Boa tarde pessoal!
Acompanho o corsa clube a um tempo e mesmo por que sou proprietário de um corsa 2008. Minha dúvida é a seguinte. Como executo o teste do sensor de temperatura e chicote?
Att,
Como fazer o teste do sensor de temperatura e chicote?
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- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
O teste do chicote é simples...ou vc mede a isolação dos fios (desconecta o conector da ECU e do sensor antes), ou testa os códigos que a ECU emite quando se abre ou se curtocircuita os fios (ação feita no conector do sensor).
Quanto a isolação, nenhum valor é admitido entre os fios, dos fios pra massa ou dos fios para a bateria...medidas feitas com ohmímetro e sensor com 2 fios (lado ECU e sensor desconectados)...para o sensor de mais fios, os fios adicionais são para aquecimento da sonda e normalmente terão 12V e terra quando conectados.
Quanto aos códigos, depende do ano e tecnologia da ECU (vide viewtopic.php?t=16043 )
Já para o teste do sensor...não há um teste estático e conclusivo por falta da informação precisa de resistência x tensão x temperatura...o melhor é saber que quando o sistema estiver todo conectado e funcionando corretamente:
Com 1,6V nos fios da sonda, a temperatura será de +- 95°C, e liga as ventoinhas em velocidade baixa (carros com AC)
Com 1,45V nos fios da sonda, a temperatura será de +- 98°C, e liga as ventoinhas em velocidade alta (carros com e sem AC)
Quanto a isolação, nenhum valor é admitido entre os fios, dos fios pra massa ou dos fios para a bateria...medidas feitas com ohmímetro e sensor com 2 fios (lado ECU e sensor desconectados)...para o sensor de mais fios, os fios adicionais são para aquecimento da sonda e normalmente terão 12V e terra quando conectados.
Quanto aos códigos, depende do ano e tecnologia da ECU (vide viewtopic.php?t=16043 )
Já para o teste do sensor...não há um teste estático e conclusivo por falta da informação precisa de resistência x tensão x temperatura...o melhor é saber que quando o sistema estiver todo conectado e funcionando corretamente:
Com 1,6V nos fios da sonda, a temperatura será de +- 95°C, e liga as ventoinhas em velocidade baixa (carros com AC)
Com 1,45V nos fios da sonda, a temperatura será de +- 98°C, e liga as ventoinhas em velocidade alta (carros com e sem AC)
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