[DÚVIDA] - Defeito no A/C - compressor Zexel. E agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Defeito no A/C - compressor Zexel. E agora?

Mensagem por CarlosGCT »

Prezados amigos,

Estou penando a meses para consertar o ar condicionado da minha mais recente aquisição, um Corsa prata com ar condicionado de fábrica. Ocorre que não consigo encontrar no RJ uma oficina que possa resolver o meu problema de maneira satisfatória.

Vamos aos fatos: O ar condicionado do meu carro aparentemente apresenta uma anomalia elétrica, já que foi diagnosticado que o comando do ar condicionado estaria queimado. Também me foi dito que a bobina do campo magnético do compressor estaria em curto. O problema começa no fato de que algumas oficinas me disseram que este compressor não aceita a troca da bobina e que por isso eles não pegam carros para conserto que possuam tal compressor. Outras não me falaram nem que sim e nem que não, de forma que me encontro absolutamente perdido quanto aos diagnósticos e na eventualidade de existir ou não conserto para esse meu ar condicionado.

Os amigos acham que devo partir para a troca do compressor, ou devo viabilizar uma forma mais conservadora de reparo, já que me foi falado que o meu carro apresenta absoluta originalidade nas peças que compõem o ar?

De forma que estou aqui para pedir "socorro" aos amigos que eventualmente tenham conseguido resolver os seus problemas com o ar condicionado movido a este compressor, ou que talvez possam me indicar uma boa oficina que me trate com o devido respeito e que tenha padrão de qualidade, pois só tenho me deparado com "mexânicos" e com mal educados aqui na minha cidade.

Agradeço de coração uma ajuda nessa minha empreitada.
Carlos.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então amigo, esse zexel argentino vc não encontra mais zerado. Só em desmanche usado, ou seja , uma malvina cheia de pólvora, só aguardando a faísca.
Quando o do meu carro estava indo pro espaço fui numa dessas oficinas e todos foram unânimes em dizer que o tal zexel não tinha reparo e desceram a lenha no tal argentino.
Cara, vou ser sincero, achar uma oficina de ar com profissionais de gabarito, caprichosos e sinceros, rapaz é coisa para 007 encontrar. Primeiro que chega nesse verãozão e todo mundo coloca o carango para "dá uma olhada" no ar, ou seja, oficinas lotadas e vc chega lá os caras com o maior mau humor, cheios de serviço, as vezes virados de noitada e por aí vai ... Esse é o detalhe da oficina e profissional.
Quanto ao meu compressor , tive que trocá-lo e pesquisei na web e tal e entrei em contato com uma oficina em Jacarepaguá. Bem na época e acho que atualmente estavam oferecendo adaptação de um compressor que mencionavam ser da marca Harison (Delphi) e outro da Denso. A idéia que me passaram foi a seguinte: motor 1.0 podia usar o Denso e 1.6 podia usar o Harison (mais pesado mas robusto e reparável). Cheguei na oficina e gostei da organização, o profissional caprichoso, safo, mas nem todo eram flores, primeiro começaram condenando o condensador pois disseram que ele estava contaminado ( O zexel nas últimas e fazendo m... mandou um óleo contaminado escurecido na linha toda). Ele passou um produto na linha que vai para dentro do carro , tipo uma espécie de ácido para remover esse óleo contaminado deixando limpo. Em funcionamento normal a linha não deve ter óleo em suas tubulações, o óleo é exclusivamente para o compressor. Então escuta só, começaram a famosa vendas casadas, mandando o caôzinho:" o condensador não será possível fazer a limpeza, o sr terá que trocá-lô" falei? não!!! deixa assim mesmo!! e eles: " sr, sendo assim nós não garantimos 3 meses o compressor pois comprimindo a linha e esta estando ainda com contaminação pode detonar o compressor". Decidi trocar tudo. Depois do carro todo desmontado (outra técnica ...) pegaram as peças novas: Compressor Harison (Delphi!!!!?????) e Condensador original!!!!??????
Cara, o compressor estava escrito harison mas aonde que era Delphi????? Era de uma marca xingling nem sei de que localidade e o condensador idem. Fiquei puto,mas depois de muito falar e eles já acostumados com chororo de clientes me venceram no cansaço e com o carro desmontado e com uma manhã e poucas horas da tarde dentro da oficina doido para solução.
Deu dó ver os caras arrancarem do carro um condensador Valeo e meter uma sei lá que marca no lugar. Aí vai começaram as adaptações, corta tubo, solda aqui , ali e comecei a suar frio, pois esse tipo de coisa muda todo um projeto de geometria , curvaturas e fiquei imaginando que bicho vai dar!!! resumindo , finalizaram no final do dia la pelas 19 hs, o 2. estágio não entrava e o cara fez uma gambi ligando ele direto assim que acionava o ar e pediu para que se eu pudesse voltar no dia seguinte para resolver ou que deixasse assim pois ele teve um Monza e deixou assim , não dava problema. Todo conceito inicial do cara foi pro espaço depois disso. Saí de lá com o carro embaçando os vidros de tão gelado que ficou.
Cara, quando cheguei em casa desarmei toda gambi que o cara fez e deixei normal, mas ao ligar o ar e gelando muito, depois de um tempo começaram uns clec, clec no compressor, pensei: ferrou tudo. Desliguei tudo. Fui dormir ansioso para o outro dia. No caminho liguei o ar próximo da oficina e não deu outra , voltaram os clec, clec no compressor e fiz isso de propósito para chegar lá com a bomba armada nas mãos deles. O cara já veio com aqueles manômetros e espetou lá na frente e começou a dar sangria d pressão do sistema e veio me dizer que estava com muita pressão. Depois de um tempo percebi tudo: deu mais pressão na linha, deixou o 2. estágio ligado direto para justamente fazer aguentar essa condição e gelar muito. Só que ele não esperava que eu desligasse tudo em casa e aí sem o 2. estágio direto o compressor começou a reclamar, por sorte eu não mandei ele pro espaço, mas tava na garantia não fiquei nem aí. Ele resolveu a questão de armar 1. e 2. estágio ficando originalzinho, deu a pressão certa no sistema saí com o ar gelando e tudo certo.
Estou até hj com o ar funcionando bem sem problemas. Só tive que refazer a tubulação ali na frente próximo ao coletor pois estava vazando de leve numa conexão adaptada. Fui numa outra oficina na cidade onde trabalho e não levei fé no cara e o cara me surpreendeu com soluções criativas e fundamentadas, ele tinha uma parte de tubo e conexão original montada (retirada de desmanche de um Vectra) e soldou ali na tubulação frontal do meu carro. Cara ficou um serviço 10, solda perfeita e a conexão original de linha de montagem, não vaza mais.
Bem é isso, desculpe me extender tanto mas acho que vale para você pesquisar, se orientar e ficar atento, porque rapaz o troço para ser caro mexer em ar condicionado. Então nosso suado dinheiro não pode ser gasto sem que nos traga o retorno esperado: a solução robusta e duradoura.
Ah, hoje não tenho quem te indicar. Mas aguardemos os amigos pois a galera é 10.


