[DÚVIDA] - Parou de funcionar na gasolina, quais possiveis causas ?

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diogomello
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Mensagem por diogomello »

José Leal escreveu:Se rodou muito tempo só no gás, com o tanque vazio, pode ser que a bomba tenha queimado por superaquecimento.
Geralmente os kits gás desligam o pulso dos bicos, deixando a bomba funcionando normalmente.
Dito e feito, abri tudo e retirei a bomba, e veja a foto de comoe stava. Me lasquei, o kit completo custa mais de 120 reais na loja, e no ferro velho o cara de pau me copbrou 250 reais kkk . negocio é deixar de lado e rodar so no gnv, a grana ta curta pra consertar.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Irc! Que meleca heim!!!

Agora me tira uma dúvida...

A foto aparenta ela ter sofrido um baita aquecimento né?

Vc. verificou a alimentação nela com o motor funcionando no gás?

Se sim, o Zé acertou na mosca, e seu carro tem erro de instalação, pois falta o relé de corte da bomba...

Se não tem alimentação enquanto o motor funciona no gás, vc. pode esta com um entupimento (no pré da bomba ou no filtro externo) daí ela também aquece e queima pela falta de circulação da gasolina, que no caso age como arrefecimento da bomba...

Não ponha outra sem tirar isso à limpo, caso contrário vai amargar uma segunda bomba novinha...


diogomello
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Mensagem por diogomello »

Bange escreveu:Irc! Que meleca heim!!!

Agora me tira uma dúvida...

A foto aparenta ela ter sofrido um baita aquecimento né?

Vc. verificou a alimentação nela com o motor funcionando no gás?

Se sim, o Zé acertou na mosca, e seu carro tem erro de instalação, pois falta o relé de corte da bomba...

Se não tem alimentação enquanto o motor funciona no gás, vc. pode esta com um entupimento (no pré da bomba ou no filtro externo) daí ela também aquece e queima pela falta de circulação da gasolina, que no caso age como arrefecimento da bomba...

Não ponha outra sem tirar isso à limpo, caso contrário vai amargar uma segunda bomba novinha...
Derreteu tudo, todos ficaram de boca aberta, podia ate ter pegado fogo .
Eu nem verifiquei, ta tudo parado, liguei com ele aberto e nao da sinal nenhum.
Com certeza nao para de funcionar mesmo no gnv, pois o carro ligado no gnv, o bico injetor ficava soltando bastante ar, na certa era a bomba da gasosa em funcionamento a seco. Agora me diz onde e como verifico esse pré da boma ou no filtro externo, pra eu conferir tambem antes de repor um novo. Vai que coloco o kit novo e emsmo assim nao funciona.
Eu nao entendo nada, medir corrente entao nem passa na minha cabeça, eu sou curioso mesmo, abro mexo sem entender, ja consertei muita coisa assim no meu corsa.


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, pra verificar se a bomba continua funcionando quando está no gás, basta vc. fazer uma lâmpada de teste, aterrar um dos fios e com o outro buscar alimentação no conector da bomba... não deve acender se a instalação do gás estiver correta, caso contrário, vc. tem que colocar um relé de corte.

Cuidado pra não confundir com a alimentação do mostrador da gasolina...esta é constante após a chave ligada, independente de estar no gás ou não.

O pré filtro da bomba fica no próprio conjunto da bomba (parte de baixo)... se vc. tirou tudo já tá na tua mão...analisa e vê se a tela/filtro está entupida...

Aproveita e limpa (suga com uma mangueira), o fundo do tanque...sempre tem uma sujeirinha...cuidado com os vapores da gasolina heim!

O filtro externo, como falei, fica embaixo do carro próximo a roda traseira direita, é um filtro comum, só que preso lá embaixo...


awaked
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Mensagem por awaked »

Como podem fazer isso... é cada gambiarra.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

hummm ligando e rodando só no GNV. Daqui a pouco o cabeçote vai pro espaço.... aí a grana não dará nem pra fazê-lo rodar.


Bange
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Mensagem por Bange »

Rorion escreveu:hummm ligando e rodando só no GNV. Daqui a pouco o cabeçote vai pro espaço.... aí a grana não dará nem pra fazê-lo rodar.
Essa é uma boa discussão, pois não vejo o gás como um vilão... fico meses andando só nele e uso a gasolina, que quando não viajo fica no máximo em 1/4, porque ela fica velha e também para não deixar colar impurezas nos bicos...

