Amigos, boa noite!!! Sou membro recente aqui do clube e estou gostando muito, já que as opiniões de vcs me ajudaram muito a escolher o corsa.
Meu problema é o seguinte: acabei de comprar um Corsa Wagon GLS 1.6 8V ano 2000, completíssimo, com todos os opcionais funcionando e tudo, mas estou com um problema. Percebi que no trânsito intenso (engarrafamentos da obra do BRT - quem é do RJ sabe) a temperatura no painel chega a mais de 100 ºC; isso é contínuo, e só melhora quando começo a andar e "pegar vento" de frente. Observei que o tal segundo estágio da ventoinha não arma de jeito nenhum, e fica só naquele ventinho fraco, mesmo com 100 ºC.
Devido a esse problema fiquei com medo de usar o carro e principalmente ligar o ar condicionado; mas hoje andando com minha esposa ela ligou o ar e percebi que imediatamente a ventoinha armou o segundo estágio e baixou a temperatura pra um pouco menos de 95 ºC, que acho ser o ideal.
Minhas dúvidas são:
1 - isso é normal (só armar o segundo estágio com o ar ligado)?
2 - se não é normal, alguém tem alguma ideia de qual possa ser o defeito?
3 - quais as implicações de rodar um tempo com o motor nesta temperatura? não pretendo ficar andando com o carro com problema. mas não tenho como saber como a antiga dona usava. Tenho medo de já ter danificado alguma coisa séria (e mais cara).
Agradeço a galera que puder ajudar!!!
[DÚVIDA] - Aquecimento Corsa Wagon GLS
- Antonio Chanca
- :: Wind ::
- Mensagens: 9
- Registrado em: Terça-feira 03 2013f Setembro 2013 01:01:41 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2837
- Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 2001
Tenho exatamente a mesma situação na minha Wagon com o mesmo motor.
Já fiz várias tentativas de baixar a temperatura e até agora foram em vão.
A sua ventoinha aciona com quantos graus? A minha aciona com 97º
Vamos conversando...
Já fiz várias tentativas de baixar a temperatura e até agora foram em vão.
A sua ventoinha aciona com quantos graus? A minha aciona com 97º
Vamos conversando...
- Antonio Chanca
- :: Wind ::
- Mensagens: 9
- Registrado em: Terça-feira 03 2013f Setembro 2013 01:01:41 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Ikaro,Ikaro escreveu:Tenho exatamente a mesma situação na minha Wagon com o mesmo motor.
Já fiz várias tentativas de baixar a temperatura e até agora foram em vão.
A sua ventoinha aciona com quantos graus? A minha aciona com 97º
Vamos conversando...
A ventoinha arma o primeiro estágio com aproximadamente 98 ºC; só que ela não consegue esfriar o motor e a temperatura continua subindo até atingir o mostrado na foto acima, que está um pouco acima do 100 ºC. O tal segundo estágio sem o ar ligado parece que não funciona, ou funciona pouco, pois quase não percebo ele armar, e quando arma fica por pouco tempo. Já quando ligo o AC é praticamente instantâneo: o segundo estágio entra na mesma hora, e mesmo com o carro em condições severas (engarrafamento, por exemplo) ele consegue baixar a temperatura.
Dei uma verificada hoje no radiador e parece que a antiga dona era cuidadosa; a água estava com aditivo de cor rosa, e quando esgotei um pouco não saiu sujeira. A água também está circulando, pois verifiquei as duas mangueiras e ambas estão quentes.
Será que pode ser válvula termostática?
Feliz recente proprietário de um Corsa Wagon GLS!!!
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 2837
- Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 2001
Antonio,
No meu carro é a mesma coisa, arma lá pelos 97º~98° e o segundo estágio só percebo com o ar ligado também. Essa semana peguei um painel emprestado e ele marcava 94º quando o primeiro estágio acionou, estou pra verificar se meu painel não está com defeito e marcando errado.
Você pode trocar a válvula termostática sim, normalmente é a maior vilã nesses casos, já troquei a minha duas vezes, e deu uma melhorada. Mas ainda acho que tem coisa errada.
Aproveita e faz uma limpeza no seu sistema de arrefecimento e põe um aditivo novo e veja se melhora!
Depois traga o retorno aqui para sabermos.
Separa um tempinho e dá uma lida nesse tópico também: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32120
No meu carro é a mesma coisa, arma lá pelos 97º~98° e o segundo estágio só percebo com o ar ligado também. Essa semana peguei um painel emprestado e ele marcava 94º quando o primeiro estágio acionou, estou pra verificar se meu painel não está com defeito e marcando errado.
