Eu imagino qual o problema... mas não tenho certeza.
No manual do Classic 2004 fala assim: SAE 5W30, SAE 15W40, SAE 15W50, SAE 20W40 ou SAE 20W50.
No 2003 é a mesma coisa? Não tenho ele aqui.
O motor sai de fábrica sempre com o óleo mais fino das opções mencionadas no manual. Pra economizar a galera vai pro 20w50 que o Gol 89 já usava.
Se o seu manual permite usar o 15w40, essa é a melhor escolha. Quanto mais fino o óleo melhor pro motor, desde que dentro do limite indicado, como já mencionado.
Usando óleo grosso ele demora pra subir na partida e desgasta tudo prematuramente. Alguns anos depois a GM parou de indicar essas viscosidades, adotando só a mais baixa.
Outra coisa, se for tucho, pode estar com dificuldade pra carregar, o 15w40 vai facilitar isso.
Além de tudo isso, pode trocar o SL por SM, que é bem melhor. O manual fala em SJ ou superior se não me engano. Ou seja, Pode usar SL, melhor ainda SM e o top é SN.
[DÚVIDA] - 1ª partida do dia
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mais nao vo joga fora esse oleo q acabei de trocar neh vo roda mais um pouco com ele dai vo faze um teste com 15W40 poder ser ipiranga ?
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mais nao eh mto fino meu corsa ta com 163 mil km dai nao tem perigo de queimar oleo ?Sonnyy escreveu:mais nao vo joga fora esse oleo q acabei de trocar neh vo roda mais um pouco com ele dai vo faze um teste com 15W40 poder ser ipiranga ?
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Sonnyy, não existe essa de engrossar óleo com a kilometragem alta, isso foi só pra vender mais óleo pra desavisado.
Se o motor pede 5w30, é pra usar 5w30 até fundir o motor com 300.000 km. Se ele começa a queimar óleo é porque tem problema, se tem problema o pessoal engrossa o óleo pra vender o carro e enganar o novo comprador.
Eu prefiro um motor queimando óleo do que engrossar o óleo, pensa no seguinte... seu corpo, tem um corte, você pode engrossar o sangue pra parar de vazar pelo corte. O problema é que com sangue grosso não vai chegar nos vasos mais finos e vai pesar pro coração, resolve um problema e cria outro. O motor do carro é exatamente assim, se queima óleo é porque ele passa pra câmara de combustão. Você engrossa o óleo e para de passar (parando de queimar), mas não vai chegar nas menores galerias como deveria sob pressão, força a bomba de óleo.
Se o motor pede 5w30, é pra usar 5w30 até fundir o motor com 300.000 km. Se ele começa a queimar óleo é porque tem problema, se tem problema o pessoal engrossa o óleo pra vender o carro e enganar o novo comprador.
Eu prefiro um motor queimando óleo do que engrossar o óleo, pensa no seguinte... seu corpo, tem um corte, você pode engrossar o sangue pra parar de vazar pelo corte. O problema é que com sangue grosso não vai chegar nos vasos mais finos e vai pesar pro coração, resolve um problema e cria outro. O motor do carro é exatamente assim, se queima óleo é porque ele passa pra câmara de combustão. Você engrossa o óleo e para de passar (parando de queimar), mas não vai chegar nas menores galerias como deveria sob pressão, força a bomba de óleo.
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Isso, na próxima troca mude. Lembre do tempo. É a km ou 6 meses. Se passar 6 meses deve trocar da mesma forma.Sonnyy escreveu:mais nao vo joga fora esse oleo q acabei de trocar neh vo roda mais um pouco com ele dai vo faze um teste com 15W40 poder ser ipiranga ?
Fino é 5w30 - 15w40 e 20w50 são bem próximos. Aqui está o pulo do gato, se passar a queimar com 15w40, mas parar o barulho é a prova de que o uso do 20w50 desde novo abreviou a vida do seu motor.Sonnyy escreveu:mais nao eh mto fino meu corsa ta com 163 mil km dai nao tem perigo de queimar oleo ?
- José Leal
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Mas a GM então está ajudando o povo a economizar, oferecendo somente o 5W30 e o 20W50? Provavelmente os "técnicos" devem ter percebido que o 20W50 casa melhor com o motor.awaked escreveu:(...)Pra economizar a galera vai pro 20w50 que o Gol 89 já usava.(...)
No Vectra (motor 2.2 16V), usava sempre o 15W50 mineral e nunca sequer lembrava de batida de tucho. Inventei de colocar o 15W40 semissintético e o motor passou a bater tucho, independente da temperatura. Voltei para o 15W50 e normalizou. Se colocasse o 20W50 tb não tinha problema. O óleo era Shell.
Não necessariamente... tem que saber as condições do seu motor: borras, pescador da bomba entupido, bomba de óleo fraca.Sonnyy escreveu:entendi entao se o 15w40 para de bater nao precisa trocar peças?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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awaked gostei da explicação utilizando a anatomia humana.....mais claro impossível.
Qdo entrei para o CC aprendi demais com esses caras da sessão de motores.
José Leal realmente as concessionárias fazem isso.....metem promoçao do 20w 50 e a maioria entra e eles tao amparado pelo manual se o cliente ficar em dúvida. Passei por isso no 1.4 2008 da minha mãe......questionei o mecanico da ccs ai ele disse que pra ir usando o 20.....mais pra frente se precisar usa o 5w30 ......rsrsrs mudei de mecanico dentro da própria ccs ai o outro já era nessa ideia do mais fino como o que sai de fabrica até o final da vida do motor........motor fumando nao precisa de óleo grosso, precisa de retifica.....resumindo como o carro dela tem 30 mil km, desde os 20 mil km voltou para o 5w30 de onde nunca deveria ter mudado.
Qdo entrei para o CC aprendi demais com esses caras da sessão de motores.
José Leal realmente as concessionárias fazem isso.....metem promoçao do 20w 50 e a maioria entra e eles tao amparado pelo manual se o cliente ficar em dúvida. Passei por isso no 1.4 2008 da minha mãe......questionei o mecanico da ccs ai ele disse que pra ir usando o 20.....mais pra frente se precisar usa o 5w30 ......rsrsrs mudei de mecanico dentro da própria ccs ai o outro já era nessa ideia do mais fino como o que sai de fabrica até o final da vida do motor........motor fumando nao precisa de óleo grosso, precisa de retifica.....resumindo como o carro dela tem 30 mil km, desde os 20 mil km voltou para o 5w30 de onde nunca deveria ter mudado.
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amigos vi um tal de shel helix 15w50 queria saber se da pra utilizar pois eh uma viscosidade boa enquanto quente e boa tbm no frio
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Sonnyy, pode... na verdade qualquer um dos mencionados acima e este por você vai ser um teste... na melhor das hipóteses o barulho para e ganha um pouco de alegria... na pior fica na mesma e sabe que tem manutenção pesada pela frente... mas pode ser esse sim.
No caso o "15" é o interessante no seu caso, justamente sobre o barulho.
No caso o "15" é o interessante no seu caso, justamente sobre o barulho.
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