Manutenção na bomba de combustível - 1.6 /97 8V

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Manutenção na bomba de combustível - 1.6 /97 8V

Mensagem por Bange »

Esse tópico teve início em viewtopic.php?f=1&t=109527

Antes de viajar a SP, tive que dar manutenção na bomba de combustível, pois a meses o medidor de combustível só fica na reserva (quase não uso gasolina, só GNV), não registrava corretamente o nível e também porque o motor já não estava pegando na gasolina e falhava muito quando virava do GNV para gasolina...

Para o medidor o problema não era a boia e sim oxidação nos contatos da tampa...
Imagem
Imagem
Imagem

Tentei comprar a tampa, mas só achava de plástico...não gostei... na Accyoli, achei, porém o conjunto completo com a bomba e tudo por 600 Dilmas!!! desisti...achei numa casa específica de injeção eletrônica...
Imagem
Imagem

Não gostei pelo fato de ser xing-ling...mas eu precisava viajar...

Para o problema de não pegar e do falhamento, o problema era a mangueira de saída rachada...
Imagem
Imagem

Obviamente não encontrei a mangueira original (SABÓ), e nem paralela, com as curvas próprias...a solução foi uma mangueira reta de +- 30cm (escrito: não submergir...provavelmente nitrílica apenas por dentro), que ao ser colocada certamente dobra e prejudica a vazão (verificado com medidor próprio), mas também pode ser pela bomba original estar abrindo o bico...a pressão ficou com 2,4Bar...motor pega e não falha ao virar GNV/gasolina...mas perde potência em altas rotações...

Devido a nova tampa ter os contatos mais largos, tive que trocar o conector da boia (lado da tampa) e o conector de entrada...o rabicho da bomba já veio soldado no conector da tampa e com terminais certos para a bomba.
Imagem
Imagem

Como fui a Sampa, procurei a mangueira correta, mas não achei...a solução dada (que ainda não apliquei), foi um tubo sanfonado, bem flexível e que certamente não trará o problema de dobrar e restringir a passagem do combustível...mas o problema foi a pequena braçadeira de aço inox, que só achei na Florêncio de Abreu...
Imagem

Mas ocorre que tal tubo tem várias medidas de boca e a que comprei não é a própria para ser conectada na tampa e na bomba (o fabricante tem vários tubos com várias medidas, inclusive de comprimento), e este detalhe é importante, não só para a facilidade de colocação como a de uma boa vedação (consultei o fabricante).

Devido a essa dificuldade, não substituí o tubo ainda, mas avaliei novamente a bomba e realmente ala está com problema e necessita de troca, pois a pressão está baixa (2,4 Bar), após motor desligado a pressão ainda cai mais (muito lentamente), o que prejudica uma nova partida no motor, se feita muitas horas depois.

Ao pesquisar na Internet, me deparei com alguns problemas...os fabricantes Delphi e Bosch, divergem na capacidade de vazão (Delphi = 110l/h e Bosch = 105l/h), além de a Bosch mostrar 2 modelos de bomba para o mesmo ano de carro!!!...e tem também a informação da Accyoli, de que a bomba é de um modelo da Delphi (FE10103), que no catálogo dela é indicado para modelos GM 1.0 /00 e 1.8 /03, que tem 3,8 Bar e 100l/h.
Em contato com a Delphi, foi confirmado a informação do catálogo = FE000477 (refil)
Em contato com a Bosch, fui informado de que ela não tem bomba/refil para modelos abaixo de /99.

É possível que outras bombas caibam no suporte do meu modelo...aliás existe diferença entre conjunto bomba e refil...
Imagem
Imagem

Obviamente que se não houver necessidade dos adereços ao motor em si, o refil sai bem mais barato...existem refis de marcas que nunca ouvi falar, tô fora....agora é procurar onde tem e preço...depois posto o andamento.
SemControle
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Manutenção na bomba de combustível - 1.6 /97 8V

Mensagem por SemControle »

a bomba se aplica a todas as motorizações, a linha corsa B trabalhou sempre com a mesma pressão independente da motorização.....
a bomba ter uma pressão nominal não impede de trabalhar em outra, a pressão nominal é de fato até onde ela é garantida, mas pode trabalhar acima, tendo abreviada sua vida...o qnt não se sabe....
eu mesmo usei por anos uma bomba externa c 2bar nominal, era dos Monza, kadett, blazer EFI, o dosador q fazia a liberação do excedente de pressão na linha....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange

Mensagem por Bange »

Bom, eu procurei em várias aoto peças pela minha região e não achei a Delphi FE000477, o jeito foi comprar pela internet, no Canal das Peças, onde o preço foi bom e com frete grátis...estou aguardando a chegada...

O vídeo do teste antes da troca... https://www.youtube.com/watch?v=KM3YGIQofpE
Bange

Mensagem por Bange »

Minha bomba chegou e hoje mesmo vai pro lugar...
Bange

Mensagem por Bange »

Hello Houston...we have a problem...

