[DÚVIDA] - Trambulador de cambio ruim e baixando água. Como reparar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, seu carro, apesar de pouca idade está bem rodado, parecendo ser carro de estrada... e com esta quilometragem começam a aparecer os problemas, que via de regra, são relativos apenas a manutenção.

Eu ia lhe sugerir ver os calços do motor/caixa, se o câmbio estivesse duro, mas se normalizou com a nova haste, foi apenas desgaste...

É, de fato, a água normalmente sobe um pouco e volta ao nível original a medida que o carro, parado, vai esfriando...

Uma coisa que muitos esquecem é de completar o nível com o motor ainda frio, mas funcionando... isto retira possíveis bolhas de ar no sistema.

Carro a álcool, só tive uma Belina com motor CHT, mas muito bom e econômico e nem tinha reservatório de gasolina para partidas no frio... pegava razoavelmente bem (Rio não faz tanto frio), mas nos carros atuais, os problemas de partida foram eliminados, embora muitos ainda tenham o famigerado reservatório.

Imagino que o normal seria o seu ligar e manter um giro um pouquinho elevado e ir diminuindo aos poucos (sem atuação no acelerador), mas se ele já parte quadrado, mesmo que estabilize dentro do 20/30s, pode estar havendo algum probleminha no atuador da marcha lenta, sensor da borboleta ou sonda lambda...já fez alguma análise com scaner? Algum registro de falha (lâmpada da injeção), ocorre?

Mesmo que não ocorra o alarme, existe a possibilidade de algum dos sensores estar funcionando no limite ou o atuador da ML sujo e com dificuldade de atuar rápido...isso não é prioritário, mas é bom ver o que está ocorrendo depois da prioridade da perda do líquido do arrefecimento...

O meu carro, apesar de mais velho (97), está com a quilometragem próxima da sua e eu nunca gostei da temperatura de trabalho dele (próximo de 100°), e depois de analisar muito (eu e vários reparadores), e nada concluir, acabei colocando o que chamam de "kit verão", que nada mais é do que instalar um cebolão convencional e eu escolhi a temperatura de trabalho entre 90° e 95° (o regime original era entre 95° e 100° - visão do mostrador), e estou satisfeito agora.

Bem antes da instalação do kit, foi difícil, mas acabei descobrindo (eu não, um frentista de um posto onde parei para completar a água), um micro furo no radiador que quando muito quente espirrava um jato mais fino que uma agulha, em cima do motor quente...ou seja, não se via nada pingando.

Observe o carro ligado em ML, como o sistema se comporta da forma que eu disse anteriormente e acrescente também o seguinte...após o funcionamento de uns 20min. desligue o motor e escute... se ouvir borbulhamento seja dentro do expansor ou dentro do motor, seu carro está fervendo sim ou trabalhando no limite... o único barulho a ser ouvido é um possível escape de ar pela tampa do expansor fazendo o seu papel de permitir a saída do ar sob pressão (falando em tampa, a melhor que conheço é do fabricante Klick), nada encontrando, existe também a possibilidade de haver uma passagem de água pela junta do cabeçote, mas esta avaliação depende de compressor e instrumental que vc. certamente não tem, mas uma boa oficina sim.

Neste teste, as velas são retiradas e os pistões são posicionados no meio de seu curso...um ar comprimido com 100PSI, é injetado no lugar de cada vela e observa-se algumas coisas:
1 - Estanqueidade dos anéis de seguimento para a parte de baixo do motor.
2 - Estanqueidade para o sistema de escapamento
3 - Estanqueidade para o sistema de admissão
4 - integridade da junta do cabeçote

Se tudo estiver normal, o manômetro deverá indicar na pior das hipóteses 75PSI e na melhor das hipóteses 100PSI (este só ocorre em carros ZERO ou em motores recém retificados).

Valores inferiores a 75PSI, sinalizam a necessidade de retífica por desgaste natural ou por ruptura da parede entre um cilindro e outro (na câmara) ou ruptura da junta no espaço entre as duas câmaras ou ruptura da junta para alguma das cavidades de circulação do líquido de arrefecimento... e neste caso sairá ar para o sistema, aparecendo borbulhas exatamente no reservatório de expansão (que deve estar sem a tampa para o teste), que em funcionamento normal criará grande pressão no sistema e poderá também ajudar a expelir a água pela tampa (a probabilidade é pouca, mas tem que ser investigada).

