[DÚVIDA] - CORSA NÃO PEGA NA GASOLINA

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JamesCliferson
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[DÚVIDA] - CORSA NÃO PEGA NA GASOLINA

Mensagem por JamesCliferson »

Caros colegas

Tenho um Classic 2011 Sedan Flex VHCe.

Não pega na gasolina.
Abastecido com gasolina de referência, aditivada, a
melhor da cidade.

No álcool é perfeito, pega, mesmo no frio, com
a gasolina do reservatório, funciona perfeitinho.

Mas faz graça para pegar na gasolina... preciso segurar
o pedal do acelerador até o fim, e dar a partida junto,
aí pega.

Alguém já passou por esse tipo de problema e conseguiu resolver?

Abraços!
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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

JamesCliferson escreveu: Terça-feira 02 2022f Agosto 2022 08:12:03 AM Caros colegas

Tenho um Classic 2011 Sedan Flex VHCe.

Não pega na gasolina.
Abastecido com gasolina de referência, aditivada, a
melhor da cidade.

No álcool é perfeito, pega, mesmo no frio, com
a gasolina do reservatório, funciona perfeitinho.

Mas faz graça para pegar na gasolina... preciso segurar
o pedal do acelerador até o fim, e dar a partida junto,
aí pega.

Alguém já passou por esse tipo de problema e conseguiu resolver?

Abraços!
cara tava com mesmo probela,

ja verificou se a injeção na travou no alcool? isso acontece pq ta afogando na gasolina,

se estiver travada no alcool, a injeção inejça 40% a mais aproximadamente de combustível em relação a gasolina,

se estiver travada no alcool, possivelmente a sonda ta indo pro saco e nao ta identificando o combustível, ou andou pouco e a injeção nao identificou o combustível


meu caso que estava travada fiz uns ajustes

viewtopic.php?p=1028800#p1028800

veja se te ajuda, na ultima msg que postei, falei que fiz e que resolveu meu problema e a traoca da sonda que no meu carro nao atva fazendo uma variação correta nos graficos, a curva nao tava bonita, ae tive que trocar e ficou mais linear
Bange
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Mensagem por Bange »

Mas qual a importância da sonda no momento da ignição?... ou nos segundos iniciais?
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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

Bange escreveu: Quinta-feira 01 2022f Setembro 2022 07:27:30 PM Mas qual a importância da sonda no momento da ignição?... ou nos segundos iniciais?
ela faz a leitura da queima, se a injeção deve ou nao injetar mais ou menos combustivel, ela é o principal sensor de identificar o combustível queimado, qualquer tipo de alteração nela ja é possivel que faça uma leitura errada, e como o corsas mais novos ja usam sonda com 4 fios, ela possuem um aquecedor interno para acelerar o aqueceminte e chagar na temperatura ideal de trabalho para dar uma resposta da leitura mas correta, nos corsas mais antigos, ou que usando o sistema de um fio somente, esse aquecimento ficava pelos gases do escape, o que fazia meio que a injeção ignora por alguns minutos a leitura dela e trabalhar com mapa pre programado

no caso meu, o meu carro estava com problema de leitura da sonda e falta de aterramento na injeção. e ai ela nao conseguia "entender" que tipo de combustivel estava sendo queimado, e outra coisa que ajudava tbm era a solenoide da partida a frio estava meio suja e acabou ficando meio aberta fazendo o motor sugar o combustivel do reservatorio, ent quando eu abastecia com alcool e o carro estava programado pra gasolina pega ele pegava, pq o teor combustível de injetado na gasolina é menor, ent acabava pegando

so que quando o carro estava com gasolina no tanque mas injeção estava no alcool, o carro a fogava, pois injetava muito mais combustível que o necessario,

o que vc pode fazer para testar é se na gasolina estava afogando, é desligar a bomba antes de da partida,

ligou a chave, escutou a bomba funcionando, desliga ela e a bomba tbm de partida a frio, e tenta ligar o carro, assim que ele pegar vc liga a bomba de novo,

mais facil desconectar o plug embaixo do banco traseiro e assim que ligar o carro ligar a bomba de novo
Bange
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Mensagem por Bange »

Vc falou onde exatamente onde eu queria chegar... a ECU ignora a sonda por algum tempo ou abaixo de alguma temperatura... logo, o motor tem que pegar, independente da sonda... independente dela ter ou não o seu próprio aquecimento, pois até com o seu próprio aquecimento, ela demora pra começar a oscilar (é mais rápida sim, que as sem aquecimento) e a ECU começar a dosar o combustível de acordo com o sinal que ela gera.
Logo, para a partida, o problema não pode ser a sonda.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

Bange escreveu: Domingo 04 2022f Setembro 2022 11:37:07 PM Vc falou onde exatamente onde eu queria chegar... a ECU ignora a sonda por algum tempo ou abaixo de alguma temperatura... logo, o motor tem que pegar, independente da sonda... independente dela ter ou não o seu próprio aquecimento, pois até com o seu próprio aquecimento, ela demora pra começar a oscilar (é mais rápida sim, que as sem aquecimento) e a ECU começar a dosar o combustível de acordo com o sinal que ela gera.
Logo, para a partida, o problema não pode ser a sonda.
mas se ela esta ruim nos flex, ela não funciona ativamente pra injeção buscar o ideal nunca, foi desligado o carro num mapa qq q será usado na partida, será usado quente, carga, sem carga, gasolina, etanol, óleo, será usado a todo momento, e o funcionamento sempre capenga, a não ser qnd todas as condições estiverem próximo de qnd ela ainda funcionou e ajustou a injeção

mas me da pena da sonda, pq toda desgraça de carro injetado é creditada a sonda, q apenas cheira o resto de tudo errado q fizeram antes....
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Bange
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Mensagem por Bange »

