[DÚVIDA] - Pq aconteceu o atropelamento de válvulas de escape?

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

E a polia do virabrequim feita de manteiga? Vai que ela detonou o entalhe da chaveta e rodou em falso?
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal escreveu:E a polia do virabrequim feita de manteiga? Vai que ela detonou o entalhe da chaveta e rodou em falso?
Muitíssimo bem lembrado, defeito comum.


Sduran
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Mensagem por Sduran »

Pessoal, o serviço ficou pronto, espero que fora feito um serviço de qualidade.

O que foi trocado:

Vedadores de Válvulas;
Retentor do Comando (já tinha trocado da outra vez, não sei o pq foi trocado novamente);
Guias de Válvulas;
Jogo de Tuchos;
Jogo de capas correia dentada;
Serviço de Retifica;
Banho químico;
Plainar Capelinha;
Adaptar Rosca;
Kit de Juntas de Cabeçote.

Verifiquei com ele o estado da parte de baixo do motor, informou-me que está tudo correto, nada de problemas, assim espero.


Sduran
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Mensagem por Sduran »

José Leal

Se ocorreu isso que você lembrou e o mecânico não verificou... poderá ocorrer novamente? Ou se já foi arrumado não ocorreu isso? Tem como ficar com isso quebrado, creio que não né?


Bange
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Mensagem por Bange »

Trocou guia de válvula, mas não a válvula?
Trocou os tuchos, mas não os balancins?
Adaptou rosca da onde?
Plainou a capelinha só e a mesa do cabeçote tava certinha?
Se trocou as capas da correia dentada, é porque alguma coisa esbagaçou ela... e foi de dentro pra fora... ou vc. tá fazendo trilha e bateu em alguma pedrona lá em baixo? A correia também não precisou de troca?

A grana saiu só do teu bolso ou ele chegou junto?

Com alguns senões as trocas condizem com algum estrago feito por erro do serviço anterior... pedrinha... humpf!


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Sduran escreveu:José Leal

Se ocorreu isso que você lembrou e o mecânico não verificou... poderá ocorrer novamente? Ou se já foi arrumado não ocorreu isso? Tem como ficar com isso quebrado, creio que não né?
Ao montar a correia, qqer mecânico decente vai ver que o entalhe da chaveta está quebrada e vai trocar a polia. Se ele não verificar isso, vai phoder denovo com o motor.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=xIaJImsXB9g
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Sduran
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Mensagem por Sduran »

Bange escreveu:Trocou guia de válvula, mas não a válvula?
Trocou os tuchos, mas não os balancins?
Adaptou rosca da onde?
Plainou a capelinha só e a mesa do cabeçote tava certinha?
Se trocou as capas da correia dentada, é porque alguma coisa esbagaçou ela... e foi de dentro pra fora... ou vc. tá fazendo trilha e bateu em alguma pedrona lá em baixo? A correia também não precisou de troca?

A grana saiu só do teu bolso ou ele chegou junto?

Com alguns senões as trocas condizem com algum estrago feito por erro do serviço anterior... pedrinha... humpf!
Bange... desculpe-me, mas foram trocadas 4 válvulas de escape
Adaptação da rosca... não sei...
não sei te falar se a mesa do cabeçote está certa... não sei identificar isso.... mas na retifica não seria feito esse serviço???
então a capa da correio dentada tinha um micro trincado em cima... mas estava colado... não tinha tanta necessidade de troca...
A correia dentada tinha trocado no final de janeiro.... Ele tinha me dito que iria trocar novamente... porém não trocou....

Somente do meu bolso...

Então é fogo... o que me deixou mas puto.. foi isso... pagar por um erro e não desgaste do carro...

valeu pelas orientações...


