Olá Pessoal,
Tenho um corsa Maxx 2010/2011 com 90mil km rodados (sim..eu rodo muitoooo )
Acontece que até hoje, vim fazendo as manutenções basicas (oleo...filtros..correias) no seu devido tempo, e nunca tive nenhum tipo de problema com o meu possante.
Sei que agora preciso gastar uma grana boa, pretendo dar uma manutenção geral nos amortecedores, freios e pneus.
Quanto aos pneus, eu já os comprei, preciso apenas instala-los...isso não é problema. O problema msm é a parte mecanica.
Acontece que infelizmente não tenho um mecanico de conficança, porem, tenho o seguro da Porto Seguro.
A minha ideia é ir na Accioly, comprar todas as peças originais que preciso trocar, levar para os mecanicos da Porto, e eles trocam para mim.
A duvida é o seguinte: Visto a alta KM do meu carro, quais peças EXATAMENTE são recomendadas a troca?
Para o freio, vou trocar:
-Discos
-Pastilhas
-Fluido
O que mais preciso me preocupar?
Para o amortecedor:
-Amortecedores (os 4)
-Kit amortecedores (buchas e afins x4)
-Molas (É realmente necessario??)
O que mais devo trocar?
Valew ajuda ai pessoal.
[DÚVIDA] - Como planejar e executar a manutenção PESADA no meu Corsa C?
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clark kent, o normal é trocar as molas. Amortecedores tem vida média em 40.000 km, uns duram mais outros menos, depende de muita coisa. Mas pensando na recomendação de trocar as molas troca sim e troca não de amortecedor (40.000 km), com 90.000 km eu trocaria, até porque a mão de obra é a mesma e mola não é caro. Na base das molas atrás tem uma borracha, verificar estado, se ruim já troque, você mesmo enquanto o mecânico lida com outra coisa.
Nos amortecedores poucos trocam batente, mesmo bom quando desgastado ele força a DH. Não é aquelas borrachas que ficam na haste que muitos chamam de batente. To falando da peça no topo da torre, onde você pode ver o parafuso com o capô do carro aberto. É outra peça que já será tirada de qualquer forma pra trocar amortecedor, o custo fica só pela peça mesmo.
Por estar próximo dos 100.000 km eu trocaria óleo do câmbio. E trocaria também óleo da DH.
Teria que inspecionar os cubos de roda, alinhamento e balanceamento.
Eu trocaria a tampa de válvulas, a preta no topo do motor. Ela é de plástico, não dá pra limpar o respiro da ventilação de cárter, quando entope aumenta a pressão dentro do bloco, suja mais TBI e joga óleo pra queimar no cilindro, em casos extremos começa a vazar pela junta. Ou seja, por não ter como limpar melhor trocar, se fosse de metal era só desmontar e limpar conforme tutorial aqui mesmo. Inclusive essa manutenção consta no manual em intervalos bem menores e ninguém lembra de fazer, nem concessionárias.
Vai trocar a correia novamente? Se sim é uma boa hora pra trocar a bomba de água. Válvula termostática se o arrefecimento estiver 100% eu arriscaria mais tempo, mas a bomba já girou bastante. Mas isso dependendo da KM que trocou a correia da última vez e quando vai trocar da próxima vez, quem sabe pode aguardar. Nesse caso trocando o líquido do arrefecimento junto.
Filtro de ar, combustível, óleo, velas, cabo (se nunca trocou manda ver).
Verificar coxins e suportes do motor. Tem um abaixo do radiador bem na frente que gosta de abrir o bico. Se estiver tudo certo não precisa trocar preventivamente.
O carro vai ficar pronto pra mais 90.000 km.
Não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Faz só junto tudo que envolve a mesma mão de obra. Por exemplo amortecedor, se vai tirá-los já faz tudo 100%. Ter que desmontar tudo novamente e pagar tudo de novo depois de 20.000 km pra trocar a borracha que estava boa e ainda aguentava é prejuízo no meu ponto de vista. Que seja feito pra durar mais 90.000 sem dor de cabeça. Fica caro agora, mas economiza numa intervenção desnecessária no meio do caminho.
Nos amortecedores poucos trocam batente, mesmo bom quando desgastado ele força a DH. Não é aquelas borrachas que ficam na haste que muitos chamam de batente. To falando da peça no topo da torre, onde você pode ver o parafuso com o capô do carro aberto. É outra peça que já será tirada de qualquer forma pra trocar amortecedor, o custo fica só pela peça mesmo.
Por estar próximo dos 100.000 km eu trocaria óleo do câmbio. E trocaria também óleo da DH.
Teria que inspecionar os cubos de roda, alinhamento e balanceamento.
Eu trocaria a tampa de válvulas, a preta no topo do motor. Ela é de plástico, não dá pra limpar o respiro da ventilação de cárter, quando entope aumenta a pressão dentro do bloco, suja mais TBI e joga óleo pra queimar no cilindro, em casos extremos começa a vazar pela junta. Ou seja, por não ter como limpar melhor trocar, se fosse de metal era só desmontar e limpar conforme tutorial aqui mesmo. Inclusive essa manutenção consta no manual em intervalos bem menores e ninguém lembra de fazer, nem concessionárias.
Vai trocar a correia novamente? Se sim é uma boa hora pra trocar a bomba de água. Válvula termostática se o arrefecimento estiver 100% eu arriscaria mais tempo, mas a bomba já girou bastante. Mas isso dependendo da KM que trocou a correia da última vez e quando vai trocar da próxima vez, quem sabe pode aguardar. Nesse caso trocando o líquido do arrefecimento junto.
Filtro de ar, combustível, óleo, velas, cabo (se nunca trocou manda ver).
Verificar coxins e suportes do motor. Tem um abaixo do radiador bem na frente que gosta de abrir o bico. Se estiver tudo certo não precisa trocar preventivamente.
O carro vai ficar pronto pra mais 90.000 km.
Não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Faz só junto tudo que envolve a mesma mão de obra. Por exemplo amortecedor, se vai tirá-los já faz tudo 100%. Ter que desmontar tudo novamente e pagar tudo de novo depois de 20.000 km pra trocar a borracha que estava boa e ainda aguentava é prejuízo no meu ponto de vista. Que seja feito pra durar mais 90.000 sem dor de cabeça. Fica caro agora, mas economiza numa intervenção desnecessária no meio do caminho.
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