[DÚVIDA] - MOTOR RETIFICADO

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
alexrds
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 23 2019f Outubro 2019 12:38:33 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2001

[DÚVIDA] - MOTOR RETIFICADO

Mensagem por alexrds »

Ola boa tarde, sou novo aqui tenho um corsa milenium sedan mpfi 1.0 8v, fiz o motor dele em julho e fiz a primeira troca de oleo agora com 1500km andei percebendo que quando ligo ele frio um pouco de fumaça azul ainda sai do escape, o cara da mecânica me disse que os aneis ainda não assentaram e por isso esta acontecendo isso, mas estou em duvida, ele me disse que andei muito pouco com o carro porque ja faz quase 6 meses e andei só 1500km garantia esta quase acabando, alguém pode me dar um opinião sobre isso? desde ja agradeço.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O que exatamente foi feito no motor?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26831
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso é desculpa, se tivesse andado muito ele diria q ja esta precisando fazer novamente....
nao é bem problema de anel essa situacao ai nao.....mas nos diga o q foi feito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alexrds
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 23 2019f Outubro 2019 12:38:33 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por alexrds »

SemControle escreveu: Quinta-feira 24 2019f Outubro 2019 06:58:14 AM isso é desculpa, se tivesse andado muito ele diria q ja esta precisando fazer novamente....
nao é bem problema de anel essa situacao ai nao.....mas nos diga o q foi feito
foi feito todo o motor, sou leigo no assunto, mas tenho o orçamento das peças que foram trocadas: JOGO DE ANEIS, COMANDO DE VALVULAS, ENGRENAGEM VIRABREQUIM, TUBO DE AGUA, JOGO DE VELAS, MANGA RESPIRO, SONDA LOMBDA, PLUG ELETRONICO, JOGO DE JUNTA, JOGO BRONZINA MANCAL, JOGO BRONZINA BIELA, BOMBA DE AGUA, BOMBA DE OLEO, FILTRO DE AR, VALVULA TERMOSTATICA, KIT CORREIA DENTADA E JOGO DE PISTAO


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Perguntas:
Qual o sintoma antes desta manutenção?
O motor foi retirado e levado pra uma retífica?
Trocou apenas o eixo do comando...nenhum balancin e nem retentores de válvula?


alexrds
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 23 2019f Outubro 2019 12:38:33 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por alexrds »

Bange escreveu: Quinta-feira 24 2019f Outubro 2019 10:59:07 PM Perguntas:
Qual o sintoma antes desta manutenção?
O motor foi retirado e levado pra uma retífica?
Trocou apenas o eixo do comando...nenhum balancin e nem retentores de válvula?
tava fumando o monte, acredito que não ele não me passou esses itens que foram trocados, se nao acredito que tambem estaria na nota fiscal


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, um motor fuma por algumas razões...excesso de óleo no anti-chamas, retentores de válvulas sem eficiência e o que realmente requer retífica, que é o desgaste natural dos anéis.
A relação de peças está mais ou menos condizente com o que se chama de fazer o motot, mas...
Na parte de cima, se nada for necessário trocar, o jogo de retentores é obrigatório (das válvulas e das pontas do eixo de comando - não relacionados), mas por que foi trocado apenas o eixo de comando e nenhum balancim, que trabalha junto?

Na parte de baixo, os componentes trocados são condizentes com uma retífica de camisa (pra receber um novo kit de anéis e pistões maiores do que estava), e de eixo de vitabrequim (pra receber novos mancais ou casquilhos fixo, do bloco e móvel, do pé da bjela), mas se não houve retirada do motor para os serviços de uma retífica (mecânicos não fazem retífica, eles terceirizam essa atividade), e nem tal cobrança em separado... isto me leva a crer que tal procedimento não foi feito (pra que novo jogo de pistões?), todo o testante está correto.

Se os serviços de retífica realmente não foram feitos, o seu problema estaria explicado, pois com o desgaste natural dos anéis, também ocorre uma ovalização da camisa, que sem retífica, não assenta corretamente com os novos anéis e, de fato, precisará de um tempo de uso/quilometragem, para que isto ocorra... até lá, vai fumar um tiquinho.

