awaked escreveu:Deve dar... o motor é da mesma família, não vai ficar 100% com as características do VHC e potência dele porque tem diferença nos pistões e na injeção. Mas deve dar até uma melhoradinha no carro.
Só não adianta seu mecânico ir lá é tirar leite dos parafusos novamente, vai quebrar de novo. Condicione o serviço com ele ao uso do torquimetro.
torquimetro???
fazendo minhas cotações de ferramentas pra moto até passei por torquimetros q não estão caro não, tem torquimetro de vareta por menos de 155 cruzeiros, já é melhor q no muke
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle, sim, comprei um desse! Achei que valia a pena porque o "ponteiro" indica a carga... é bom que posso usar desde torques mais baixos até mais altos. De cabeça não lembro mas acho que é de 0 até 120 newtons... já resolve uma porrada de coisas sem precisar ter vários de estalo. A precisão certamente não é perfeita, mas pra uso "residencial" não precisa mais do que isso. O único cuidado é manter na caixa guardado longe de demais ferramentas.
o rapaz da oficina diz q acima de 5k de torque é bem preciso, abaixo disso não, normal pq muitos parafusos mesmo pedem bem mais de 5, na RR o da polia do vira são 11 kkkkk
achei por uma bagatela paquímetro digital, 40 cruzeiros, mas junta daki e dali deu mais de 800 contos em algumas ferramentas pra motoca
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
valeu pela atenção de todos, vou pegar meu filho domingo kkkkk.
o cabeçote deu na medida comprei todos os parafusos novos e acompanhei o serviço ele uso o torquímetro.
vitor raphael escreveu:valeu pela atenção de todos, vou pegar meu filho domingo kkkkk.
o cabeçote deu na medida comprei todos os parafusos novos e acompanhei o serviço ele uso o torquímetro.
Se fosse comigo, já rebaixava o cabeçote no toco, aumentando a taxa de compressão para algo em torno de 13,5 ou até 14:1 e rodava somente no álcool. Virá mais economia e um pouco de potência.
Certamente a quebra do parafuso do tensor, foi devido ao excesso de aperto, pois nenhum uso, mesmo que anormal, iria quebrar tal parafuso.
Quanto a torquímetros...devem ser ferramentas com a maior precisão possível e o custo é diretamente proporcional a precisão.
De vareta:
Nenhum deles pode ter escala de 0 a 100, 150, ou mais...mas alguns tem, principalmente os xing-ling ou de empresas nacionais, porém de origem oriental...
Um dos mais conceituados fabricantes de ferramentas, a GEDORE (origem alemã), tem uns modelos, mas são de 20, 30, 50, 75 a algum valor bem acima, ou seja, não é de zero a...
Além de tudo eles garantem um erro máximo de precisão de +-7%, significando que um torque previsto de 100Nm, poderá ter de 93 a 107Nm.
Quando troquei meu comando, pesquisei muito a respeito e nem o da GEDORE eu comprei...
Comprei um da Matatakitoyio, mod. T150T, origem Taiwan, importado para o Brasil pela Lee Tools, por cento e cinquenta e poucos Reais... dá de 1000 a zero em qualquer torquímetro de vareta... bem acabado, tem certificação Japonesa e Europeia, recomendo esse contra qualquer um de vareta ou até iguais, mas de origem Chinesa e sem um nome forte por trás.
Mesmo esse ou qualquer outro do tipo, tem quebra de escala... o ideal é ter dois... um para valores de zero a 30, 40 ou 50... e outro de +- 30 a 150 ou mais...
Bange, aí já passamos ao nível semi-profissional... kkk. De fato é melhor.
Mas olha, um bom de vareta dá pra quebrar o galho, comparei com o torquímetro de uma oficina aqui perto (digital) que foi aferido a pouco pelo inmetro e em geral deu tudo certo, o problema é a leitura da vareta enquanto fazemos a força, para pesos maiores tendemos a tremer.
Testei ali de 30 até 100, dá pra confiar.
Se é pra ser 100% mesmo tem que aferir o torquímetro a cada 6 meses, aí vem mais um problema, já é difícil achar oficina com torquímetro, achar uma que mantenha ele aferido é mais difícil ainda.
É, os extremos da escala não oferecem precisão... na maior trememos, na menor quase não se percebo a variação de 1kgf...além da imprecisão de leitura pelo erro de paralax...
E lembre-se de que a temperatura é importante, ou seja, a aferição deve ser feita numa entidade credenciada pelo INMETRO na região do uso, assim como deixar a ferramenta no Sol.
O menos pior dos torquímetros de vareta, são os que tem "cleck", pois aí não precisa ficar olhando para saber que já chegou na medida programada.
A aparência do torquímetro e como ele é guardado e usado, sinalizam o cuidado e a importância dada pelo reparador... fuja dos que largam ele de qualquer maneira ou guardam na mesma gaveta/mala/pasta das outras ferramentas comuns...