Seja qual for o resultado, retorna o diagnóstico pra gente...


zequim82
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 08 2013f Dezembro 2013 01:53:07 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zequim82 »

O óleo esta novo, não acredito que sejá problema de junta pois pela quantidade de agua que já coloquei era pro óleo ter virado um melaço.
Não ascende a luz de anomalia do painel em nehuma condição. Amanha vou levar o carro na autorizada pra ver o que dá.
Quando tiver uma posição retornarei

Abs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

zequim82 escreveu:O óleo esta novo, não acredito que sejá problema de junta pois pela quantidade de agua que já coloquei era pro óleo ter virado um melaço.
Não ascende a luz de anomalia do painel em nehuma condição. Amanha vou levar o carro na autorizada pra ver o que dá.
Quando tiver uma posição retornarei

Abs
simples, se nao é junta ele vaza pra fora, se vaza pra fora ou vc ve, ou um dia vai aparecer uma marca de ferrugem por onde a agua escorre, o corsa é simples pq nao tem selo escondidos....
o golf tem um fela de um selo q fica atras da embreagem, o meu vazava por ali....a agua saia do bloco e ficava na embreagem, volante, nao ia pro chao, nao queimava dentro do motor nem nada, bem fela de achar, por sorte como disse no corsa nao tem selo escondido desse.....se nao queima dentro pela junta, ta vazando pra fora....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


zequim82
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 08 2013f Dezembro 2013 01:53:07 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zequim82 »

O vazamento de agua esta sendo pela tampa do reservatório. Sabado as autorizadas não funciona então levei o carro proximo de casa, o dono da oficina disse que o motor tava fervendo.
Deixou o motor esfriar, drenou a agua do sistema, colocou aditivo novo e fez sangria. O carro ficou melhor inclusive baixou a temperatura um pouco. Tive que completar a agua hoje.
Conversei com meu colega mecânico e vou retirar o cabeçote na 1º semana de janeiro.
A unica explicação para aumentar a pressão do sistema seria vazamento da compressão do motor,
vai ainda fazer alguns testes mas tudo indica algo em torno disso.
Mas é CENSURADO, óleo sem marca de agua, motor sem vazamento aparente.
Vou fazer logo esse trampo no cabeçote para matar a pau.
Esse colega teve um problema com um classic com 60000Km parecido com o meu mas o reservatorio de agua ficava com marca de óleo. No meu caso o reservatório esta perfeito.
Outra, rodo 100% no alcool e na 1º partida somente após a terceira tentativa que o motor pega.
Gostaria de saber se isso é normal em carro flex? Sabado coloquei R$ 20,00 de gasolina e completei de alcool e o carro ficou perfeito mas hoje a tarde ao sair do trampo o motor foi pegar na 4º ou 5º tentativa. Alguem pode dar umas dicas

Valeu


Avatar do usuário
MarcosPulso
:: Piquet ::
Mensagens: 295
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Novembro 2011 12:56:23 AM
Localização: Diadema - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosPulso »

Uma Dica...

Quando o motor estiver quente a agua vai fica com pressão no reservatorio, se estiver fazendo algum barulho de como se estive abrindo um refrigerante pode crer que esta na tampa o Problema, tambem tive esse pequeno problema.
Imagem

FOTOS: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96689

"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"


zequim82
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 08 2013f Dezembro 2013 01:53:07 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zequim82 »

Cara é exatamente isso, já troquei a tampa 2 vezes e nada.
Qual a pressão normal do sistema de arrefecimento? Tenho uma tampa sobrando aqui e vou fazer um esquema para medir a pressão do sistema.
Com o motor quente e desligado faz um barulho parecendo que esta vazando ar pela tampa mas não faz bolhas no reservatório.


Avatar do usuário
MarcosPulso
:: Piquet ::
Mensagens: 295
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Novembro 2011 12:56:23 AM
Localização: Diadema - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosPulso »

zequim82 escreveu:Cara é exatamente isso, já troquei a tampa 2 vezes e nada.
Qual a pressão normal do sistema de arrefecimento? Tenho uma tampa sobrando aqui e vou fazer um esquema para medir a pressão do sistema.
Com o motor quente e desligado faz um barulho parecendo que esta vazando ar pela tampa mas não faz bolhas no reservatório.
Bom a Tampa e o reservatório tem que ser ORIGINAIS,

e ai Ideia é não fazer barulho algum.
Imagem

FOTOS: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96689

"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"


zequim82
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 08 2013f Dezembro 2013 01:53:07 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zequim82 »

Vou comprar o conjunto original e eu vou trocar. Para sangrar o sistema tem que tirar o sensor de temperatura no cabeçote?


Avatar do usuário
MarcosPulso
:: Piquet ::
Mensagens: 295
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Novembro 2011 12:56:23 AM
Localização: Diadema - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosPulso »

Pra te falar a Verdade, eu nunca fiz o sangramento tenho medo de zuar alguma coisa rsrs

quem faz isso é meu Pai, mais pelo meus poucos conhecimentos, creio que não é necessário

a gente apenas desconecta as mangueiras do reservatório.

No meu coloquei tudo Original e parou o Problema.
Imagem

FOTOS: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96689

"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"


zequim82
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 08 2013f Dezembro 2013 01:53:07 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zequim82 »

Valeu Marcos


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”