[DÚVIDA] - Medição da Temperatura do A/C. Como Fazê-la?

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CarlosGCT
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[DÚVIDA] - Medição da Temperatura do A/C. Como Fazê-la?

Mensagem por CarlosGCT »

Amigos,

Resolvi abrir esse novo tópico para que possamos explorar uma situação que acredito ser de vital importância para acabarmos com aquelas dúvidas do tipo: meu ar condicionado não está gelando o suficiente, os vidros não desembaçam com as chuvas de verão, o habitáculo com sol forte fica insuportável etc. E nãos sermos enrolados por essas firmas que fazem um serviço "meia boca". e que quando voltamos para reclamar somos enrolados com aquelas frases do tipo: seu sistema está perfeito, o ar condicionado do seu carro é assim mesmo. Usam dessas desculpas esfarrapadas para enganar-nos ao ponto de desistirmos de reclamar do funcionamento perfeito do sistema do ar condicionado. Por isso resolvi abrir esse tópico, para derrubar de vez com os falsos mitos existentes.

Vamos lá:

Para começar, quero analisar meticulosamente (através de amigos que dispunham de informações com base revelante), o perfil ideal de temperatura de funcionamento do sistema de ar condicionado original de fábrica, deixando de fora os carros adaptados para não influenciarem na avaliação final. Nesta avaliação iremos comparar os resultados obtidos com os carros novos com ar de fábrica.

Bem, em primeiro lugar é importante que saibamos qual o tipo, modelo e marca de termômetros, e também aonde adquiri-los e/ou alugá-los para que possamos aferir a temperatura emanada dos difusores dos carros em diversas situações cotidianas, quer seja no transito pesado - nos dias quentes e dias frios - em velocidade constante na cidade e na estrada, uma vez que para nós a maneira mais fácil para levantarmos a real situação do ar seria avaliar o resultado final, ou seja, o teor de resfriamento que o sistema consegue produzir até a entrada no habitáculo através dos difusores, pois é uma forma simples de diagnosticarmos prováveis anomalias do sistema, sem termos que recorrer ao auxílio de nenhuma loja ou profissional do ramo.

Devemos também atentar para o fato que deva existir um padrão de temperaturas que o ar condicionado de um carro em perfeitas condições tenha a capacidade de resfriar. Peço aos amigos que consultem atentamente os manuais dos seus carros para vermos se porventura, consigamos colher informações relevantes da montadora, ou até mesmo na internet através de fontes confiáveis.

O amigo PREMIUM num outro tópico, faz uma série de observações a serem cumpridas no sistema, aonde ele chega no valor entre 5 à 8 graus positivos como um padrão de fábrica, fazendo uma comparação ao celta da amiga da esposa dele.

Quero lembrar também aos amigos, que seria interessante que pudéssemos levar os resultados que aqui venhamos a obter para os encontros entre os corseiros e demais amigos, para que juntos possamos por em prática todos esses ensinamentos que porventura venhamos a adquirir através desse canal.

Quem se habilita a opinar inicialmente?

Abraços.[/b]


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Ninguém? rsrs

Vou procurar um termômetro e tentar viabilizar alguns testes.

abraços.


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Pessoal: adquiri um termo-higrômetro digital da marca HIKARI - excelente por sinal, e já comecei a realizar alguns testes de poder de refrigeração do sistema de ar condicionado ZEXEL, e fiquei a princípio surpreso, pois pensava que o sistema não estava gelando o ar da forma que está, já que não sentia o ambiente climatizado. Abaixo demostrarei os motivos que apontam essa falha na climatização do ambiente - segundo a minha ótica.

Bem, nesses primeiros testes realizados, a temperatura ambiente estava em aprox. 26 graus positivos, estava de noite e não chovia nesse dia aqui no RJ. Realizei o teste inserindo o sensor externo do termo-higrômetro dentro do compartimento central dos difusores do ar condicionado do Corsa Wind 1999, tendo o cuidado para que o sensor não encostasse na carcaça gelada de plástico.

