De uns dias pra cá começou um barulho irritante de algo batendo dentro da porta, tive que fazer o sacrifício de abrir o forro pela primeira vez.
Quando abro o vidro uns 2 dedos pra aliviar a pressão ao fechar a porta, o barulho acontece, que a princípio achei que tinha quebrado uma das buchas do braço da máquina. Abri e elas estão intactas.
No fundo da porta encontrei os restos mortais do que parece ser uma buchinha espaçadora:
Fuçando vi que parece ser uma bucha dessas:
No meu entendimento, vai uma bucha de cada lado pra engrenagem não bater contra o mecanismo, mas não encontrei fotos no google pra confirmar isso. Alguém sabe dizer algo?
[DÚVIDA] - Barulho na Máquina do Vidro
- Fernando 4100
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Fala Fernando!
Provavelmente você vai encontrar mais duas buchas dessas, do outro lado da parte dentada do braço. É assim com a minha máquina da Micro e com algumas da Zinni e Guell. Agora, há modelos da Zinni e Guell onde substituíram essas buchas por ressaltos no metal. Há ainda modelos que sequer tem essas buchas, o braço não tem esse apoio perto do motor. Suponho que essas buchas desempenhem um papel importante pois, de outra forma, o braço ficaria apoiado só pelo pivô central. O que, eventualmente, poderia causar uma folga. Foi assim com as minhas máquinas antigas, onde as buchas se desgastaram, o braço ficou apoiado só pelo pivô e este ficou com folga, jogo. Infelizmente não acho que você encontra essas buchas no mercado de reposição, tampouco seria fácil instalá-las... pois haveria que dar um jeito de remover as outras buchas batentes limitadoras do braço.
Provavelmente você vai encontrar mais duas buchas dessas, do outro lado da parte dentada do braço. É assim com a minha máquina da Micro e com algumas da Zinni e Guell. Agora, há modelos da Zinni e Guell onde substituíram essas buchas por ressaltos no metal. Há ainda modelos que sequer tem essas buchas, o braço não tem esse apoio perto do motor. Suponho que essas buchas desempenhem um papel importante pois, de outra forma, o braço ficaria apoiado só pelo pivô central. O que, eventualmente, poderia causar uma folga. Foi assim com as minhas máquinas antigas, onde as buchas se desgastaram, o braço ficou apoiado só pelo pivô e este ficou com folga, jogo. Infelizmente não acho que você encontra essas buchas no mercado de reposição, tampouco seria fácil instalá-las... pois haveria que dar um jeito de remover as outras buchas batentes limitadoras do braço.
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Esta tarde tirei a máquina pra analisar direito.
Dá pra arrumar, mas não fica como eu quero, sem contar que o resto da máquina vai continuar com seu desgaste do mesmo jeito. Comprei uma original nova por 120 com o envio (nem vale o transtorno de arrumar).
Como é a que mais trabalha, vale deixar tudo zerado. Mas ainda assim vou com calma fazer o reparo na antiga, só pra ver se dá certo.
Dá pra arrumar, mas não fica como eu quero, sem contar que o resto da máquina vai continuar com seu desgaste do mesmo jeito. Comprei uma original nova por 120 com o envio (nem vale o transtorno de arrumar).
Como é a que mais trabalha, vale deixar tudo zerado. Mas ainda assim vou com calma fazer o reparo na antiga, só pra ver se dá certo.
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Chegou ontem, fui correndo montar. Com a peça nova na mão, fica claro que além da falta das buchinhas, cada junção já tinha um pouco de folga, então o reparo apesar de possível, não vale a pena, já que a peça nova ainda existe e é barata. O vidro ficou justinho, perfeito. Se a original durou 25 anos sem A/C, essa vai durar 50.
Dispositivo sueco para manter o vidro fechado:
Rebitando novamente:
Mesma marca e código da peça antiga:
Dica: Marcar a posição da regulagem do vidro antes de tirar a peça, depois é só montar no mesmo lugar e não precisa fazer nova regulagem.
Agora só estou em dúvida de qual cola usar pra fixar o plástico de vedação do forro novamente, não sei qual era a cola original que não deixava resíduo. A "cola de sapateiro" funciona, mas deixa uma meleca que com o tempo parece queimar a pintura.
Dispositivo sueco para manter o vidro fechado:
Rebitando novamente:
Mesma marca e código da peça antiga:
Dica: Marcar a posição da regulagem do vidro antes de tirar a peça, depois é só montar no mesmo lugar e não precisa fazer nova regulagem.
Agora só estou em dúvida de qual cola usar pra fixar o plástico de vedação do forro novamente, não sei qual era a cola original que não deixava resíduo. A "cola de sapateiro" funciona, mas deixa uma meleca que com o tempo parece queimar a pintura.
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Aí sim
Quanto à graxa, mandou uma de lítio mesmo, tipo a Marfak MP2 no trilho? Sei que a original parece ser uma de lítio também, mas não te preocupa ela atacar as buchinhas? Por precaução aqui, mandei uma graxa de silicone nas minhas
Para colar o defletor de água novamente, eu consideraria ou algumas fitas dupla face que são fracas (nada de 3m ou dupla face de carpete ou de espuma), ou tentaria esquentar a cola antiga com secador ou soprador
Quanto à graxa, mandou uma de lítio mesmo, tipo a Marfak MP2 no trilho? Sei que a original parece ser uma de lítio também, mas não te preocupa ela atacar as buchinhas? Por precaução aqui, mandei uma graxa de silicone nas minhas
Para colar o defletor de água novamente, eu consideraria ou algumas fitas dupla face que são fracas (nada de 3m ou dupla face de carpete ou de espuma), ou tentaria esquentar a cola antiga com secador ou soprador
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