[DÚVIDA] - Oleo motor
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[DÚVIDA] - Oleo motor
Eai galera estou com uma grande duvida meu corsa queimava oleo dai foi feito o cabeçote inteirinho pra nao queima suspeita dos vedadores dai o mecanico falou que a parte de baixo nao esta como deveria mais nao esta ruim nao ele falou que foi trocado aneis sem o brunimento devido ao dono anterior bom dai ele colocou no meu motor oleo 25w50 SL lubrax alta rodagem carro ta com 163000 ate td bem no outro dia fiquei pensando em voltar pro 20w50 e tive uma surpresinha nada agradavel fumaça azul pouca ao acelerar no mesmo dia eu troquei e voltei pro 25w50 SL e parou o consumo e a queima gostaria de saber se permanecer nesse oleo vai acarretar problemas ? Pois nao tenho grana pra fazer a parte de baixo. Lembrando q o 20w50 dura muito pouco 1 semana ja baixa e o 25w50 faz 1 mes e nao baixa
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Sonnyy, veja bem... o cabeçote e o bloco passaram pelas mesmas dificuldades durante o uso. Não tem como um cabeçote precisar de retífica e a parte de baixo estar 100%. Algumas vezes até tenta-se prorrogar a situação, seu caso, mas é difícil ser tão simples e isso você já percebeu.
O cabeçote foi retificado mesmo? Completo? Foi caro? Quando um cabeçote é retificado corretamente as folgas são eliminadas e ele vai apresentar um funcionamento bem melhor, o resultado é que vai forçar a pare de baixo que tem folgas de desgaste natural. É bem comum fazer o cabeçote e logo ter que fazer a parte de baixo.
Sobre isso te digo 2 coisas, quanto mais tempo demorar, pior e mais caro pode ficar o serviço devido ao tipo de serviço e componentes que precisarão de retifica ou troca. E a segunda coisa... pesquise... recentemente um membro de outro clube relatou que comprou o bloco e cabeçotes completos na concessionária novinho pelo mesmo preço da retífica, só que ele economizou na mão de obra. Resumindo, trocou o motor e economizou mesmo regularizando documentos.
Agora sobre o óleo é mais complexo. EU, minha opinião, prefiro manter o óleo correto mesmo que queimando do que engrossar o óleo. Quando engrossa o óleo você vai provocar desgaste prematuro nas partes altas do motor e inclusive forçar bomba de óleo e outros componentes. O óleo mais fino pode queimar, mas sobe lá rápido e cumpre o seu papel. Eu já trocaria de mecânico só pela sugestão dele de engrossar o óleo.
O cabeçote foi retificado mesmo? Completo? Foi caro? Quando um cabeçote é retificado corretamente as folgas são eliminadas e ele vai apresentar um funcionamento bem melhor, o resultado é que vai forçar a pare de baixo que tem folgas de desgaste natural. É bem comum fazer o cabeçote e logo ter que fazer a parte de baixo.
Sobre isso te digo 2 coisas, quanto mais tempo demorar, pior e mais caro pode ficar o serviço devido ao tipo de serviço e componentes que precisarão de retifica ou troca. E a segunda coisa... pesquise... recentemente um membro de outro clube relatou que comprou o bloco e cabeçotes completos na concessionária novinho pelo mesmo preço da retífica, só que ele economizou na mão de obra. Resumindo, trocou o motor e economizou mesmo regularizando documentos.
Agora sobre o óleo é mais complexo. EU, minha opinião, prefiro manter o óleo correto mesmo que queimando do que engrossar o óleo. Quando engrossa o óleo você vai provocar desgaste prematuro nas partes altas do motor e inclusive forçar bomba de óleo e outros componentes. O óleo mais fino pode queimar, mas sobe lá rápido e cumpre o seu papel. Eu já trocaria de mecânico só pela sugestão dele de engrossar o óleo.
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Pois é o mecanico relatou q aparte de baixo esta boa e ele queima muito pouco de manha soh uma fumacinha leve nada exagerado e nao sei se fico com 25 ou troco pro 20 estou pensativo soh nao quero que queime oleo e esse oleo resolveu meu problema nao sei o que fazer
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Como já expliquei. Pro seu motor é melhor queimar um pouco e lubrificar direito do que não queimar e não lubrificar direito, isso só vai acontecer quando o motor estiver frio, pois o 20w50 e o 25w50 são iguais com motor quente (50).Sonnyy escreveu:Pois é o mecanico relatou q aparte de baixo esta boa e ele queima muito pouco de manha soh uma fumacinha leve nada exagerado e nao sei se fico com 25 ou troco pro 20 estou pensativo soh nao quero que queime oleo e esse oleo resolveu meu problema nao sei o que fazer
Você decide se esconde a fumaça e ferra o cabeçote "novo" ou se deixa a fumaça e evita piorar mais rápido a situação.
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Se o óleo grosso não entra na câmara de combustão pela folga, também não entra em locais pequenos mas que deveria entrar ou pelo menos vai demorar até o motor esquentá-lo para desempenhar seu trabalho, enquanto isso o motor trabalha mal lubrificado.
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mas tao grave usar oleo 25w50 em um carro com 163000 km pois ja esta bem rodado e esse oleo se assentou bem no motor
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Bate tucho porque tem desgaste neles, se o cabeçote foi retificado poderiam ter trocado os tuchos. Esse desgaste é provocado justamente por falta de lubrificação nos primeiros segundos. Culpa de óleo grosso demais ou a não troca do óleo certo nos prazos corretos.Sonnyy escreveu:mas bate tucho por no maximo 2 segundos quando liga depois nehnhum barulho
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Gravíssimo não é, mas é errado. Um motor com 163.000 não é tão rodado. Motores passam facilmente dos 300.000 km quando existe cuidado com o óleo e arrefecimento sem nunca serem abertos, como o seu já foi.Sonnyy escreveu:mas tao grave usar oleo 25w50 em um carro com 163000 km pois ja esta bem rodado e esse oleo se assentou bem no motor
Não tem como enxergar ou ver se o óleo "assentou" no seu motor. Apenas parou de queimar óleo porque ele grosso demais pra chegar onde deveria.
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