[DÚVIDA] - Pistão De Prisma 1.0 serve no Corsa 1.0?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Snk3
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 23 2014f Junho 2014 08:27:49 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pistão De Prisma 1.0 serve no Corsa 1.0?

Mensagem por Snk3 »

Pessoal, me tirem uma dúvida, vou resumir: Precisei fazer retífica do girabrequim do meu Corsa 97, mas ai foi constatado desgaste dos pistões e bielas necessitando da troca das peças, passando por algumas sucatas eu encontrei o jogo completo dos pistões com bielas do Prisma 1.0, na retífica o funcionário falou que funcionaria, mas talvez necessitasse de um ajuste na injeção. Gostaria de saber de vocês, usuários experientes, se os pistões realmente dariam certo no corsa pois saíram a preço de banana e são novos.

Pistões do Prisma: http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jogo-de-pi ... 2013-O.jpg

Pistões do Corsa: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/jogo-pisto ... 2014-F.jpg
Snk3
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 23 2014f Junho 2014 08:27:49 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Snk3 »

Esqueci de mencionar, todas as dimensões dos dois pistões são iguais, a diferença esta na cabeça pois o modelo do Corsa tem uma leve depressão e o do Prisma não.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Vai precisar mexer sim. O motor do Prisma é VHCE, ou seja, motor de taxa de compressão maior (12,5:1) do que o seu (9,4:1). Vc até poderia usar esses pistões, mas teria que colocar os bicos deste mesmo motor, bomba de combustível flex e rodar somente no álcool. Rodando na gasolina, sem sensor de detonação, fatalmente quebraria o motor.

Se fosse comigo, eu usaria os pistões do Prisma, juntamente com os bicos e bomba de combustível, arrancaria tudo o que dá do cabeçote e rodaria no álcool. Viria alguns CV e alguns kgfm de torque.

Eu disse isso tudo, tendo como base que seu carro é MPFI. Se for EFI, esquece tudo e coloca os pistões originais.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26910
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Se for vhce o diametro muda tmb, olhando nao se nota praticamente, diferenca
Trm um topico q postei as dimensoes de alguns motores
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Snk3
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 23 2014f Junho 2014 08:27:49 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Snk3 »

Obrigado pela ajuda pessoal! Vou comprar o modelo original standard e devolver os do Prisma.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26910
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

estive procurando agora, o diametro é o mesmo, nao lembro de q modelo q tem uma diferenca...
mas de qq forma pra rodar na gasolina nao ficaria bom nao, muita taxa por conta dessas cabecas retas
Diâmetro dos cilindros 71,1 mm
Curso dos pistões 62,9 mm
Taxa de compressão 12,6:1
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Eu já ouvi dizer que o diâmetro do pistão VHCE era um pouco maior, mas vc confirmando agora, sanou a dúvida.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26910
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao lembro de qual modelo q ja vi ser maior sim, procurei na net rapido, depois vou ver no catalogo de pistoes
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Snk3
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 23 2014f Junho 2014 08:27:49 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Snk3 »

Então, o mecânico da retífica falou isso, que talvez precisasse de um ajuste na injeção. Se os pistões funcionassem corretamente, seria muito bom pois o preço foi excelente e são novos (constatado pelo mecânico). Deve ter vindo de algum carro batido ou sinistrado.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26910
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao, o diametro sendo o mesmo, nao basta, as cabecas retas taxam muito, e sera preciso ver se nao atropela valvula, passando essa parte mecanica o melhor caminho seria terminar o acerto pra rodar no alcool, 12,6:1 é taxa de alcool, gasolina nao, e mesmo q tivesse o sensor de detonacao q no caso dos corsa B nao o tem, seria muito trabalho pra ele fazer sozinho.....
se nao quer essa parte de modificar pra andar no alcool, o melhor é gastar mais em busca dos pistoes certos...
o barato do pistao se vai nas demais adaptacoes q se fazem necessarias, e no final o custo fica maior q os pistoes corretos sem adaptacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”