[DÚVIDA] - Que plug é esse?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
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				Vieira_jr17
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Bom dia amigos!
A alguns dias sofri um acidente e meu Classic 2007 foi para a lanternagem, onde foi necessário efetuar a desmontagem do painel...
Após pegar o carro, dentre os vários problemas que encontrei, ao tentar corrigir a instalação do painel eu me deparei com esse plug desconectado escondido atrás dos botões do ar condicionado, o qual o montador não conectou no seu devido lugar. Eu olhei e não vi onde ele era para estar ligado...
Alguém sabe onde eu conecto ele e qual sua função?!!
Abraços!
			
			
									
							
		
	
										
						A alguns dias sofri um acidente e meu Classic 2007 foi para a lanternagem, onde foi necessário efetuar a desmontagem do painel...
Após pegar o carro, dentre os vários problemas que encontrei, ao tentar corrigir a instalação do painel eu me deparei com esse plug desconectado escondido atrás dos botões do ar condicionado, o qual o montador não conectou no seu devido lugar. Eu olhei e não vi onde ele era para estar ligado...
Alguém sabe onde eu conecto ele e qual sua função?!!
Abraços!
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				Vieira_jr17
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Vieira_jr17 escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 08:53:37 AM Bom dia amigos!
A alguns dias sofri um acidente e meu Classic 2007 foi para a lanternagem, onde foi necessário efetuar a desmontagem do painel...
Após pegar o carro, dentre os vários problemas que encontrei, ao tentar corrigir a instalação do painel eu me deparei com esse plug desconectado escondido atrás dos botões do ar condicionado, o qual o montador não conectou no seu devido lugar. Eu olhei e não vi onde ele era para estar ligado...
Alguém sabe onde eu conecto ele e qual sua função?!!
Abraços!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
			
							
										
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				Vieira_jr17
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Onde ele deveria estar conectado?!
Onde fica esse TID?!
- gtmski
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Tem 2 amigos aqui do fórum que bolaram uma plaquinha com Arduíno para transformar o TID grande em um computador de bordo verdadeiro... originalmente ele só marca hora, data e temp externa
			
			
									
							
										
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				Vieira_jr17
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Ah sim..
Meu Classic não tem o TID então... por isso o chicote não está logado em nada.
Pensei que isso pudesse ser a origem de outro problema que apareceu após o carro voltar da lanternagem, que é o fato de que após virar a chave passa uns 5s e a ventoinha arma no estágio 2... Não precisa nem ligar o carro q já acontece isso...
Pelo que li em alguns tópicos seria um problema no sensor de temperatura externo... Mas não sei se realmente seria isso ou se teria relação.
Obrigado
- gtmski
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Pode ser o sensor de temperatura perto da bobina sim (alguns mecânicos mais antigos te matam se falar "sensor".. para eles é "interruptor")... o certo é sensor mesmo, porque quem liga a ventoinha não é o sensor, é a ECU. Dependendo do problema do sensor, até pode acender a luz de anomalias do painel ou registrar algum código de falha que dê para ler através de scanner ou teste de código lampejante. O sinal do sensor vem pelo chicote da injeção e vai para a ECU. A ECU libera um aterramento no pino 85 do relê da ventoinha e ela começa a funcionar. Seu carro tem ar condicionado? Nos carros com ar, são 3 os relês para armar as ventoinhas, nos sem ar-condicionado é 1 só. Na melhor das hipóteses pode ser só o sensor mesmo... nas piores, pode ser a fiação do chicote, ou os relês, ou até mesmo a ECU que endoidou.
			
			
									
							
										
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				Vieira_jr17
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gtmski escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 11:45:49 AM Pode ser o sensor de temperatura perto da bobina sim (alguns mecânicos mais antigos te matam se falar "sensor".. para eles é "interruptor")... o certo é sensor mesmo, porque quem liga a ventoinha não é o sensor, é a ECU. Dependendo do problema do sensor, até pode acender a luz de anomalias do painel ou registrar algum código de falha que dê para ler através de scanner ou teste de código lampejante. O sinal do sensor vem pelo chicote da injeção e vai para a ECU. A ECU libera um aterramento no pino 85 do relê da ventoinha e ela começa a funcionar. Seu carro tem ar condicionado? Nos carros com ar, são 3 os relês para armar as ventoinhas, nos sem ar-condicionado é 1 só. Na melhor das hipóteses pode ser só o sensor mesmo... nas piores, pode ser a fiação do chicote, ou os relês, ou até mesmo a ECU que endoidou.
Meu carro tem ar sim.
E quando eu ligo o ar esse problema desaparece... E quando a temperatura do sistema sobe a ventoinha arma normalmente na temperatura correta, quando a temperatura baixa ela desarma, tudo normal, por isso acredito que o problema não seja esse sensor de temperatura que fica abaixo da bobina, e sim algo relacionado ao ar condicionado, pois só aparece quando o ar está desligado.
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				Bange
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O arrefecimento e o AC, são sistemas independentes... a única relação é que quando vc liga o AC, a ECU também liga o arrefecimento, pois em poucos segundos o evaporador esquentará muito, prejudicando o arrefecimento normal.
Há modelos com AC, que tem duas ventoinhas e outros com apenas uma... mas sempre funcionarão da mesma forma (ligam a baixa com + - 95°C e a alta com + - 98°C - visão painel).
Como seu painel foi nexido, o funcionanento normal foi alterado por alguma conexão errada (estou considerando o que vc falou do funcionamento normal da(s) ventoinha(s).
Outra coisa é que o que aqui é dito, sempre é considerado de fábrica... AC instalado tem detalhes particulares, que não são considerados...
			
			
									
							
										
						Há modelos com AC, que tem duas ventoinhas e outros com apenas uma... mas sempre funcionarão da mesma forma (ligam a baixa com + - 95°C e a alta com + - 98°C - visão painel).
Como seu painel foi nexido, o funcionanento normal foi alterado por alguma conexão errada (estou considerando o que vc falou do funcionamento normal da(s) ventoinha(s).
Outra coisa é que o que aqui é dito, sempre é considerado de fábrica... AC instalado tem detalhes particulares, que não são considerados...
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