[SOLUÇÃO] - Problema no interruptor do A/C - Resolvido!

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Bange
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Mensagem por Bange »

Fantos, o problema pode ser igual, mas ter causas diferentes... tem que desmontar e confirmar...

Confirmando ser o microswitch ou interruptor fim de curso, como também é conhecido, nele estará escrito as capacidades de tensão e corrente... é só comprar um igual...mas esses trecos são tão bons que normalmente o problema é na haste e não nos contatos...de qualquer forma tem que comprar outro.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Fantos escreveu:O meu corsa está com esse problema também. Alguém sabe o modelo desse microswitch e a amperagem?
Como o Bange disse ali em cima, se o problema for realmente no micro switch, retire-o e leve-o em uma casa de eletrônica. Lá deve ter um igual ou pelo menos compatível. Mas nesses circuitos não deve ter muita amperagem, já que existem os relés para não sobrecarregar essas peças.
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Fantos
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Mensagem por Fantos »

Então é porque eu ainda não desmontei meu comando do ar, mas já levei na loja e o cara confirmou que o problema é no microswitch, mas se eu desmontasse ia ficar sem ar.

Por isso gostaria da ajuda do forum para me ajudar com esta informação do modelo e amperagem, pois vou comprar hoje para tentar trocar na quarta.

O meu é o corsa Wind 4P 1.0 MPFI 98/99.


Bange
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Mensagem por Bange »

Fantos,

Se o cara não desmontou ou não testou com um positivo na bobina do relé R8, não está 100% certo de ser o microswitch...

Veja no esquema o caminho da corrente e os componentes que estão envolvidos...pode ser qualquer um deles...

Imagem

Tem o fusível F15 (pouco provável, pois deve alimentar outras coisas...), tem a bobina do relé R8, tem o seu contato, tem o thermistor, tem os contatos do pressostato, tem a bobina do relé duplo R4...qualquer defeito nesse caminho não permitirá que o AC funcione...

O certo é confirmar o defeito na peça, retirar e comprar uma exatamente igual em capacidade, tamanho físico, furação e conexão...

O certo mesmo é abrir e analisar, eu não tenho o valor exato da amperagem do contato... e o carro do nunes é diferente do seu, podendo também ser o microswitch diferente...e existem vários fabricantes, podendo haver furações de fixação ou formas de contato que não são exatamente como da peça original...


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Senhores,

Informação bacana!

Quando o meu painel apresentou problemas, o botão ficava ligado direto congelando todos nós dentro do carro. :lol:

Como não tinha tempo de desmontar e mexer, tive que morrer com uma grana com um novo painel.

Informação valiosa e agradeço por vocês contribuírem com o fórum.

Abraços!
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Fantos escreveu:Então é porque eu ainda não desmontei meu comando do ar, mas já levei na loja e o cara confirmou que o problema é no microswitch, mas se eu desmontasse ia ficar sem ar.

Por isso gostaria da ajuda do forum para me ajudar com esta informação do modelo e amperagem, pois vou comprar hoje para tentar trocar na quarta.

O meu é o corsa Wind 4P 1.0 MPFI 98/99.
Se confirmaram que é o microswitch menos mal, já que essa peça como descrevi anteriormente é barata (paguei R$ 2,50 numa loja de eletrônicos da Santa Ifigênia) e facílima de se trocar. As especificações dela são: 5 Amperes e 250 VCA, essas informações vem descritas na carcaça da peça. Pelo que eu pude perceber na loja de eletrônicos na qual comprei é que esses valores são padrão para microswitch desse modelo. Ela vem com 3 contatos, no caso do Corsa são utilizados os dois contatos das pontas, pode-se eliminar o contato central.


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, por uma oura razão acabei desmontando o meu painel do AC...não achei tão fácil não e principalmente o botão do AC, para tirar o tal microrutor/micro switch/fim de curso...

No meu caso é um Corsa Wagon GL 1.6 /79, e a montagem desse botão não foi feita para manutenção...vide http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

De qualquer forma o componente é da marca KP cód. 9739 de 5A em 250VAC.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:Bom, por uma oura razão acabei desmontando o meu painel do AC...não achei tão fácil não e principalmente o botão do AC, para tirar o tal microrutor/micro switch/fim de curso...

No meu caso é um Corsa Wagon GL 1.6 /79, e a montagem desse botão não foi feita para manutenção...vide http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

De qualquer forma o componente é da marca KP cód. 9739 de 5A em 250VAC.

KP foi quem forneceu esse modelo de microswitch para a GM, ma se encontra essa peça de diversos fabricantes, e as características dela são padrão.


Bange
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Mensagem por Bange »

Sim, mas como disse antes, existem (para o mesmo tamanho e características elétricas), hastes diferentes, terminações de contatos diferentes (tem de encaixe, de solda para fio e de solda para impresso, etc.)...sem ver a peça ou melhor ainda tê-la em mãos para comparar com outra, corre-se o risco de comprar errado.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:Sim, mas como disse antes, existem (para o mesmo tamanho e características elétricas), hastes diferentes, terminações de contatos diferentes (tem de encaixe, de solda para fio e de solda para impresso, etc.)...sem ver a peça ou melhor ainda tê-la em mãos para comparar com outra, corre-se o risco de comprar errado.
Sem ver é difícil saber mesmo qual o microswitch correto, mas o que eu quis dizer é que para o modelo que é usado no Corsa, todos seguem um padrão (5A, 250 Vca) independentemente do fabricante. E só se encontra ele com os três contatos como o da foto abaixo, devendo isolar o contato central.



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