[DÚVIDA] - Motor parado 6 meses. O q verificar?

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diegomedeiros
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[DÚVIDA] - Motor parado 6 meses. O q verificar?

Mensagem por diegomedeiros »

Amigos, boa noite...

Como podem perceber, sou novo no fórum. hehe meu primeiro post... Bom, vim aqui ver se alguém pode me ajudar com algumas dúvidas, procurei em uma boa parte do fórum na parte de motor, e não encontrei algo exatamente referente a isso... Então abri esse tópico, desculpem se fiz errado!

Enfim, vamos lá... galera meu Corsa Hatch 1.0 2003/2003 ficou por volta de 6 meses parado, sem ligar, em uma oficina para reparos. Hoje finalmente consegui pega-lo! Gostaria de informar que o cabeçote do motor foi feito a uns 8 meses atrás, válvulas, tudo retifica... pois havia estourado a correia dentada. Após fazer a parte de cima do motor, andei 2 meses com o carro e acabei a colidir com outro carro na parte da frente, então, por esse motivo meu corsinha ficou 6 meses parado.

O que aconteceu... Bom, ao ligar o carro percebi um barulho tipo de "pipocando" e o motor não está desenvolvendo muito bem, ele anda normal, desenvolve as marchas, mas, parece que esta meio mole... imagino que esteja relacionado ao tempo que ele ficou parado, pois, havia acabado de fazer o motor. Gostaria de saber o que pode ser isso... pois sou leigo no assunto de mecanica e não quero usar o carro assim e me arriscar a passar por perrengue de volta... Quais são os cuidados que devo tomar como motor, e, que tipo de manutençoes devo fazer de imediato? Outra coisa, andei com o carro por algum tempo sem o filtro de ar... isso pode ter causado algum dano ao motor???

Galera, obrigado desde já! E mais uma vez, me desculpem se já tem um post relacionado a isso, mas não encontrei. Forte abraço!!![/b]
Rorion
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Mensagem por Rorion »

Amigo, a começar pela gasolina que estava no tanque e quantidade, pelo tempo já deu uma envelhecida, se foi a comum e de posto sem bandeira, o negócio fedeu. Quando vc acordou o motor de hibernação, foi gasosa velha na tubulação, passou pelo filtro já meio saturado e chegou lá nos bicos que tb já deveriam estar encrustados pela falta de uso. Aí não tem outra, carro não apresenta desempenho satisfatório. Por aí vai...
diegomedeiros
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Mensagem por diegomedeiros »

Sim, imaginei que o carro ter ficado todo esse tempo sem uso teria algumas consequencias, porém, o que devo fazer para o motor voltar? Tenho de trocar alguma coisa, fazer limpeza de bicos?! O que mais?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

primeiro parabéns pela brilhante ideia de andar sem o filtro.....ai engole um pedregulho pra ter q parado mais 6 meses pra fazer o motor, e diz q não tem sorte na vida.....
se o problema não for justamente esse já, pode ser q trocar óleo/combustível filtros limpeza dos bicos já ajude em algo
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diegomedeiros
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Mensagem por diegomedeiros »

realmente a idéia foi brilhante, mas, precisava do carro pra trabalho e tava sem tempo de ir atrás disso.. Enfim amigo, se entrou poeira no motor, o que fazer? são danos irreversiveis? realçando que o motor está desenvolvendo, apenas parece que na arrancada está "pipocando"

Abraço!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

a questão não é entrar poeira, poeira muito muito pequena entra.....passam pela malha do filtro.....agora sem filtro o motor vai sugando, se suga um grão de areia, algo solido vai riscar as camisas, pistao ai já era......
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então amigo, eu começaria pelo básico, que de qualquer maneira teria que fazer mesmo independente de defeito: trocar óleo e seu filtro.
A questão de limpeza de bicos, vc teria que refletir se antes da hibernação do propulsor havia colocado gasolina podium da petrobrás (baixíssima probabilidade) no tanque e deixado no mínimo com meio tanque. Se tem a conduta de abastecer com gasolina aditivada de posto de bandeira e no preço de mercado e faz as manutenções básicas de troca de filtros, ligando o carro após esses 6 meses e pegando uma rodovia, toda a linha de combustível se limparia e a pequena encrustação que porventura tivesse se dissolveria e seria queimada na câmara de combustão. Mas se esse não foi o caso, é uma outra linha de atuação, limpeza de bicos e troca do filtro de combustível. Seria bom já inspecionar as velas e cabos e se já tiverem detonados trocar. Creio que já ficaria bom, mas mesmo assim precisa acompanhar pois esse lance de ter rodado sem filtro de ar é realmente contar com a sorte de não ferrar o motor.
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Mensagem por CJ »

Acho que o básico é troca de óleo, filtros de óleo e combustível e limpeza dos bicos e das velas. Depois vai andando com ele sem forçar demais no começo. Pode acontecer também dos retentores de válvulas racharem, e aí tem que trocar, vc vai perceber pela fumaça na hora da partida e na hora de uma subida longa.
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Mensagem por awaked »

O combustível deve estar podre também, abasteceu quanto? Ou seja, quanto de gasolina velha tem no tanque?
CJ
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Mensagem por CJ »

awaked escreveu:O combustível deve estar podre também, abasteceu quanto? Ou seja, quanto de gasolina velha tem no tanque?
Bem lembrado!
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