Concordo que a pobre coitada é muito injustiçada... mas me permita discordar quanto ao reaproveitamento do mapa ao desligar.
Quanto ao combustível sim, mas e os demais dados importantes para a elaboração de uma partida rica, tipo ar admitido, temp. do motor, referencial do MAP... o motor pode ter sido desligado com valores completamente diferentes do momento da nova partida.
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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

Bange escreveu: Segunda-feira 05 2022f Setembro 2022 06:26:54 PM Concordo que a pobre coitada é muito injustiçada... mas me permita discordar quanto ao reaproveitamento do mapa ao desligar.
Quanto ao combustível sim, mas e os demais dados importantes para a elaboração de uma partida rica, tipo ar admitido, temp. do motor, referencial do MAP... o motor pode ter sido desligado com valores completamente diferentes do momento da nova partida.
sim, mas se ela nao tiver em condições de realizar uma leitura ideal, como o nosso amigo falou, e a injeção nao identificar problemas nela, a injeção vai ler a informação que ela esta mandando, assim que ela entrar na temperatura de funcionamento, e isso faz com que o carro trave em algum combustível, por mais que existem outros sensores responsáveis pela dosagem de combustível, mas se ja foi realizado todos os teste nos outros sensores e estao OK, o que tem que ver é a oscilação dela, ele fazer um sinal quase uma senoidal entre rico e pobre, variando bastante no rico e quando cair pra pobre variar tbm bastante

sem contar que tem o lance dela ficar abrindo e fechando em aceleradas, mas vc veria isso so se colocar o scanner, em alguns casos, ja vi na internet um lance de "reeducar a injeção" com a sonda nova quando a troca , mas aparentemente somente scanner da Bosch tem essa função, nao sei se existem outros

vou ver se consigo fazer um video da minha sonda para vcs, mas nao garanto que irei conseguir
Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, creio que seja pacífica a opinião de que a sonda na partida (e até que ela oscile), o módulo a ignora.
Creio também que seja pacífica a opinião de que a sonda não oscila por si só... ela oscila em função do que ela detecta, que nada mais é do que a ECU alterando a quantidade de combustível no tempo, quantidade esta que a ECU altera e espera que a sonda reaja de acordo e que no cálculo que a ECU faz irá definir a melhor estequiometria para o tipo de combustível utilizado (gasolina pura, álcool puro ou uma proporção entre ambos).
Exemplificando (não com valores exatos), digamos que a estequiometria da gasolina seja 1 e a do álcool seja 5... valores intermediários representam uma proporção entre ambos.
Existem tabelas na memória fixa da ECU, que vão desde 1 até 5 (valores do exemplo) que é utilizada não só para a ECU variar a dosagem do combustível como também "escolher" um valor ou faixa no caso de emergência, que é quando o que deveria ser normal não ocorre (tipo sonda travada, aberta, em curto, valores abaixo do mínimo ou acima do máximo), valor este que é programado ou faz parte da estratégia para que o motor ainda funcione.
Existem também outras tabelas que são criadas pela ECU, de acordo com a realidade do funcionamento (histórico, de curto e médio prazo).
Mas em um motor que acabou de ser montado em fábrica, onde não existe nenhum histórico de nada na memória que a ECU monta... como o motor pega se não há histórico do combustível (no caso de flex)? E também aquelas ECU's que são ressetadas e perdem o histórico... como o motor pega?
Há de se concluir que exista no mínimo 1 ou alguns poucos valores que a ECU use para garantir que o motor pegue não é mesmo?
Isto também depende do "check list" que a ECU faz entre o estado I e II da chave (momentos entre ela se alimentada e o momento da partida [II])
https://www.youtube.com/watch?v=iMeGy7H3Mgw
Veja que no vídeo acima é mostrado o gráfico da sonda desde o momento de motor desligado até que ela inicie a oscilar.
AF travado em álcool > https://www.youtube.com/results?search_ ... tor+parado

Uma coisa que se deve ter em mente é que a sonda não sabe que combustível é.... ela apenas registra o índice de oxigênio... quem sabe o combustível é a ECU através dos vários testes (cálculos) que ela faz conforme a tabela (do exemplo) que ela usa.
https://www.youtube.com/watch?v=AxUoJfkXCjI
SemControle
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Mensagem por SemControle »

os flex ninguém sabe o combustível.....nao colocaram um sensor dentro do tanque pra saber o q vai ter la, vai ver q ainda nao fizeram pq o sensor pode desmanchar c tanta porcaria no lugar de combustivel....
a injecao parte do mapa base (meia boca pra gasolina, meia boca pra etanol, mas meia boca o bastante pra funcionar) e vai sendo modificado pelo retorno da sonda, existem cruzamento de dados de outros sensores e atuadores, principalmente enriquecimento em fase fria, mas enriquecimento sobre o mapa ativo
vem dai a recomendação q ao abastecer mudando o combustível é preciso rodar uns bons kms pra injeção se adequar, nao sei no corsa, mas varias injecoes por ai tem troca de informacoes entre sensores e modulos, na ordem de 30Xsegundo, ainda assim leva um bom tempo se adequando, é mistura, é ponto q precisa ser mudado suavemente.... e sim esse mapa q ela gerou após se adequar ou nao, será a base pra ligar na próxima vez, pois se imagina q ninguem vai dar um reset na injecao toda vez q desligar o carro.....se a coitada da sonda ta capenga e nao pega as mudanças q soltam no escap, ela nao se ajusta, e esse mapa vai ficar sendo usado, pq a injecao ainda nao sabe q a sonda deu problema a ponto de dar alarme e passar a ser ignorada, entao pra todos os efeitos esta ok, e a informação dela sendo usada como verídica....
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