Você pode trocar a válvula termostática sim, normalmente é a maior vilã nesses casos, já troquei a minha duas vezes, e deu uma melhorada. Mas ainda acho que tem coisa errada.
Aproveita e faz uma limpeza no seu sistema de arrefecimento e põe um aditivo novo e veja se melhora!
Depois traga o retorno aqui para sabermos.
Separa um tempinho e dá uma lida nesse tópico também: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32120
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 260
- Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Prezados,
Não sei se todos compartilham da mesma opinião, mas eu acredito que até os 100º não danifica. Só não pode é passar daí.
No meu, as duas ventoinhas entram juntas, mesmo na velocidade 1. Como só meu Classic tem ar, e como o marcador de temperatura não possui números, mas somente traços, a ventoinha vai na velocidade 1 até bem perto do traço do meio, que eu acredito ser a marca dos 100º. mas um pouco antes dali, elas já entram na velocidade 2 pra tentar abaixar a temperatura. Quando o ponteiro chega no traço do meio, o carro tb desliga o ar sozinho, e continua com as ventoinhas ligadas no máximo até a temperatura cair. Pude perceber isso PQ tive problemas com meu radiador, e o carro aquecia.
Ainda mais em se tratando de transito pesado, como é o caso do amigo no engarrafamento, configura uso severo, e é normal maior aquecimento do que andando em transito livre. Só preste a atenção para o ponteiro não passar dos 100 e ir para zona vermelha. Se perceber que está indo além do normal, pare imediatamente e espere esfriar para não agravar o problema.
A VT e a bomba dágua tb podem ajudar a diminuir o problema. o ideal e colocar a VT da marca Mahle, e a bomba das marcas Delphi ou Urba. Caso a água esteja muito suja, é legal trocar o sensor de temperatura e por aditivo na água para ajudar na conservação e manutenção do sistema. No caso de a ventoinha só entrar na 1, seria bom ir a um eletricista para ele testar a parte elétrica. Pode ser que o segundo estágio esteja com problemas.
Não sei se todos compartilham da mesma opinião, mas eu acredito que até os 100º não danifica. Só não pode é passar daí.
No meu, as duas ventoinhas entram juntas, mesmo na velocidade 1. Como só meu Classic tem ar, e como o marcador de temperatura não possui números, mas somente traços, a ventoinha vai na velocidade 1 até bem perto do traço do meio, que eu acredito ser a marca dos 100º. mas um pouco antes dali, elas já entram na velocidade 2 pra tentar abaixar a temperatura. Quando o ponteiro chega no traço do meio, o carro tb desliga o ar sozinho, e continua com as ventoinhas ligadas no máximo até a temperatura cair. Pude perceber isso PQ tive problemas com meu radiador, e o carro aquecia.
Ainda mais em se tratando de transito pesado, como é o caso do amigo no engarrafamento, configura uso severo, e é normal maior aquecimento do que andando em transito livre. Só preste a atenção para o ponteiro não passar dos 100 e ir para zona vermelha. Se perceber que está indo além do normal, pare imediatamente e espere esfriar para não agravar o problema.
A VT e a bomba dágua tb podem ajudar a diminuir o problema. o ideal e colocar a VT da marca Mahle, e a bomba das marcas Delphi ou Urba. Caso a água esteja muito suja, é legal trocar o sensor de temperatura e por aditivo na água para ajudar na conservação e manutenção do sistema. No caso de a ventoinha só entrar na 1, seria bom ir a um eletricista para ele testar a parte elétrica. Pode ser que o segundo estágio esteja com problemas.
- Antonio Chanca
- :: Wind ::
- Mensagens: 9
- Registrado em: Terça-feira 03 2013f Setembro 2013 01:01:41 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Amigos, boa tarde.
Conversei com a antiga proprietária e ela informou que sempre foi assim e nunca deu problema!!! de qualquer forma, no próximo sábado vou ao mecânico pedir para verificar; na próxima semana posto aqui o resultado.
Conversei com a antiga proprietária e ela informou que sempre foi assim e nunca deu problema!!! de qualquer forma, no próximo sábado vou ao mecânico pedir para verificar; na próxima semana posto aqui o resultado.
- Antonio Chanca
- :: Wind ::
- Mensagens: 9
- Registrado em: Terça-feira 03 2013f Setembro 2013 01:01:41 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Amigos, boa noite!!!Antonio Chanca escreveu:Amigos, boa tarde.
