irá se confundir com problema no K70.
Por este motivo que curto muito o mundo do Corsa Clube!!!
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Nao encontrei na apostila os esquemas dos comandos do vidro elétrico
- gtmski
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- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Verdade, faltam alguns conectores na Apostila. Os que mais fazem falta são os da porta (door-off), os dos vidros e os do ar condicionado. O problema é que a base da apostila são os conectores que tem no meu carro ou que comprei extras e instalei, porque daí eu tiro a foto deles, verifico pessoalmente a cor e a bitola dos cabos e confiro a ligação elétrica ponto a ponto. Daí então eu parto para os esquemas elétricos oficiais e checo novamente. Se há uma divergência de informação, vale o que eu verifiquei no veículo. Porque os diagramas elétricos oficiais apresentam alguns erros. Então, em prol da confiabilidade das informações, eu não poderia pegar uma foto do conector na internet (outro problema, fotos na internet geralmente são de baixa resolução, as da apostila estão em 300 dpi) e apenas replicar o que os esquemas elétricos dizem. Outro problema é que nos Diagramas de 2010, a seção dos vidros elétricos está incompleta.
Extra-oficialmente eu fiz uma página (não a incluí na apostila, é um esboço) sobre o comando dos vidros elétricos. Está no tópico: viewtopic.php?t=116484&hilit=vidros+el% ... s&start=10
Se o amigo puder verificar que as informações desse esboço acima conferem em cor, bitola e ligação com o que se verifica no veículo, eu a incluo na apostila
Extra-oficialmente eu fiz uma página (não a incluí na apostila, é um esboço) sobre o comando dos vidros elétricos. Está no tópico: viewtopic.php?t=116484&hilit=vidros+el% ... s&start=10
Se o amigo puder verificar que as informações desse esboço acima conferem em cor, bitola e ligação com o que se verifica no veículo, eu a incluo na apostila
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
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