To com um problema no meu corsa c que ate então não consigo descobrir o que é.
Muitos já tiveram problemas na ventilação do corsa o qual só funciona na velocidade 4, troca-se o resistor do ventilador e o problema é resolvido.
Porém, o meu problema é um pouco diferente, a ventilação funciona normal na velocidade de 1 a 4, porém, na velocidade 4 começa a sair fumaça da ventilação com cheiro de queimado, aparentemente indicando superaquecimento do resistor. Porém, eu já troquei o resistor 3 vezes (originais e de mesma numeração do resistor que veio no carro) e não adianta, funciona normal da 1-3 sem fumaça, mas na velocidade 4 começa a fazer fumaça, e claro, sem o resistor plugado e na velocidade 4 não tem fumaça.
E o mais engraçado, depois de uns 20min com A/C ligado, eu testo de novo colocar na velocidade 4 e a fumaça pára de sair. Aí depois desligo carro e passa-se algo em torno de 1h tento ligar de novo na velocidade 4 e começa a fumaçar de novo, penso até que parou de fumaçar depois de 20min porque ficou tão gelado que ele realmente para de fumaçar, e depois volta porque esquentou de novo com A/C ligado, mas enfim, é só um pensamento que tive baseado no ocorrido.
Mas então, alguém tem alguma idéia?
Obrigado.
[DÚVIDA] - Fumaça ao ligar ventilador somente na velocidade 4 - Corsa C
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Ja até desmontei o ventilador pra lubrificar o eixo, ta girando livre ele, e detalhe também que testei tirando o resistor para que o ventilador so funcione na velocidade 4 e a fumaça pára de sair...
- José Leal
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Iria chutar que era algum fio cozinhando. Mas se ao tirar o resistor, a fumaceira pára, e vc já trocou a peça algumas vezes, é muito esquisito isso.
Teoricamente, não é para passar energia pelo resistor, quando vc seleciona a velocidade 4. Veja na chave do ventilador se ao comandar a velocidade 4, a velocidade 3 é desligada. Pode acontecer da chave do ventilador comandar a velocidade 4 e não desligar a velocidade 3, daí a exigência de corrente do ventilador nessa velocidade frita o resistor.
Teoricamente, não é para passar energia pelo resistor, quando vc seleciona a velocidade 4. Veja na chave do ventilador se ao comandar a velocidade 4, a velocidade 3 é desligada. Pode acontecer da chave do ventilador comandar a velocidade 4 e não desligar a velocidade 3, daí a exigência de corrente do ventilador nessa velocidade frita o resistor.
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Eu fiz um outro teste aqui e fiquei confesso que fiquei surpreso. Como falei, eu havia testado tirar o resistor e ele funciona sem fumaça na velocidade 4, pensei que era o resistor eu estava fumaçando, mas hoje ao invés de tirar o resistor, eu apenas tirei ele do local onde fica mas não o desconectei, e quando liguei o ventilador na velocidade 4, a fumaça saiu, mas ela ta vindo é do próprio ventilador, e não do resistor, o resistor simplesmente não fumaça nem nada.
Fiquei surpreso porque sem o resistor o motor funciona normal e sem fumaça na velocidade 4, mas com o resistor ele fumaça... Como pode isso? Alguém sabe?
Fiquei surpreso porque sem o resistor o motor funciona normal e sem fumaça na velocidade 4, mas com o resistor ele fumaça... Como pode isso? Alguém sabe?
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coresplendor, pelo esquema não tem nenhum resistor envolvido na velocidade 4, só nas de 1 a 3.
Portanto, tirar o bloco de resistores ou não, não faz a menor diferença.
Nas velocidades de 1 a 3, a corrente para o ventilador é limitada pelo resistor correspondente a velocidade...maior na 1...menor na 3.
Já a velocidade 4, a chave seletora de velocidade, faz o relé R2, operar (circuito vermelho) e quando este opera, alimenta o ventilador diretamente com a tensão da bateria (A) (circuito verde).
Mantenha tudo aberto e ligue na velocidade 4...pode ser o motor entrando em curto, mau contato no seu conector ou a fiação entre o relé R2 e o motor, encostando em algum terra antes de entrar no motor...tem que pesquisar...
Portanto, tirar o bloco de resistores ou não, não faz a menor diferença.
Nas velocidades de 1 a 3, a corrente para o ventilador é limitada pelo resistor correspondente a velocidade...maior na 1...menor na 3.
Já a velocidade 4, a chave seletora de velocidade, faz o relé R2, operar (circuito vermelho) e quando este opera, alimenta o ventilador diretamente com a tensão da bateria (A) (circuito verde).
Mantenha tudo aberto e ligue na velocidade 4...pode ser o motor entrando em curto, mau contato no seu conector ou a fiação entre o relé R2 e o motor, encostando em algum terra antes de entrar no motor...tem que pesquisar...
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Aproveitando o topico, como que se retira o motor do ventilador? vi que ele é preso por alguma abrasadeira.
- José Leal
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Ainda digo que é problemas na chave seletora do ventilador.coresplendor escreveu:(...)Fiquei surpreso porque sem o resistor o motor funciona normal e sem fumaça na velocidade 4, mas com o resistor ele fumaça... Como pode isso? Alguém sabe?
Tem um multímetro na mão? Se sim, com o resistor conectado e o plug do ventilador desconectado (para evitar uma possível queima), comande a velocidade 4 e meça a voltagem que chega no conector do ventilador. Provavelmente deve estar chegando voltagem maior que o normal.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Zé, o motor do ventilador é previsto para funcionar com a tensão da bateria...é o máximo que o carro tem...
- José Leal
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Concordo. Mas deve ter algum circuito eletrônico (até mesmo o próprio resistor), que ao acionar as velocidades 3 e 4 simultaneamente, acaba mandando mais voltagem que o necessário para o ventilador, não?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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