Nesse teste inicial fiz uso por aporx 30 minutos da velocidade nº 1 do ventilador, e tive os seguintes resultados - TEMP DO AR EXPELIDO NOS DIFUSORES CENTRAIS: 6.7 GRAUS POSITIVOS DE MÉDIA - TEMP AMBIENTE DO SENSOR INTERNO: 23 GRAUS POSITIVOS DE MÉDIA.

Na segunda parte do teste, fiz uso da velocidade nª 2 do ventilador, e os resultados foram melhores: TEMP DO AR EXPELIDO NOS DIFUSORES CENTRAIS: 6.3 GRAUS POSITIVOS DE MÉDIA - TEMP AMBIENTE DO SENSOR INTERNO: 21 GRAUS POSITIVOS DE MÉDIA.

Pude reparar que o compressor acoplava e desacoplava com uma constância muito grande, e talvez seja esse o motivo que faz com que o ar condicionado não gele o esperado - (não climatize o ambiente como poderia climatizar), já que quando o compressor desacopla a temperatura do sensor externo sobe exponencialmente em segundos e demora um tempinho para voltar a abaixar para 6.3 graus. Outra coisa que reparei foi que na velocidade número 2 o compressor desacoplava com menor frequência do que nas outras velocidades, o que para mim demonstrou que a melhor operação do sistema se dá na velocidade nª 2 nos moldes atuais do meu ar condicionado. Vou ver novas variantes e postar para todos.

A duração do teste foi de aproximadamente 1 hora, agora pretendo realizar mais testes com variações climáticas e no trânsito pesado para ver a reação do sistema.

Por ora é só!

Abraços.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Esse desacoplamento é que está errado. Pode ser que o nível de gás no sistema esteja um pouco abaixo do normal, daí com o evaporador congelado, o gás se retrai e baixa a pressão no sistema. O pressostato detecta isso e desacopla o compressor. Com a circulação de ar via ventilador, o evaporador descongela, a pressão do gás sobe e o compressor acopla novamente.
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CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Obrigado José,

Vou levar esse parecer para o mecânico dar uma avaliada.

Abraços.


awaked
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Mensagem por awaked »

Ou tbi suja demais. Acopla, sobe giro, estabiliza, desacopla, estabiliza... e fica nessa.


Fernanda MCT
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Mensagem por Fernanda MCT »

José Leal escreveu:Esse desacoplamento é que está errado. Pode ser que o nível de gás no sistema esteja um pouco abaixo do normal, daí com o evaporador congelado, o gás se retrai e baixa a pressão no sistema. O pressostato detecta isso e desacopla o compressor. Com a circulação de ar via ventilador, o evaporador descongela, a pressão do gás sobe e o compressor acopla novamente.
Caro José Leal,

Levando a ele essa percepção do acoplar e desacoplar do sistema, ele disse-me que é o processo normal do ar condicionado do corsa e de veículos antigos dotados de sensores, pois quando o ar condicionado atinge a temperatura ideal de funcionamento( quando o ar sai bem gelado), o sensor envia um sinal para que desative o compressor de forma a evitar o congelamento dos dutos, além de danos ao sistema, portanto, que não haveria nada de anormal nesse processo!

Além disso, ele frisou que em dias quentes o compressor não irá desacoplar com tanta frequência, pois haverá uma maior troca de calor, de maneira que o sistema não irá desacoplar o compressor, para que o ambiente possa ser climatizado com eficiência.

Concordas com essa posição? Em caso negativo, o que eu poderia contra-argumentar com ele para resolução deste "provável defeito", uma vez que ele não dispõe de grande ferramental técnico na área de refrigeração. Na realidade, ele só mexe em ar condicionado dos clientes antigos dele, pois o forte dele é a mecânica convencional.

Abraços.


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Fernanda MCT escreveu:
José Leal escreveu:Esse desacoplamento é que está errado. Pode ser que o nível de gás no sistema esteja um pouco abaixo do normal, daí com o evaporador congelado, o gás se retrai e baixa a pressão no sistema. O pressostato detecta isso e desacopla o compressor. Com a circulação de ar via ventilador, o evaporador descongela, a pressão do gás sobe e o compressor acopla novamente.
Caro José Leal,

Levando a ele essa percepção do acoplar e desacoplar do sistema, ele disse-me que é o processo normal do ar condicionado do corsa e de veículos antigos dotados de sensores, pois quando o ar condicionado atinge a temperatura ideal de funcionamento( quando o ar sai bem gelado), o sensor envia um sinal para que desative o compressor de forma a evitar o congelamento dos dutos, além de danos ao sistema, portanto, que não haveria nada de anormal nesse processo!

