Estava conversando com alguns amigos e alguns deles me informaram que se mudar o aro das rodas do carro original por algum outro maior, vai comprometer o desempenho do carro, forçar o motor e consequentemente, diminuir a vida útil do motor, dando problemas em até mesmo "bater" e ter que fazer.
Minha dúvida é para os senhores que tem mais preparo para com carros alterados, se essa informação procede?
Tenho um corsa classic prata 2011 que veio com rodas originais aro13' e quero usar 15'. Vai comprometer o meu carro a ponto de forçar o motor (1.0) ao ponto de dar problemas?
[DÚVIDA] - Alteração de Rodas afetam o carro?
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moacirzinho, depende... eles exageraram um pouco, ou você exagerou quando falou as medidas que imaginou pra eles,,, kkk....
O motor corta o giro pra evitar problemas, o único problema por rotação elevada é uma redução de marchas errada, Por isso se reduz de 1 em 1 e sem exageros.
A melhor coisa pra proteger o motor é trocar sempre o óleo com filtro pelo óleo certo indicado no manual e no tempo certo, no seu caso 5w30 SL trocados a cada 5000 km ou 6 meses. Mesmo se rodar só 100 km em 6 meses troque o óleo, depois da primeira vez que é usado ele se contamina com o combustível e vai perdendo a eficiência por oxidação química.
Voltando aos pneu...
Vamos dar um exemplo:
Veja que na prática, simplificando, dependendo do conjunto escolhido não vai alterar o diâmetro total do conjunto. Aliás, pela lei é justamente o diâmetro que não pode ser alterado.
Veja essa calculadora: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm
Você coloca as medidas originais e abaixo as que deseja, vai equalizando a medida nova até ficar com o diâmetro igual ou praticamente igual ao conjunto original. Dessa forma não vai forçar nada e nem vai dar diferença no velocímetro.
Diâmetro resolvido. Sobra a largura. É só não exagerar, um Classic é 1.0, não tem porque exagerar na largura. Por exemplo, 1.0 com pneus 195? Pesa mesmo, perde algo em consumo e no arrasto.
Aqui um tópico sobre medidas: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=56192
Importante cuidar com offset. O Classic ( Corsa B ) não tem muito espaço pra exagerar sem ficar grosseiro ou encher de adaptações. Leia: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191
Por isso recomendamos aros originais GM, pra evitar uma falsificada de offset e tala erradas.
Se rebaixar deve cuidar ainda mais. Boa pesquisa nos tópicos indicados!
O motor corta o giro pra evitar problemas, o único problema por rotação elevada é uma redução de marchas errada, Por isso se reduz de 1 em 1 e sem exageros.
A melhor coisa pra proteger o motor é trocar sempre o óleo com filtro pelo óleo certo indicado no manual e no tempo certo, no seu caso 5w30 SL trocados a cada 5000 km ou 6 meses. Mesmo se rodar só 100 km em 6 meses troque o óleo, depois da primeira vez que é usado ele se contamina com o combustível e vai perdendo a eficiência por oxidação química.
Voltando aos pneu...
Vamos dar um exemplo:
Veja que na prática, simplificando, dependendo do conjunto escolhido não vai alterar o diâmetro total do conjunto. Aliás, pela lei é justamente o diâmetro que não pode ser alterado.
Veja essa calculadora: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm
Você coloca as medidas originais e abaixo as que deseja, vai equalizando a medida nova até ficar com o diâmetro igual ou praticamente igual ao conjunto original. Dessa forma não vai forçar nada e nem vai dar diferença no velocímetro.
Diâmetro resolvido. Sobra a largura. É só não exagerar, um Classic é 1.0, não tem porque exagerar na largura. Por exemplo, 1.0 com pneus 195? Pesa mesmo, perde algo em consumo e no arrasto.
Aqui um tópico sobre medidas: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=56192
Importante cuidar com offset. O Classic ( Corsa B ) não tem muito espaço pra exagerar sem ficar grosseiro ou encher de adaptações. Leia: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191
Por isso recomendamos aros originais GM, pra evitar uma falsificada de offset e tala erradas.
Se rebaixar deve cuidar ainda mais. Boa pesquisa nos tópicos indicados!
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awaked... rapaz... sem comentários viu bicho... tirou todas as minhas dúvidas em somente um post... pois tinha dúvidas também sobre offset/largura e sobre as leis do detran.
Não sabia que se colasse por exemplo, um pneu perfil baixo para igualar a altura original das rodas 13, passaria no detran... pra mim tipo, mudasse o aro, tinha que mudar a documentação. Onde consigo essa regra do detran para pesquizar também ???
Procurei na net mas não achei nada realmente seguro.
Estou entrando nessa de dar uma ajustada no "visu" dos carros agora, por isso sou noob ehehe...
Não sabia que se colasse por exemplo, um pneu perfil baixo para igualar a altura original das rodas 13, passaria no detran... pra mim tipo, mudasse o aro, tinha que mudar a documentação. Onde consigo essa regra do detran para pesquizar também ???
Procurei na net mas não achei nada realmente seguro.
Estou entrando nessa de dar uma ajustada no "visu" dos carros agora, por isso sou noob ehehe...
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moacirzinho, recomendo que procure assistência do Detran na sua cidade ou da PRF.
Resolução 292 (http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_292.pdf)
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
Resolução 292 (http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_292.pdf)
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;
II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
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