[DÚVIDA] - Como planejar e executar a manutenção PESADA no meu Corsa C?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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clark kent
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[DÚVIDA] - Como planejar e executar a manutenção PESADA no m

Mensagem por clark kent »

Olá Pessoal,

Tenho um corsa Maxx 2010/2011 com 90mil km rodados (sim..eu rodo muitoooo =))

Acontece que até hoje, vim fazendo as manutenções basicas (oleo...filtros..correias) no seu devido tempo, e nunca tive nenhum tipo de problema com o meu possante.

Sei que agora preciso gastar uma grana boa, pretendo dar uma manutenção geral nos amortecedores, freios e pneus.

Quanto aos pneus, eu já os comprei, preciso apenas instala-los...isso não é problema. O problema msm é a parte mecanica.

Acontece que infelizmente não tenho um mecanico de conficança, porem, tenho o seguro da Porto Seguro.

A minha ideia é ir na Accioly, comprar todas as peças originais que preciso trocar, levar para os mecanicos da Porto, e eles trocam para mim.

A duvida é o seguinte: Visto a alta KM do meu carro, quais peças EXATAMENTE são recomendadas a troca?

Para o freio, vou trocar:

-Discos
-Pastilhas
-Fluido
O que mais preciso me preocupar?

Para o amortecedor:

-Amortecedores (os 4)
-Kit amortecedores (buchas e afins x4)
-Molas (É realmente necessario??)
O que mais devo trocar?

Valew ajuda ai pessoal.


awaked
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Mensagem por awaked »

clark kent, o normal é trocar as molas. Amortecedores tem vida média em 40.000 km, uns duram mais outros menos, depende de muita coisa. Mas pensando na recomendação de trocar as molas troca sim e troca não de amortecedor (40.000 km), com 90.000 km eu trocaria, até porque a mão de obra é a mesma e mola não é caro. Na base das molas atrás tem uma borracha, verificar estado, se ruim já troque, você mesmo enquanto o mecânico lida com outra coisa.

Nos amortecedores poucos trocam batente, mesmo bom quando desgastado ele força a DH. Não é aquelas borrachas que ficam na haste que muitos chamam de batente. To falando da peça no topo da torre, onde você pode ver o parafuso com o capô do carro aberto. É outra peça que já será tirada de qualquer forma pra trocar amortecedor, o custo fica só pela peça mesmo.

Por estar próximo dos 100.000 km eu trocaria óleo do câmbio. E trocaria também óleo da DH.

Teria que inspecionar os cubos de roda, alinhamento e balanceamento.
Eu trocaria a tampa de válvulas, a preta no topo do motor. Ela é de plástico, não dá pra limpar o respiro da ventilação de cárter, quando entope aumenta a pressão dentro do bloco, suja mais TBI e joga óleo pra queimar no cilindro, em casos extremos começa a vazar pela junta. Ou seja, por não ter como limpar melhor trocar, se fosse de metal era só desmontar e limpar conforme tutorial aqui mesmo. Inclusive essa manutenção consta no manual em intervalos bem menores e ninguém lembra de fazer, nem concessionárias.

Vai trocar a correia novamente? Se sim é uma boa hora pra trocar a bomba de água. Válvula termostática se o arrefecimento estiver 100% eu arriscaria mais tempo, mas a bomba já girou bastante. Mas isso dependendo da KM que trocou a correia da última vez e quando vai trocar da próxima vez, quem sabe pode aguardar. Nesse caso trocando o líquido do arrefecimento junto.

Filtro de ar, combustível, óleo, velas, cabo (se nunca trocou manda ver).

Verificar coxins e suportes do motor. Tem um abaixo do radiador bem na frente que gosta de abrir o bico. Se estiver tudo certo não precisa trocar preventivamente.

O carro vai ficar pronto pra mais 90.000 km.

Não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Faz só junto tudo que envolve a mesma mão de obra. Por exemplo amortecedor, se vai tirá-los já faz tudo 100%. Ter que desmontar tudo novamente e pagar tudo de novo depois de 20.000 km pra trocar a borracha que estava boa e ainda aguentava é prejuízo no meu ponto de vista. Que seja feito pra durar mais 90.000 sem dor de cabeça. Fica caro agora, mas economiza numa intervenção desnecessária no meio do caminho.


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