A bomba que veio é diferente!!!
Imagem

Recapitulando tudo...

No cátogol Delphi, procurei pelo ano do carro...97...
Imagem

Tá lá...Bomba FE000477 - 3 Bar / 110 l/h... alguém duvida?

Mas como veio diferente da instalada, uma outra olhada no catálogo, baseado pelo código encontrado na peça retirada, agora em mãos > 25341709

Imagem

...a foto não me deixa mentir...FH10045...mas quais as especificações dessa bomba?

Imagem

1 Bar 40l/h !!!!...e não é para o ano do meu carro!!!! Ou será que meu carro é 96??? !@@!#$@!%&*$#

Eu tinha em mente que seria 3 Bar...como no teste deu só 2,4 e não segura pressão, condenei a mardita...mais pela pressão que cai do que pela pressão de pico, pois o motor não apresenta problemas em alto giro e alta velocidade...

Mas se a antiga tinha que ter apenas 1 Bar e está com 2,4...onde está o erro? ...será no regulador errado ou meio entupido?

Continua amanhã, neste mesmo canal...bomba filha da !#@$%¨$¨%*#@...
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

O Corsa tem duas bombas: 1bar e 3bar. 1bar pros EFI, no caso do meu Corsa Wind é esse e a do Classic são 3bar. Ambas Bosch.
Bange

Mensagem por Bange »

É rapaz...como esse carro é de segunda, terceira mão, sei lá...eu pensei na possibilidade de uma troca...mas as bombas em si são diferentes até no tamanho e a que comprei de acordo com o ano do carro, nem cabe, é pequena...e meu carro não tem falta de potência....já testei o limite dele na estrada: com GNV 160Km/h, com gasolina 180Km/h.

Não entendi nada...estou fazendo umas perguntas para a Delphi, pois a GM já sei que não me responde nada...
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Por isso uso sempre Bosch, não tem mistério, vem com tudo.

Vale a pena ver o regulador.
SemControle
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no meu q era MPFI e todos os refis q vi pra MPFI são iguais aquela q aparece dentro do plastico na imagem......
o valor nominal é esse mesmo, acima da pressão de trabalho, ele trabalha se bem me lembro com 2.4 e picos de 2.8 de pressão na linha....
se o seu o refil é aquela diferente, o copo q aloja o refil precisa ser trocado pra acomodar o novo, ja vi copos desses q vao presos em travas no fundo do tanque, mas mesmo assim o refil era igual o do plastico.....
desencane q seu refil precisa ser esse de 3bar mesmo, como o Adrianno disse, o corsa tem 2 pressões, uma pros EFI e outra pros MPFI, só não são dois tipos de refil, como vc pode comprovar seu carro usa outro tipo de refil...mas se atente ao q eu disse em algum lugar do forum, nada impede q seu carro use uma bomba q nominalmente tem valor de 1bar, o regulador de pressão vai força-la a trabalhar estrangulando a linha e gerando pressão abreviando a vida do refil....
como seu carro é 97, o ano do surgimento dos MPFI, não descarte o uso de "restos" na linha de produção....tanque e bomba de EFI, e possivelmente outras coisas......eu nao apostaria em um problema anterior onde o dono retirou o copo e refil do MPFI pra colocar do EFI, q em teoria seriam bem mais caros por ja estarem fora de linha, mas como o refil é de 1Bar, o preço poderia compensar tal troca.....a gente nao sabe o q se passa na cabeça das pessoas e nem dos engenheiros....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange

Mensagem por Bange »

Bom, uma das perguntas pra Delphi, foi...como um regulador de pressão funciona para duas bombas com pressões tão diferentes (1 Bar e 3 e Bar, pois no catálogo é o mesmo de 96 a 2000 - PRD00001), e como testar sua eficiência?

Vc colocou uma questão interessante, que é o regulador funcionar estrangulando o retorno, daí a de 1 Bar trabalharia sempre no pico...como meu carro tem GNV e ando 99% nele, não sacrificaria muito a bomba...mas quando viajo e não acho GNV, trafego horas em rotação alta na gasolina...

Uma outra pergunta foi...qual a pressão de pico dessa bomba? Como ela é de 1 Bar, certamente o pico é bem maior (lembro de uns anos atrás medir 2,6 Bar, hoje tá com 2,4), e realmente é o regulador que está segurando...mas por defeito ou dentro do normal?

É até possível que o problema de não estar segurando a pressão, seja por má vedação na mangueira da bomba à tampa (antes era devido ao rasgo), pois ao retirar ela agora, notei uma rotação fácil e uma saída da mangueira idem...

Mesmo confirmando a pressão de pico dessa bomba próximo de minha leitura e o regulador passar no teste, tenho receio dela dar problema em viajem e prefiro trocar pela mais adequada ao motor...bom saber que o copo é o mesmo para outros refis, pois retirá-lo não é uma tarefa fácil...
Responder