Eu estava andando normalmente com o carro quando passei em um buraco e o cabo de vela do primeiro cilindro caiu e o carro começou a falhar, parei, coloquei no lugar e o carro continuou falhando, chegando em casa eu fui ver que o carro não está centelhando somente no primeiro cilindro, troquei o cabo e continuou o problema, a bobina não está mandando centelha no primeiro cilindro.
Vi na internet que a bobina funciona em pares, porém a parte de cima é do 1 e do 4(ou 3), mas o 4(ou 3) tem centelha o 1 não tem.
[DÚVIDA] - Meu Corsa Wind 2000 parou do nada de centelhar o primeiro cilindro, o que pode ser?
- AndersonCustodio
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se seus testes estão corretos é bobina q queimou a saída
problema é confiar nesses testes meia boca e gastar uma boa grana numa bobina boa e nova dessas....
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Concordo. Mas é bom checar a vela. Cada torre de enrolamento secundário da bobina integrada do Corsa pode gerar até 37kV em circuito aberto. De alguma forma a saída para o cilindro 1 encontrou um caminho de menor resistência à massa do veículo do que o cabo de vela pelo grande diferencial de potencial ocorrido na ausência do cabo.SemControle escreveu: ↑Domingo 26 2023f Março 2023 09:13:28 AM se seus testes estão corretos é bobina q queimou a saída
Essa bobina integrada é original? Não deveria acontecer isso com uma Delphi.
É uma explicação simplista, mas sim... cada terminação de cada enrolamento secundário está ligado a um cilindro. A saída para as velas 1 e 4 fazem parte de um mesmo circuito. Porém, dado a diferença de pontecial absurda entre cada saída em relação à massa do veículo, é possível apenas uma das velas de cada circuito funcionarem, como aparentemente foi no seu caso. Um desenho simples do funcionamento de cada secundário:AndersonCustodio escreveu: ↑Sábado 25 2023f Março 2023 09:02:02 PM Vi na internet que a bobina funciona em pares,
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
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Outra coisa, meça a resistência do enrolamento secundário da torre afetada. Diretamente nas saídas dele e, claro, com o carro desligado. Meça também a resistência entre a saída para o cilindro 1 e o cabeçote, só por desencargo (novamente, carro desligado). Não é garantia que este teste identifique o problema, ele pode só ocorrer em uso.
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Estava lembrando aqui da vez que tomei vários kV desse secundário, brincando de tirar cabos de vela.... fui para o chão direto e lá fiquei uns minutos de castigo, para aprender. Choque tão brabo assim, só tomei fuçando uma fonte de tv de plasma. Mesma situação: chão, fica. Haha. Gente, cuidado. kilovolts não estão nem aí para isolação, solado de borracha, luvas, o diabo que for. Nada é 100% isolante, depende tudo da diferença de potencial.
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mas acontece, aconteceu c a original do meu corsa q tirei 0, nao lembro se o 1 ou 4, mas parou, qnd desmontei vi q o problema se originou no cabo de vela q rompeu na retirada, qnd tirei as velas, a vela desse cabo estava c o eletrodo 0km e as demais bem desgastados, forcou a bobina e queimou a saida....nao é algo q seja exclusivo e unicamente pela bobina, existem questoes externas q favorecem esse surgimento, e quem leva a culpa é a bobina pq abre o bicogtmski escreveu: ↑Domingo 26 2023f Março 2023 11:18:39 AMConcordo. Mas é bom checar a vela. Cada torre de enrolamento secundário da bobina integrada do Corsa pode gerar até 37kV em circuito aberto. De alguma forma a saída para o cilindro 1 encontrou um caminho de menor resistência à massa do veículo do que o cabo de vela pelo grande diferencial de potencial ocorrido na ausência do cabo.SemControle escreveu: ↑Domingo 26 2023f Março 2023 09:13:28 AM se seus testes estão corretos é bobina q queimou a saída
Essa bobina integrada é original? Não deveria acontecer isso com uma Delphi.
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curioso raiz se nunca tomou um desse não é curioso....gtmski escreveu: ↑Domingo 26 2023f Março 2023 08:52:16 PM Estava lembrando aqui da vez que tomei vários kV desse secundário, brincando de tirar cabos de vela.... fui para o chão direto e lá fiquei uns minutos de castigo, para aprender. Choque tão brabo assim, só tomei fuçando uma fonte de tv de plasma. Mesma situação: chão, fica. Haha. Gente, cuidado. kilovolts não estão nem aí para isolação, solado de borracha, luvas, o diabo que for. Nada é 100% isolante, depende tudo da diferença de potencial.
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