Bom dia pessoal!
Então estou querendo comprar um Corsa Hatch, estava pesquisando entre o 1.4 e o 1.8, e percebi que a diferença de CV nas fichas técnicas não existe uma diferença gritante ... Será que compensa pegar o 1.8? Na prática há muita diferença? Estava vendo que ele é muito beberrão, mas bebe muito mais que o 1.4, ou compensa o esforço no 1.8, haha?
Abrçs!
[DÚVIDA] - Corsa Hatch 1.4 ou 1.8
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consumo quem manda é o pé....mais detalhes apenas nesses topicos....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=65945
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42386
tem mais, pra quem se ilude por numero de cvs, os 2 sao praticamente iguais, mas como motor nao se resume somente a isso, ai ja vira um livro bem longo....
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- José Leal
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Ajudando no livro. O 1.8 tem mais torque que o 1.4, então ele acaba sendo mais econômico, já que não precisa atolar o pé no acelerador para que o carro arranque/mantenha a velocidade. Só daí já compensa o 1.8. Na rodovia, essa vantagem fica ainda mais evidente.
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nessa ideia de cv coitado dos motores fire qnd sairam com seus humildes 55cvs q davam pau no corsa com 70cvs, firezinho com seu torque de 8,5 abundante em 2500rpms contra absurdos 8,8 do corsa, mas somente em 3200rpms, enquanto um esbanja seu piko cedo o outro somente quase 1K rpms mais tarde
um esta intimamente ligado ao outro, mas o torque maximo aparecer cedo é muito favoravel
"Motores com elevado valor de torque em rotação baixa representam excelente disponibilidade de potência nesta faixa de rotação, implicando elasticidade no motor."
existe toda uma matematica pra entender isso, mas o segredo é trabalhar ali entre rotacao de torque maximo e potencia maxima, dai esses motores de torque maximo muito elevado tem uma curta faixa "otimizada" pra trabalhar....
um otimo exemplo pra ilustrar
"motor VW boxer é bem adequada, sendo que a potência máxima desse motor é obtida a 4.200 rpm. Ou seja, a 4.200 rpm o VW a ar “entrega” todos os 57 cv. Considerando o torque de 11,8 m·kgf a 2.600 rpm, teremos que a 2600 rpm o motorzinho boxer produz 42,5 cv, temos veículos de 1.000 cm³, como, por exemplo, o Celta VHC-E, motor de 78 cv a 6.400 rpm com álcool e torque de 9,7 m·kgf a 3.000 rpm. Este motor nesta rotação estará produzindo 40,3 cv, ou seja, é menos potente a 3.000 rpm que um Fusquinha a 2.600 rpm! Só que enquanto o Fusca chega a 4.200 rpm e 57 cv, o Celta VHC-E vai até 6.400 rpm e desenvolve 78 cv, o que no final das contas fará a diferença em velocidade e desempenho. Só que para isso o propulsor GM precisa trabalhar “em alta” e o Fusca pode ser dirigido com rotações menores sendo, portanto, 4 marchas mais que o suficiente para o carrinho da VW enquanto devido à menor elasticidade do motor GM, mesmo com cinco marchas (menor queda de rotação entre as marchas), uma arrancada pode representar uma frustração dada a potência inferior em rotações baixas."
um esta intimamente ligado ao outro, mas o torque maximo aparecer cedo é muito favoravel
"Motores com elevado valor de torque em rotação baixa representam excelente disponibilidade de potência nesta faixa de rotação, implicando elasticidade no motor."
existe toda uma matematica pra entender isso, mas o segredo é trabalhar ali entre rotacao de torque maximo e potencia maxima, dai esses motores de torque maximo muito elevado tem uma curta faixa "otimizada" pra trabalhar....