Conversei com a antiga proprietária e ela informou que sempre foi assim e nunca deu problema!!! de qualquer forma, no próximo sábado vou ao mecânico pedir para verificar; na próxima semana posto aqui o resultado.
Como prometido trago aqui o retorno do meu problema.
Levei o carro ao mecânico hoje a tarde, e após um bom tempo tentando descobrir o problema "decidimos" que o mais provável era a Válvula termostática; como já era tarde e não havia mais nenhuma auto-peça aberta decidimos por retirá-la e ver como o carro iria se comportar. Simulei durante cerca de uma hora condições de engarrafamento (anda/pára - 1º e 2º marchas) e o máximo que o carro chegou foi bem encima da marca dos 100 ºC, e não passou disso. No dia anterior a temperatura tinha chegado fácil aos 102/103 ºC, então parece que houve alguma melhora sem a válvula termostática. O carro manteve-se em média nos 97/98 ºC, só alcançado o 100 ºC quando subi ladeira.
Antes que a galera me crucifique, sei que a VT é importante e não pretendo deixar o carro sem ela. Assim que tiver um dia de folga vou comprar e instalar (eu mesmo talvez, agora que já vi como faz...rsrsrs)
Gostaria da opinião da galera se essa temperatura que consegui parece normal ou ainda está alto. Lembro que antes estava passando fácil dos 100 ºC, e agora só chegou no 100 com um uso muito severo, e mesmo assim foi rápido e baixou logo em seguida para cerca de 97 ºC.
Fico no aguardo das opiniões
Feliz recente proprietário de um Corsa Wagon GLS!!!
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1010
- Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2002
Amigo, existe um tópico fixo (o primeiro desta seção) imenso sobre essa discussão dos 100 graus.
Creio que possa ajudar nas conclusões.
Acho que mesmo trocando a válvula termostática, bomba d'água , sensores tudo original , vc não vai ter um painel marcando 95 graus constantes (ou 1/2) digo quando vc pega engarrafamentos naquele anda e para constante ou simplesmente parado, complicando ainda mais naquele sol escaldante que levanta aquele vapor quentíssimo do asfalto. O que não é normal seria passar dos 100 graus e a ponto de vc encostar e desligar o carro quando atingir a faixa vermelha do marcador.
Realmente é de deixar qualquer um aflito essa oscilação quando estamos com nossos corsas B em engarrafamentos. O ponteiro fica subindo até os 98, 99 graus e depois aciona a ventoinha (as duas se seu carro tem ar condicionado na prmeira fase) e a temperatura baixa até 95 graus por aí e volta a subir. Realmente é assustador porém normal desde que não ultrapasse os 100 graus. Pra mim foi cagada da GM ter permitido essa brincadeira do ponteiro ficar oscilando assim testando nossos nervos. Lembrando isso só ocorre em engarrafamentos, transito muito pesado, etc.
Creio que possa ajudar nas conclusões.
Acho que mesmo trocando a válvula termostática, bomba d'água , sensores tudo original , vc não vai ter um painel marcando 95 graus constantes (ou 1/2) digo quando vc pega engarrafamentos naquele anda e para constante ou simplesmente parado, complicando ainda mais naquele sol escaldante que levanta aquele vapor quentíssimo do asfalto. O que não é normal seria passar dos 100 graus e a ponto de vc encostar e desligar o carro quando atingir a faixa vermelha do marcador.
Realmente é de deixar qualquer um aflito essa oscilação quando estamos com nossos corsas B em engarrafamentos. O ponteiro fica subindo até os 98, 99 graus e depois aciona a ventoinha (as duas se seu carro tem ar condicionado na prmeira fase) e a temperatura baixa até 95 graus por aí e volta a subir. Realmente é assustador porém normal desde que não ultrapasse os 100 graus. Pra mim foi cagada da GM ter permitido essa brincadeira do ponteiro ficar oscilando assim testando nossos nervos. Lembrando isso só ocorre em engarrafamentos, transito muito pesado, etc.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 16867 Exibições
-
Última mensagem por Gean custodio
-
- 1 Respostas
- 3045 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 18 Respostas
- 15119 Exibições
-
Última mensagem por souzabone
-
- 2 Respostas
- 917 Exibições
-
Última mensagem por Sumakibru
-
- 8 Respostas
- 2135 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 649 Exibições
-
Última mensagem por Horácio
-
- 1 Respostas
- 6723 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 901 Exibições
-
Última mensagem por julianohenz
-
- 3 Respostas
- 3712 Exibições
-
Última mensagem por militen
-
- 1 Respostas
- 1577 Exibições
-
Última mensagem por sousaman