Se tivesse ocorrido serviços de retífica, só poderia fumar numa situação de erro na colocação dos anéis... mas aí a fumaça seria mais constante.

Veja lá o que foi feito exatamente, pois sem serviços de retífica, seu motor não ficou "zerado", ganhou meia vida... ou menos...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26831
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

realmente ta meio estranho, pq o bloco em si que recebe todo conjunto movel sofre desgaste, se por acaso jogo de pistao tava tao problematico a ponto de precisar trocar, imagina onde eles se movimentam.....
desmontar tudo, nao dar um banho quimico no motor pra limpar galerias, fazer a retifica do mesmo pra ficar novo, mandar cabecote pra retifica conferir o q ocasionou esse desgaste de comando a ponto de ter q trocar, fazer as sedes de valvula pra voltar a ter vedacao de motor novo.....

foi mostrado essas pecas trocadas ao menos?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alexrds
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 23 2019f Outubro 2019 12:38:33 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por alexrds »

infelizmente o cara não me deu nenhuma resposta ate o momento, mas os sintomas são de vedadores de válvulas, já levei em outros mecânicos e pedi outras opiniões, outra coisa também são os tuchos que ficam fazendo barulho na hora da partida apos muito tempo parado e vi que cada dia que passa ele faz barulho com mais frequência. a fumaça só sai em si quando dou a primeira partida ou quando fica muito tempo parado e quando repico o acelerador, porque se sair de boa não sai nada, uma outra duvida é que meu corsa esta sem o catalisador ele não seria o responsável talvez por essa fumaça ou não faz sentido algum isso?


alexrds
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 23 2019f Outubro 2019 12:38:33 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por alexrds »

Bange escreveu: Sexta-feira 25 2019f Outubro 2019 11:34:59 PM Bom, um motor fuma por algumas razões...excesso de óleo no anti-chamas, retentores de válvulas sem eficiência e o que realmente requer retífica, que é o desgaste natural dos anéis.
A relação de peças está mais ou menos condizente com o que se chama de fazer o motot, mas...
Na parte de cima, se nada for necessário trocar, o jogo de retentores é obrigatório (das válvulas e das pontas do eixo de comando - não relacionados), mas por que foi trocado apenas o eixo de comando e nenhum balancim, que trabalha junto?

Na parte de baixo, os componentes trocados são condizentes com uma retífica de camisa (pra receber um novo kit de anéis e pistões maiores do que estava), e de eixo de vitabrequim (pra receber novos mancais ou casquilhos fixo, do bloco e móvel, do pé da bjela), mas se não houve retirada do motor para os serviços de uma retífica (mecânicos não fazem retífica, eles terceirizam essa atividade), e nem tal cobrança em separado... isto me leva a crer que tal procedimento não foi feito (pra que novo jogo de pistões?), todo o testante está correto.

Se os serviços de retífica realmente não foram feitos, o seu problema estaria explicado, pois com o desgaste natural dos anéis, também ocorre uma ovalização da camisa, que sem retífica, não assenta corretamente com os novos anéis e, de fato, precisará de um tempo de uso/quilometragem, para que isto ocorra... até lá, vai fumar um tiquinho.

Se tivesse ocorrido serviços de retífica, só poderia fumar numa situação de erro na colocação dos anéis... mas aí a fumaça seria mais constante.

Veja lá o que foi feito exatamente, pois sem serviços de retífica, seu motor não ficou "zerado", ganhou meia vida... ou menos...
infelizmente o cara não me deu nenhuma resposta ate o momento, mas os sintomas são de vedadores de válvulas, já levei em outros mecânicos e pedi outras opiniões, outra coisa também são os tuchos que ficam fazendo barulho na hora da partida apos muito tempo parado e vi que cada dia que passa ele faz barulho com mais frequência. a fumaça só sai em si quando dou a primeira partida ou quando fica muito tempo parado e quando repico o acelerador, porque se sair de boa não sai nada, uma outra duvida é que meu corsa esta sem o catalisador ele não seria o responsável talvez por essa fumaça ou não faz sentido algum isso?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”