um otimo exemplo pra ilustrar
"motor VW boxer é bem adequada, sendo que a potência máxima desse motor é obtida a 4.200 rpm. Ou seja, a 4.200 rpm o VW a ar “entrega” todos os 57 cv. Considerando o torque de 11,8 m·kgf a 2.600 rpm, teremos que a 2600 rpm o motorzinho boxer produz 42,5 cv, temos veículos de 1.000 cm³, como, por exemplo, o Celta VHC-E, motor de 78 cv a 6.400 rpm com álcool e torque de 9,7 m·kgf a 3.000 rpm. Este motor nesta rotação estará produzindo 40,3 cv, ou seja, é menos potente a 3.000 rpm que um Fusquinha a 2.600 rpm! Só que enquanto o Fusca chega a 4.200 rpm e 57 cv, o Celta VHC-E vai até 6.400 rpm e desenvolve 78 cv, o que no final das contas fará a diferença em velocidade e desempenho. Só que para isso o propulsor GM precisa trabalhar “em alta” e o Fusca pode ser dirigido com rotações menores sendo, portanto, 4 marchas mais que o suficiente para o carrinho da VW enquanto devido à menor elasticidade do motor GM, mesmo com cinco marchas (menor queda de rotação entre as marchas), uma arrancada pode representar uma frustração dada a potência inferior em rotações baixas."
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dando uma pesquisada sobre o tema achei uma citacao de um cidadao muito show
"Caminhões que o digam! Uma vez tive uma rara oportunidade de dirigir um caminhão Ford F-14000 com 9 ton de PBT, motor MWM 229 6 cilindros, aspirado, 131cv com 10 marchas (5 no cambio e 2 velocidades no diferencial - dirige-se cruzando marcha - 1 reduzida, 1 simples, 2 reduzida e por ai afora), veiculo projetado para 85km/h no máximo. É impressionante como em aclives, se o motorista souber "cambiar", ele aproveita a faixa de potencia ideal do motor (de 2000 até 2800rpms) e perde velocidade de maneira menos intensa nos aclives."
vejam, 131cv, potencia de muita carrinho por ai, puxando so 9ton nas costas......
"Caminhões que o digam! Uma vez tive uma rara oportunidade de dirigir um caminhão Ford F-14000 com 9 ton de PBT, motor MWM 229 6 cilindros, aspirado, 131cv com 10 marchas (5 no cambio e 2 velocidades no diferencial - dirige-se cruzando marcha - 1 reduzida, 1 simples, 2 reduzida e por ai afora), veiculo projetado para 85km/h no máximo. É impressionante como em aclives, se o motorista souber "cambiar", ele aproveita a faixa de potencia ideal do motor (de 2000 até 2800rpms) e perde velocidade de maneira menos intensa nos aclives."
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Motor
Cilindrada 1389 cm³ Potência 105 cv (A) 99 cv (G) a 6000 rpm
Combustível Flex Torque 13,4 kgfm (A) 13,2 kgfm (G) a 2800 rpm
Peso/potência 9,80 kg/cv Torque específico 9,65 kgfm/litro
Peso/torque 76,79 kg/kgfm Potência específica 75,59 cv/litro
Motor
Cilindrada 1796 cm³ Potência 114 cv (A) 112 cv (G) a 5600 rpm
Combustível Flex Torque 17,7 kgfm (A) 17,7 kgfm (G) a 2800 rpm
Peso/potência 9,40 kg/cv Torque específico 9,86 kgfm/litro
Peso/torque 60,56 kg/kgfm Potência específica 63,47 cv/litro
A diferença não é gritante. EU, tenho 1.4. Sou suspeito. Mas pela pouca diferença eu pegaria o Corsa 1.4, por ser mais novo. Queira ou não, são alguns anos de diferença, ainda mais se pensa em financiar. Calcule a idade que cada um deles terá no fim do pagamento total.
O 1.4 tem as primeiras marchas mais curtas, compensando levemente a diferença de potência na cidade.
Pese aí o que preferir. Mas não tem tanta diferença quanto imagina.
Cilindrada 1389 cm³ Potência 105 cv (A) 99 cv (G) a 6000 rpm
Combustível Flex Torque 13,4 kgfm (A) 13,2 kgfm (G) a 2800 rpm
Peso/potência 9,80 kg/cv Torque específico 9,65 kgfm/litro
Peso/torque 76,79 kg/kgfm Potência específica 75,59 cv/litro
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Combustível Flex Torque 17,7 kgfm (A) 17,7 kgfm (G) a 2800 rpm
Peso/potência 9,40 kg/cv Torque específico 9,86 kgfm/litro
Peso/torque 60,56 kg/kgfm Potência específica 63,47 cv/litro
A diferença não é gritante. EU, tenho 1.4. Sou suspeito. Mas pela pouca diferença eu pegaria o Corsa 1.4, por ser mais novo. Queira ou não, são alguns anos de diferença, ainda mais se pensa em financiar. Calcule a idade que cada um deles terá no fim do pagamento total.
