[DÚVIDA] - Manutenção preventiva dos 60.000km Corsa C 1.8 2002?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
João A. Neto
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Fevereiro 2014 05:19:49 PM
Localização: Miguel Pereira - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Manutenção preventiva dos 60.000km Corsa C 1.8 20

Mensagem por João A. Neto »

Corseiros e entendidos no assunto do Brasil,
Venho aqui lhes pedir alguns conselhos, se possível.

Esse é o meu primeiro Corsa, e carro da GM que possuo. Trata-se de um modelo Hatch 1.8 2002 da "primeira safra" do Corsa C brasileiro, carinhosamente chamado de Papai Smurf. E apesar de já estar com ele a quase um ano não sei muito sobre o carro e suas peculiaridades (ou não tanto quanto gostaria).

Enfim,
o Papai Smurf chegou nos 60000km hoje:

Imagem

Assim que tiver um tempo, ainda essa semana encosto o menino pra fazer a manutenção preventiva de praxe:
Trocar óleo (no manual pede pra trocar em intervalos de 15000km mas prefiro trocar de 10k/10k) , filtros (óleo, ar), etc
O carro está mecanicamente quase perfeito: sem barulhos na suspensão, transmissão, ou grilos nos acabamentos internos, a embreagem está com profundidade aceitável, e os freios estão bons. Porém, na semana passada a correia do alternador começou a dar aquelas gritadas quando o carro liga pela manhã (principalmente em dias frios), depois que o motor esquenta, ela da umas "roncadas" de leve (principalmente subir o giro de forma brusca).
Como a correia do alternador é relativamente nova, pois troquei a correia dentada e do alternador, partilhas de freios, borrachas que estavam ressecadas e mais algumas outras coisas assim que peguei o carro (Estava com aproximadamente 50.000km), me disseram que o problema provavelmente deve ser com o esticador da correia. Achei bem plausível. Isso procede ou pode ter mais caroço nesse angu?

Se puderem, seria muito útil se me dessem alguma dica ou conselho, sobre a manutenção do carro neste estágio. Gostaria de saber por exemplo, se existe algum óleo melhor que o indicado no manual e se recomendam a troca de algum outro componente, fluido, ou verificação de algum item específico que poderia me trazer dores de cabeça futuramente.

Obrigado e me desculpem se já existe algum tópico semelhante
Corsa Hatch 1.8 2002 "Papai Smurf"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=99075
Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

João A. Neto, Blz? Cara em qual parte do manual vc encontrou essa informação sobre o óleo?

No manual do meu corsa recomenda-se a troca a cada 7.500km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro...

Eu faço a troca a cada 5 mil, e acredito que a maioria da galera aqui tbm faça o mesmo. Fica aí uma dica...

Sobre o barulho ao ligar pela manha, o meu tbm faz barulho, mas é na direção hidráulica, é coisa de segundos tbm, tipo o barulho permace uns 3s apenas e depois para.

Depois vou leva-lo em uma oficina para verifica com mais calma.

Sobre o óleo, só não utlize esse óleo novo da GM, o 5w30, pois ele serve para os motores novos, esse óleo é bem fino pro nosso motor.

No meu ex-classic, ele tinha mais de 150 mil rodados e eu utilizava o óleo que recomendava no manual, o 15w40 e estou mantendo o mesmo óleo neste corsa que estou agora.

Espero ter ajudado. Qlqr coisa é só perguntar

Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”