O que vc. tem de informação a respeito?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

diogomello escreveu:(...)Com certeza nao para de funcionar mesmo no gnv, pois o carro ligado no gnv, o bico injetor ficava soltando bastante ar(...)
Na verdade, não é para os bicos injetores ficarem soltando ar, pois provavelmente o kit GNV deve cortar o pulso para eles. Esse ar que vc está falando, não seria uma entrada falsa de ar, já que vc teve que trocar o o-ring de um dos bicos?

Para testar se a bomba continua funcionando mesmo no GNV, primeiramente feche a escotilha que dá acesso a bomba de combustível. Assim, evita a saída de vapores de gasolina que, com qqer faísca pode explodir. Com o conector solto, repare que chegam 2 fios grossos e 2 finos. Nesses fios grossos, vc liga os polos da lâmpada. Dê a partida no carro e veja se a lâmpada acende. Se acender, obviamente existe energia e a bomba fica funcionando permanentemente (o que justificaria o derretimento). Se não acender, pode ser problemas nos filtros mesmo.
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então amigo, como a instalação de GNV não segue um padrão de linha de montagem da montadora, temos enormes variações de funcionamento por aí nas ruas, digo isso, pois existem motores que ficam melhores nesta adpatação outros não ficam tão bons, aí tem que conviver ou vendem o carro assim. Além do que os prórpios kits já, vamos dizer assim, passaram por evoluções. Tanto que existem de geração x, y...
Mistura pobre, aumento de temperatura no cabeçote, combustível que não lubrifica são algumas das características que boa parte das instalações de GNV causam nos veículos por aí.Não é como montadora que tudo foi pensado para cada motorização e característica de seu portfólio de veículos.
Então todas essas variáveis não são tão bem vindas ainda mais se tratando de um automóvel, que mesmo montado em linha de montagem com metodologias mundiais de qualidade, padrões etc já nos trazem alguns transtornos.
Googlando vc vai encontrar várias matérias de meios idôneos orientando o uso da gasosa por 5 km. No meu caso mesmo, faço assim e vejo os benefícios na prática. Como disse, tem projetos de motores que sofrem mais com essa adaptação. Rodo no GNV no carro da esposa num motor fire 1.0 8v, as válvulas já prenderam algumas vezes, mandei regulá-las ( o cara da retífica me perguntou se rodava só no GNV) e depois disso faço uso da gasolina nesse início de funcionamento uns 3 a 5 km. E o veículo não tem apresentado mais esse problema.Mas vejo que ele não é um veículo liso no funcionamento, ou seja, tenho que conviver!!!Principalmente quando estou na gasolina. Já fiz de tudo.
Pode ser que um outro carro com uma determinada motorização, com o kit gás de outra geração já tenha algumas evoluções e vai bem. Então vc não tem um padrão nas ruas.
Então assim, se vc tem garantias de que seu kit foi instalado dentro de critérios e padrões que te permitam rodar só no GNV por meses e deixar o tanque ali no 1/4, sendo vc cuidadoso para não envelhecer a gasosa, deixá-la esgotar a meses(tempo que acho ainda complicado por conta da qualidade de combustível que temos nas bombas ), é um sentimento do que vc tem em mãos , ou seja, o seu veículo. Se não existe um padrão testado e validado por cada montadora, fico no uso mixto de gasosa e GNV que ainda assim tenho economia, pois 5 km não é nada, 0,5 l de gasolina considerando o consumo de 10km/l.


awaked
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Mensagem por awaked »

Vou somar o que sei.

O motor deve esquentar na gasolina, depois passar pro GNV. Minutos antes de desligar... o ideal seria voltar pra gasolina.

O combustível líquido que lubrifica válvulas e suas cedes. O GNV é seco, fácil concluir então que haverá desgaste prematura ali. O quanto? Loteria. O motor que duraria 300.000 km poderá durar só 150.000... 200.000... como mensurar?

O Siena Tetra Fuel, (gás de fábrica) só da a partida com combustível líquido, alternando automaticamente para o GNV, salvo se o cilindro estiver vazio. Ou seja... é o que já afirmamos. O Santana com GNV de fábrica é a mesma coisa. Só liga com líquido, depois vira pro GNV.


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