O 1.4 tem as primeiras marchas mais curtas, compensando levemente a diferença de potência na cidade.
Pese aí o que preferir. Mas não tem tanta diferença quanto imagina.
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SemControle, onde vc obteve esses dados? Não sei se foi erro de digitação de quem produziu o texto, mas, como vc deve bem saber, para aparecer os 9,7kgfm do Celta, tem que estar girando a 5200RPM. A 3000RPM, certamente o torque estará bem aquém desse valor.SemControle escreveu:(...)Celta VHC-E, motor de 78 cv a 6.400 rpm com álcool e torque de 9,7 m·kgf a 3.000 rpm.(...)
Awaked, realmente a diferença de torque entre o 1.4 e o 1.8 é pouca. E como essa força toda aparece na mesma rotação, acaba sendo vantajoso mesmo o 1.4, não só pela idade, mas pelo consumo, que teoricamente será menor.
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peguei um comentario sobre esses debates, se for atras é o q mais acha sao longas conversas sobre o q mais importa, qnd na verdade sao totalmente ligados um ao outro, tendo vantagens qnd o torque aparece cedo e a potencia mais tarde pra uma longa faixa de trabalho do motor....
nao resolve nada ter um motor q desenvolve um piko de 300cvs em 8K rpms, e o torque maximo aparece em 8,2K, é mais facil usar um motor com seu torque em 2K rpms e seus 50cvs de piko la nos 5K rpms
igual na historia do caminhao, achei pouquissima potencia pro caminhao, porem o segredo esta realmente no cambio
nao resolve nada ter um motor q desenvolve um piko de 300cvs em 8K rpms, e o torque maximo aparece em 8,2K, é mais facil usar um motor com seu torque em 2K rpms e seus 50cvs de piko la nos 5K rpms
igual na historia do caminhao, achei pouquissima potencia pro caminhao, porem o segredo esta realmente no cambio
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falou tudo SemControle,
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O 1.4 é beberrão, e o 1.8 consegue ser pior ainda no consumo. Meu amigo tinha um corsa 1.8, não conseguia fazer mais do que 9 km/l de gasolixo na cidade.
O meu é o 1.4 e acho o desempenho dele muito bom por ser baixa cilindrada. Já cronometrei 0 a 100km/h em 10 segundos com alcool é claro. O 1.8 acredito eu que dê pra fazer em uns 9,5 segundos.
Apesar do torque do 1.8 ser maior, ele vai carregar um carro mais pesado. Me assustei quando vi que o corsa 1.8 pesa 1150kg, quase o mesmo peso do astra 2.0 (1180kg) Pelo fato desse bloco 1.8 ser bem mais pesado que o 1.4, a diferença acaba sendo bem pouca.
A grande vantagem do 1.8 é dentro da cidade, que mais importa torque do que potência. Na estrada pode ter certeza que os dois vão andar praticamente juntos pelo fato da potência ser muito parecida.
O meu é o 1.4 e acho o desempenho dele muito bom por ser baixa cilindrada. Já cronometrei 0 a 100km/h em 10 segundos com alcool é claro. O 1.8 acredito eu que dê pra fazer em uns 9,5 segundos.
Apesar do torque do 1.8 ser maior, ele vai carregar um carro mais pesado. Me assustei quando vi que o corsa 1.8 pesa 1150kg, quase o mesmo peso do astra 2.0 (1180kg) Pelo fato desse bloco 1.8 ser bem mais pesado que o 1.4, a diferença acaba sendo bem pouca.
A grande vantagem do 1.8 é dentro da cidade, que mais importa torque do que potência. Na estrada pode ter certeza que os dois vão andar praticamente juntos pelo fato da potência ser muito parecida.
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