Sduran
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Mensagem por Sduran »

José Leal escreveu:
Sduran escreveu:José Leal

Se ocorreu isso que você lembrou e o mecânico não verificou... poderá ocorrer novamente? Ou se já foi arrumado não ocorreu isso? Tem como ficar com isso quebrado, creio que não né?
Ao montar a correia, qqer mecânico decente vai ver que o entalhe da chaveta está quebrada e vai trocar a polia. Se ele não verificar isso, vai phoder denovo com o motor.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=xIaJImsXB9g
Espero que ele tenha olhado tudo isso... porque agora qualquer problema em relação a motor "cabeçote" vou responsabiliza-lo CERTEZA...
Pelo que verifiquei no vídeo.. o carro fica sem força né??? Aparentemente o carro está normal... puxando... e não perdendo tanto na subida....

Antigamente o carro quando mudava da primeira para segunda e da segunda para terceira em baixa rotação... o carro dava umas trepidada... agora não está ocorrendo mais isso...

Outra coisa: Achei que ele está gastando mais do que normalmente gastava... O combustível que eu usaria + ou - uma semana... durou 4 dias... ::?

Valeu pelas dicas e ajuda José Leal


Bange
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Mensagem por Bange »

Sduran, o sincronismo mecânico de um motor comum, é feito pela correia dentada (GM) ou por uma corrente (alguns Ford e outros), esse sincronismo é perdido por quebra de componentes e/ou do próprio elemento que mantém esse sincronismo (correia ou corrente), ou ainda por uma falha na montagem/manutenção do tensionador e aperto incorreto dos parafusos que fixam as polias do eixo de comando e do virabrequim.

A perda do sincronismo acarreta um movimento irregular entre pistão e válvula, ocasionando normalmente a colisão entre esses componentes, podendo ocorrer empenamento ou quebra da válvula/guia, furo ou rachadura no pistão, quebra de balancin, empeno ou quebra do eixo do comando, danos na superfície de contato dos cames, empeno da gaiola/castelo, quebra da mola da válvula, destruição da sede dos tuchos... ou seja, o fator sorte é que dirá o que danifica ou não.

No seu relato inicial não aparece nada relacionado a super aquecimento, então é provável que a mesa do cabeçote não tenha sofrido nenhum empeno...não aparece também nada relativo a progresso ou aumento de alguma anomalia tipo explosões na descarga, perda de potência, irregularidade de rotação em ML...ou seja, coisas que sinalizam o início de uma perda do sincronismo... se bem que por último agora vc. citou uma anormalidade que deveria ser investigada na segunda ocorrência e isto "poderia" ter evitado todo esse dano...

Minha avaliação é de que realmente seu reparador falhou, e falhou em dois pontos. Primeiro na fixação correta da polia do virabrequim, seja no aperto do parafuso ou no posicionamento daquele arruelão (vide o link que postei no início), o que é a origem mais provável do problema... segundo na colocação do retentor do comando, pois ele entra com muita pressão, tanto que para substituir muitas vezes ele é destruído... não tendo como saltar de modo algum...acho que se não tivesse ocorrido esse desastre da perda do sincronismo, seu problema seria super aquecimento pela falta de óleo, pois com o "pulo" do retentor que está lá exatamente para reter o óleo, permitiria o vazamento de um bom volume, podendo vir a fundir partes móveis tanto de cima como de baixo do motor.

Como seu reparador não assumiu o erro, seria prudente levar o carro a outro para fazer uma avaliação deste último serviço e principalmente verificar o estado da região de travamento da polia com o eixo do virabrequim.

Agora quanto ao aplainamento do castelo, existem correntes que não recomendam tal procedimento, não só pelo preço (do serviço em relação a peça nova), como também pela alteração das medidas da altura do eixo em relação a mesa superior... mas isso tem limites que a própria retífica controla...

Vamos esperar que esteja tudo certo e que não dê mais problemas...mas ó...foge desse mecânico heim...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

posta o endereço nos serviços não recomendados, pelo amor......
ah e procura um mecânico tmb
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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