Além disso, ele frisou que em dias quentes o compressor não irá desacoplar com tanta frequência, pois haverá uma maior troca de calor, de maneira que o sistema não irá desacoplar o compressor, para que o ambiente possa ser climatizado com eficiência.

Concordas com essa posição? Em caso negativo, o que eu poderia contra-argumentar com ele para resolução deste "provável defeito", uma vez que ele não dispõe de grande ferramental técnico na área de refrigeração. Na realidade, ele só mexe em ar condicionado dos clientes antigos dele, pois o forte dele é a mecânica convencional.

Abraços.
Perdão,

A resposta saiu no nick da minha namorada, o certo seria CarlosGCT

Att.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Carlos MCT escreveu:Caro José Leal,

Levando a ele essa percepção do acoplar e desacoplar do sistema, ele disse-me que é o processo normal do ar condicionado do corsa e de veículos antigos dotados de sensores, pois quando o ar condicionado atinge a temperatura ideal de funcionamento( quando o ar sai bem gelado), o sensor envia um sinal para que desative o compressor de forma a evitar o congelamento dos dutos, além de danos ao sistema, portanto, que não haveria nada de anormal nesse processo!

Além disso, ele frisou que em dias quentes o compressor não irá desacoplar com tanta frequência, pois haverá uma maior troca de calor, de maneira que o sistema não irá desacoplar o compressor, para que o ambiente possa ser climatizado com eficiência.

Concordas com essa posição? Em caso negativo, o que eu poderia contra-argumentar com ele para resolução deste "provável defeito", uma vez que ele não dispõe de grande ferramental técnico na área de refrigeração. Na realidade, ele só mexe em ar condicionado dos clientes antigos dele, pois o forte dele é a mecânica convencional.

Abraços.
Sinceramente? Leve o carro em um técnico. O que esse cara disse, é no mínimo incabível aqui no Brasil. A não ser em locais que a temperatura baixa de 4°C, que aí sim, o sistema de AC nem liga.
Ao ligar o AC, o compressor fica 99% do tempo acoplado. Ele desacopla somente em arrancadas ou quando o acelerador é pressionado acima de 80%, se não me engano. Neste caso, a central de IE entende que o motor precisa de toda potência. Mas depois de alguns segundos, o compressor é acoplado novamente, mesmo que vc mantenha o acelerador pressionado em 100%.
Verifique a limpeza da borboleta e o nível de gás no sistema de AC.
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CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Amigos,

segue uma explicação técnica por um engenheiro experiente na área:


O sistema de ar condicionado automotivo é dotado de vários dispositivos de proteção ( pressostatos, termostatos, etc) para que o sistema não opere fora das condições adequadas, pois isso poderia causar o congelamento da serpentina do evaporador resultando na evaporação imperfeita do refrigerante e se isso ocorrer haverá presença de refrigerante na forma líquida na tubulação de sucção ...que causará danos irreversíveis ao compressor !

Por isso, quando se tenta esfriar excessivamente o ar interno ( em dias frios, ligar o ar condicionado, mantendo o motor em cerca de 2000 RPM e ficar esperando o ar interno gelar) ha um dispositivo no compressor ( um sensor eletrônico ) que quando a temperatura de sucção alcança um valor abaixo de ZERO GRAU , o acoplamento magnético do compressor é imediatamente desligado para protegê-lo.

Neste condição limite operacional, a temperatura de insuflamento nos difusores do painel está próxima também de ZERO GRAU e a cabine fica ao redor dos 17 ou 18 graus ( e não baixa além deste valor ).

Em alguns modelos de veículo, quando se atinge esse limite, ocorre uma fumaça esbranquiçada nas saídas de ar nos difusores do painel , fumaça esta que é vapor de água congelado ( muito comum nos carros americanos da década de 50 e 60 , dotados de sistemas de climatização superdimensionados !

ajudei?
Fonte(s):
35 anos de engenharia !


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