[DÚVIDA] - Qual a chave usada para trocar o óleo do motor?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
leandro da silva ramos
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sexta-feira 10 2012f Agosto 2012 11:44:43 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

[DÚVIDA] - Qual a chave usada para trocar o óleo do motor?

Mensagem por leandro da silva ramos »

qual a chave para abrir o motor,para troca do oleo?
leandro Ramos


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26817
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso se faz em oficina ou no posto
oleo é altamente poluente e nao pode ser jogado em qq lugar

pessoal ainda vem querer saber a chave pra abrir motor???
e o filtro vai tirar na marreta?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

cara, seguinte, experiencia propria, primeiro da sim pra trocar o oleo em casa, umas das coisas q vc tem que fazer é: coletar o oleo velho e depois levar até um posto ou oficina lá eles pegam o oleo e mandam pro destino certo!
Agora a troca eu faço assim:
1: deixo o motor e o oleo quentes, não muito mas o suficiente pro oleo ficar mais "mole"
2: depois de esquentar dexa uns 5 min pra escorrer o oleo pro carter
3: retire a tampa do oleo do motor em cima, e a vareta de nivel do oleo
4: com um bom recipiente em baixo do carter, onde o oleo vai cair, vc usa uma chave (a melhor é canhão L ou uma estrela tbm da no caso do corsa) de 19mm, vc solta o bujão, um parafuso sextavado no carter com cuidado pq o oleo vai estar quente, tira e dexa um bom tempo escorrendo até pingar beem pouco, a sim vc vai ter q arruma um jeiro de levantar um pouco o carro pra vc poder entrar em baixo
5: (Opcional) troca do filtro se estiver na hora de trocar: no começo eu não tinha nada então eu furava o filtro de fora a fora com uma chave de fenda grande e tirava ele, agora eu fiz uma ferramenta com corrende de bicicleta e um cano de ferro, é força e jeito vc tira facil! Bom tire o filtro, pegue o filtro novo e o oleo novo, encha o filtro, pegue um pouco de oleo com o dedo e "unte" a borracha de vedação dele, ai é só encaixar no lugar e rosquear bem com a mão mesmo bem firme,
6: limpe a borda do bujão do carter e recoloque e reaparafuse o bujão, não precisa apertar até tirar sangue, só de um aperto bom pra não soltar
recoloque a vareta e complete o oleo até o nivel maximo recomendado, nesse ponto eu aproveiro pra dar uma geral com WD no motor e partes plasticas,,uma limpezinha
7: olha isso eu ouvi um mecanico falando eu não sei se é melhor ou pior, ele disse que pelo oleo ter sido drenado a parte alta fica quase sem oleo, então antes de ligar ele tipo faz q vai dar a partide e antes do carro pegar ele desliga umas 3 vezes pro oleo subir e lubrificar antes do motor girar mesmo...eu faço pq tem até um pouco de lógica....mas não vou dizer que isso e lei regra nem nada...eu faço mas não tenho um parecer tecnico pra falar ok!
8: como minhas trocas de oleo são programadas então quando troco o filtro de oleo eu troco o filtro de combustivel e o de ar junto.
ai é só ligar o carro e ver se a luz do oleo apaga, apagou, ta tudo certo e pronto!

e não esquece de juntar o oleto, eu coloco ele nas proprias garrafas de oleo vazias que sobram depois....ai levo num posto de gasolina e deixo com eles..ou num mecanico sei lá onde vc preferir!

a sim vc não abre O motor, vc só abre o bujão que fica em baixo, no carter do carro
olha essa foto: http://www.mundomotors.com.br/loja/inde ... uct_id=132
o carter é isso e aquele buraco é onde vai o bujão que vc tira pra drenar o oleo!

é isso ai! espero ter ajudado vlw!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26817
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

furar o filtro e tentar tirar até o dia q ele estiver meio travado e vc cortar ele todinho tentando e nao sair ;) e ficando mais complicado ainda de um mecanico conseguir tirar.....

essa de fazer de conta q vai ligar e nao ligar pra subir nao tem logica....
seu motor em repouso algumas horas todo oleo da parte de cima, desce igualmente qnd deixa sair o oleo....fazer q liga nao faz o oleo subir, a bomba de oleo é mecanica, so vai girar qnd o motor girar tmb...por isso apos a troca liga-e o motor e deixa em marcha lenta por um tempo, justamente pra circular, conferir se a luz do oleo nao acende, se nao tem vazamento em qq lugar do motor....ai depois de tudo verificado q pode andar com o carro....

