Olá pessoal, meu primeiro tópico aqui no fórum, então me perdoem algum erro kkkk
Seguinte, gostaria de saber como funcionam as ventoinhas dos corsas EFI (monoponto) com ar condicionado, tanto a do radiador quanto a do AC... nesse caso o comportamento delas nos modelos GL 1.4/1.6 EFI pois esses também utilizam cebolão no radiador. 
A questão é que coloquei Ar condicionado no meu corsa Wind 1.0 EFI, foi instalado kit original usado, feito retrabalho na longarina por conta do coxim, foi feita a ligação na central eletrônica (módulo de injeção) e tudo está perfeito. 
Porém estou tendo problemas com o funcionamento das ventoinhas. Não quero fazer muita adaptação, então queria saber como funciona nos modelos EFI, pois esses usam cebolão no radiador. Sei que nos modelos mais novos tem estágio 1 e 2 das ventoinhas, tanto para arrefecimento quanto para pressão do sistema de AC, porém é feito via relés e módulo de injeção. No meu caso o sistema é mais arcaico pois usa cebolão para acionamento da ventoinha. 
Como é originalmente nos modelos EFI com ar condicionado? 
Seria utilizado um cebolão de 3 fios para fazer estágio 1 e 2? Ou deixaria como original o sistema de arrefecimento (somente estagio 2) e faria apenas a ventoinha menor (de fora) ligar junto com o AC? 
Logo que instalei o AC foi ligado provisóriamente da seguinte forma: ligou o AC ou a temperatura do arrefecimento subiu, as duas ventoinhas acionam na velocidade alta. Não é o correto pois numa estrada por exemplo com o AC ligado as duas ventoinhas estariam a todo vapor o tempo todo.
			
			
									
							
		[DÚVIDA] - Corsa EFI com AC - Como funciona ventoinha originalmente dos modelos com ar condicionado?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
- 
				Rafael.Antonio
 - :: Wind ::
 - Mensagens: 3
 - Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 11:37:40 PM
 - Localização: Itapevi - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
 - Ano de fabricação: 1995
 
- 
				Bange
 - :: Moderador ::
 - Mensagens: 4644
 - Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
 - Localização: Rio de Janeiro - RJ
 - Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
 - Ano de fabricação: 1997
 
Rafael, o ideal é saber como a GM resolveu o AC para esse ano/motor, pois nos modelos MPFI, a central gerencia várias coisas como o desligamento do compressor no caso de solicitação de potência em subidas ou ultrapassagens, ligação dos estágios 1 e 2 das ventoinhas... 
O sistema também liga a ventoinha interna (cabine), tem a proteção pra descongelamento do evaporador...
Existem várias possibilidades para se contornar alguns problemas que sem o esquemático original, iremos cair am adaptações que tornam o sistema um tanto complexo e no caso de uma manutenção futura se fica dependente de quem elaborou/executou tal (ou tais) adaptações.
Especificamente, no caso das ventoinhas com as velocidades 1 e 2, com cebolão, vc terá que usar 2 cebolões (ou 1 duplo), 2 relés e sem nenhuma interação com o AC.
Segue uma sugestão... vc terá que idealizar a localização e fixação dos componentes.
			
			
									
							
										
						O sistema também liga a ventoinha interna (cabine), tem a proteção pra descongelamento do evaporador...
Existem várias possibilidades para se contornar alguns problemas que sem o esquemático original, iremos cair am adaptações que tornam o sistema um tanto complexo e no caso de uma manutenção futura se fica dependente de quem elaborou/executou tal (ou tais) adaptações.
Especificamente, no caso das ventoinhas com as velocidades 1 e 2, com cebolão, vc terá que usar 2 cebolões (ou 1 duplo), 2 relés e sem nenhuma interação com o AC.
Segue uma sugestão... vc terá que idealizar a localização e fixação dos componentes.
- 
				Rafael.Antonio
 - :: Wind ::
 - Mensagens: 3
 - Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 11:37:40 PM
 - Localização: Itapevi - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
 - Ano de fabricação: 1995
 
Obrigado Bange! Me salvou.... utilizei um cebolão duplo, fiz uma busca no catálogo da MTE e encontrei um modelo que me atendesse, sendo que o segundo estágio (mais importante, penso eu) aciona com os mesmos 100ºC seguindo padrão original... agora está perfeito! Valeu
			
			
									
							
										
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