Pessoal, é o seguinte, meu carro ( Corsa GLS 1.6 16V ) começou a dar sinais de aquecimento acima do normal alguns dias atras, onde além do marcador no painel subir um pouco além do normal, notei que as duas ventoinhas estão acionando ao mesmo tempo, sendo que se o carro ficar em marcha lenta, elas não desligam mais, só desligam se o carro rodar e pegar ventilação externa .
Troquei hoje a válvula termostática ( que já era nova, confirmamos ao desmontar ), o sensor de injeção ( temperatura ) por um original Bosch e fizemos a limpeza e troca da água com colocação de aditivo original AC Delco, porém nada mudou, continua aquecendo da mesma forma, sendo que a bomba d'água também é nova, como meu mecânico estava meio enrolado, optei por levar o carro a um amigo que mexe com radiador, e a primeira coisa que ele constatou é que a água não está circulando, ou seja, não há troca de calor, por isso as ventoinhas estão acionando e não desligam mais, podendo ser causa a bomba d'agua com problema e/ou radiador entupido, alguém aqui do clube já passou por problema semelhante e pode me dar uma luz ? Notei também que quando as ventoinhas ficam acionadas por muito tempo, chega a fazer um barulho tipo um "curto-circuito" no módulo de injeção ali no pé do carona, o que pode estar acontecendo ?
[DÚVIDA] - Circulação de água
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Se ele identificou problemas de circulação é isso que deve resolver.
A falta de aditivo causa entupimentos, agora tem, mas rodou em algum momento da vida sem é bem possível que tenha realmente entupido o radiador.
A falta de aditivo causa entupimentos, agora tem, mas rodou em algum momento da vida sem é bem possível que tenha realmente entupido o radiador.
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Bom, mandei fazer a limpeza e varetar o radiador hoje, o mesmo não estava muito sujo, e nem entupido, porém ao montar novamente o sistema, mesma coisa, a água continuava não circulando e a ventoinha acionando e não desligando mais, ai me veio um estalo e pedi que tirassem a válvula termostática para um teste, batata, de imediato a água começou a circular normalmente e a ventoinha acionar e desligar em minutos, o que me leva a crer que tanto a válvula que já estava no carro como a nova que comprei, ambas MTE Thompson não estão abrindo, ou se abrindo, não o suficiente para que a água circule e faça a troca de calor para resfriar o motor, agora, será que se eu colocar uma válvula original wahler meu problema será resolvido ?
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cleitonvicente, sou suspeito e o assunto é recorrente, mas não gosto de MTE, já tive problemas.
Não desconsidere problema com a bom de água, ele pode não ter força. Se mesmo trocando melhorar mas não resolver sobra pra bomba.
Não desconsidere problema com a bom de água, ele pode não ter força. Se mesmo trocando melhorar mas não resolver sobra pra bomba.
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Awaked, andei fuçando na net e já consegui preços melhores para o conjunto completo válvula/carcaça Wahler, na concessionária me pediram a bagatela de R$ 505,00 pilas, achei por R$ 350,00 a pronta entrega o conjunto e no mercado livre vi por R$ 210,00, achei também apenas o refil Wahler na Chevpeças por R$ 108,00 . Meu mecânico me disse que tem 01 conjunto original guardado na oficina, amanhã passo la e vejo se realmente é original e instalo para ver o que acontece . O que continua me intrigando também é o barulho de curto-circuito na direção do módulo toda vez que a ventuinha está acionada !!!
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Seriam estes estalos no módulo sintomas de que ele está indo para o vinagre ?
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Pelo acionamento constante da ventoinha, pode ser que esteja com algum mal contato no fio que manda sinal para o relé acionar as ventoinhas. Tem certeza que é na central de IE? Pois os relés que cuidam das ventoinhas ficam acima do porta-luvas. Confere eles antes de condenar a central.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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A propósito: https://www.youtube.com/watch?v=5nQP76DWGcg
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Muito obrigado pela dica José Leal, pra mim esses relés ficavam ali próximo a caixa de fusíveis, é a força do hábito de ter passado por vários Kadetts, esses eu já sabia de cor onde ficava cada coisa, vou pedir ao meu eletrecista que de uma olhada nesses reles então . Como citei no tópico anterior, o que me deixou mais encucado foi a circulação de água estar normal sem a válvula, e com a válvula no lugar a água não circula de jeito nenhum, parece que a válvula não abre e/ou se abre, abre muito pouco, é visível que a água não chega ao reservatório, enquanto que sem ela é nitido a circulação e troca de calor, a ventoinha arma e desarma normalmente !!!José Leal escreveu:Pelo acionamento constante da ventoinha, pode ser que esteja com algum mal contato no fio que manda sinal para o relé acionar as ventoinhas. Tem certeza que é na central de IE? Pois os relés que cuidam das ventoinhas ficam acima do porta-luvas. Confere eles antes de condenar a central.
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Obrigado pela dica José Leal, minha bomba e a maior parte das mangueiras são novas, porém nada impede que a bomba esteja defeituosa, apesar de ter sido trocada em janeiro, tem algum meio de testá-la ou só tirando e colocando uma nova ?José Leal escreveu:A propósito: https://www.youtube.com/watch?v=5nQP76DWGcg
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