acaba tendo tanto trabalho e fazendo tanta meleca q é mais facil ir a um mecanico conhecido, ja fazer esse pacote dos filtros ai com o oleo junto, pensa o bujao caindo no recipiente de aparo pro oleo, e o oleo quente tmb, q nao te deixa por a maozinah la dentro pra procurar, sem contar a melacao na mao :D parece engracado contando, mas conto pq ja vi mecanico se laskar assim com preguica de erguer no elevador e vir com a ferramenta propria pro servico
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

a cara eu não acho tão trabalhoso...e pra não rasgar o filtro é só tomar cuidado, se o parafuso cai na vasilha (sempre acontece pq o oleo ta quente, eu deixo o oleo lá até terminar o serviço q o oleo esfria e depois eu pesco ele com uma madeirinha tiro limpo com um pano e recoloco...é manutenção de rotina, eu prefiro fazer em casa...e como eu disse agora eu fiz uma ferramente pra tirar o filtro funciona igual a original, é só enrroscar e virar, lógico da um certo trabalho, mas pelo menos aki na minha região, todos as lugares que trocam oleo tem aquela maquina de troca a vacuo, por mais que me falem eu não confio, abrindo o carter a maior parte de sujeira sai e o motor fica limpo, em 2 horas eu faço perfeitamente tudo sem ficar pagando mão-de-obra pra ninguem, é um serviço simples que pode muito bem ser feito em casa de boa, como eu disse um mecanico me falou essa de ligar o carro e talz, não tenho base cientifica hahaha pra falar disso.
vazamento é dificil, se tem vazamento é um vazamento que ja tem, dificil ocorrer um vazamento por troca de oleo, se fizer certinho é tranquilo! e com o tempo vc pega pratica e faz rapidão!
aki pra eu trocar tudo do jeito que eu faço em casa eu gasto em média, R$150,00 com bomba a vacuo...eu fazendo dessa maneira que eu acho melhor pois limpa mais que aquela mangueirnha fina das maquinas gasto em torno de R$60,00 entre oleo e filtros, filtros eu só uso MANN-FILTER e oleo eu uso o Lubrax 20w50 API-SJ, no meu carro lógico motor bem rodado e um carro 96
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

pocilga,

Amigo muito legal vc mesmo executar a manutenção em seu Corsa, como vc mesmo disse com o tempo vai pegando prática e o serviço pode ficar muito melhor do que se levar o carro a algum posto ou loja de troca de óleo onde o funcionário pode nem ter o treinamento e conhecimento correto para fazer o serviço corretamente.
O procedimento que vc citou acima tá certinho principalmente a preocupação de coletar o óleo usado e levar posto de descarte autorizado pelo Conama onde esse óleo será realmente reciclado, agora existem oficinas que vendem esse óleo queimado para fazendeiro que utilizam para passar em madeiras onde fazem cercas em suas propriedades rurais e acabam contaminando o solo do mesmo jeito por isso é importante saber onde deixar esse óleo usado.
Mas um detalhe importante o fitro de óleo deve ser montado vazio, isso é recomendação do fabricante já vi muitos enchendo o filtro com óleo como vc citou essa pratica é errada dessa forma fica difícil identificar algum defeito de fabricação no filtro pois ele já irá estar cheio, no caso do Corsa é mais difícil ocorre esse defeito no filtro, pois o defeito normalmente é na valvula de retenção do filtro que não deixa ele encher quando vc dá a partida após ter feito a troca por estar descalibrada e no Corsa essa válvula fica no bloco do motor e não no filtro por como na maioria dos carros
Por isso sempre monte o filtro vazio se a luz do óleo não se apagar o filtro está com problema e o correto é trocar esse filtro por outro, já vi muitos mecânicos nessa hora tirar o filtro encher com óleo e montar novamente aí da a partida e a luz apaga, mas dessa forma a bomba de óleo estará sendo forçada por trabalhar com restrição no filtro e terá sua vida útil afetada.
E importante também é trocar o anel de vedação de bujão para não ter problema com vazamentos isso vc já compra junto com o óleo na auto peça aí o serviço vai ficar de primeira e se puder trocar o filtro de óleo em todas as trocas é melhor pois assim não irá contaminar o óleo novo com aquele meio litro de óleo antigo que ficou preso no filtro.

Abraço


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

aew de informação em informação fica 10, não sabia essa do filtro, como todos os que eu ja vi trocando enchem eu não sabia!
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Já troquei em casa também, mas só por esporte, porque geralmente cobram 20 merréis pra trocar em qualquer mecânica aqui perto de casa.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


Julio Andrioli
:: ST ::
Mensagens: 937
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Julho 2010 10:01:42 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Julio Andrioli »

No caso do óleo não pago mão de obra. Mas faço no posto... menos trabalho, mais rápido e com ambiente apropriado para pequenas emergências...

Uso no meu classic 2008 5w30 (recomendado pela GM) quase sempre uso ACDELCO mas os da ipiranga tem rendido bem...

TODAS as trocas de oleo troco o filtro de ar, combustivel e de óleo... gasto 60 a mais para rodar 100 miil a mais no final... um bom negócio... o carro agradece...

Para mim não cola essa história de troca sim troca não do filtro (15 reais ! ! !) o de combustível é porque aqui em floripa acho que eles puxam a gasolina da terra direto do inferno porque ele esta sempre abarrotado de barro quando troco e olha que é só a cada 10 milkm ! e o filtro de ar... denovo: soprar?! nem pensar!!! coloca novo ! vale a pena.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Eu acho que deveríamos cuidar. O cara não pode se abaixar pra ver o tipo de chave pra abrir o bujão do cárter. Vai dar conta de trocar o óleo? Depois dá zica e volta aqui reclamando que seguiu "certinho" o procedimento.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”