[DÚVIDA] - respiro/ventilação do motor EFI

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - respiro/ventilação do motor EFI

Mensagem por JulioAraujo »

Bom dia a todos,

Alguém manja desse sistema do EFI?

É composto basicamente pelas mangueiras primária/secundária que vão para o TBI e filtro da tampa de valvulas?

Existe outra mangueira que sai da tampa de valvulas e vai para o coletor de escape se não me engano, tem aparência de nova, parece que alguém andou fuçando antes de eu comprar o carro.

olhando pelo cep chev tem um tudo de respiro que não há código pra ele.

Fiquei curioso com isso e pelo que pesquisei achei só do MPFI.

Nem vou falar da vergonha que tá o sistema....em breve posto imagens....


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é mais fácil postar uma foto pq fica fácil quem tem um motor igual pode dar uma luz até sobre outras coisas, já vi problemas nesse sistema por mangueira invertida
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

vou ver se consigo tirar hoje a noite.

aqui não dá pra hospedar imagem se nao pegaria uma foto do motor efi pela net a fora e faria os circulos nas mangueiras.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

As mangueiras do sistema de ventilação do motor são:
90325594 - mangueira secundária de ventilação do motor. Sai da tampa de válvulas e vai para o TBI, antes da borboleta;
90466959 - mangueia primária de ventilação do motor. Sai da tampa de válvulas e vai para o coletor de admissão;
(sem número) - Tubo de ventilação do motor. Sai do bloco do motor e entra na mangueira 90409191 - mangueira de ventilação do motor. Esta entra na tampa de válvulas.
O tubo de ventilação tem suas conexões melhor visualizadas no motor do VectraB 16V (número 90501294).

A mangueira que vc está falando que sai do coletor de escape deve ser a 90499905 - mangueira do filtro de ar à câmara de calor. Ela é somente encaixada na capa que fica sobre o coletor de escape e serve para aquecer o ar admitido na fase fria do motor.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

José leal tirando a secundária e a primária, as outras podem entupir com borra?

foi esse tubo que eu disse que tá sem código, primeiro tem uma mangueira, depois conecta no tubo.

Obrigado


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

O tubo e a mangueira da ventilação do motor podem entupir com borra. Mas devido ao diâmetro, vai ser bem mais difícil.

A mangueira de captação de ar quente para o filtro de ar é impossível de entupir. Afinal, passa somente ar por ela.

[OFF]Como é que o pessoal da concessionária sabe qual número do tubo de ventilação, se não tem no CEPChev?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Entendi, joguei aqui no excel com as manutenções previstas kkk

valeu

bom sobre o cepchev, o deles é online, bem atualizado, talvez já tem ou simplesmente não trocam isso, vai saber...


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Recomenda-se a limpeza do sistema de ventilação do carter a cada revisão (10000KM). Já aproveita e coloca a limpeza das mangueiras no mesmo prazo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

eu achei interessante trocar as mangueiras, cada uma ta em torno de 25 reais, acredito que nunca foram trocadas. aquela fina que vai para o tbi sei lá, muito fininha, não sei se dá pra limpar.

qual o procedimento para limpar as mangueiras?


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

10 mil?? kkkk

uma vez um colega abriu o capo de um corsa classic 2002, 1.6 8v automatico....a tampa de valvula tinha uns 2 kilos de borra em volta, principalmente perto das polias...incrivel como os carros rodam sem manutenção...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”