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Amigo Rorion,

Agradeço sobremaneira o seu auxílio a essa impetuosa e árdua missão de tentar viabilizar o reparo do ar condicionado do meu carro, mediante sua experiência pessoal.

Infelizmente sinto em não poder contar com uma indicação de loja especializada nesta área, mesmo sabendo que a sua experiência, por si só, tenha sido infinitamente mais elevada que as experiências que pude alcançar com meus esforços.

Ainda assim, insisto que pelo simples fato do seu ar condicionado ao final do serviço ter alcançado uma temperatura altamente desejável, não obstante os pequenos contra-tempos que fostes vítima, ainda sim para mim seria de grande valia que esta oficina donde fizeste o serviço pudesse avaliar a real condição do sistema existente neste momento no meu veículo.

De forma que, como falado anteriormente, as informações a mim repassadas foram de todo nebulosas e contrastantes umas com as outras, por isso, essa minha modesta insistência no auxílio a minha demanda.

Agradeço novamente o aporte do amigo Rorion e dos demais amigos presentes neste fórum.

Cordialmente,
Carlos.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Caro amigo Carlos,
Te enviei uma MP com o nome da loja, só não coloquei aqui pois não queria indicar de uma forma geral. Caso queira fazer uma consulta lá , conversar entre em contato, mas converse bem antes, questione tudo antes de autorizar qualquer desmonte. Depois sinalize aí sua experiência nessa saga.
Abs


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

CarlosGCT,

Não apenas o Rorion como o lulaf, phenrique079 e Bruno Mendes daí do RJ sofreram com esse papo do A/C. Existem outros membros que passaram por este problema e que relataram aqui suas "agonias" enquanto o A/C estava ineficiente.

O RJ com sua fama de cidade "quente" nessa época, traz a tona esses problemas e sempre tem gente procurando boas e recomendadas oficinas para reparar o A/C, mas poucas conseguem atender de forma satisfatória a todos.

Faça uma pesquisa na seção sobre o compressor Zexel e veja mais relatos sobre ele, muitas vezes a galera abandonava o caso como fez o Rorion e instalava mesmo outro de outra marca.

Boa sorte!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Prezado amigos,


Rorion, muitíssimo obrigado pela sua generosa contribuição, vou seguir os seus mandamentos como uma regra a partir de agora. Não mais permitirei que mecham no ar condicionado sem especificar o que pretendem fazer antes.

Sousamam, acabei de me cadastrar no fórum, e te confesso que não sei como fazer para achar o link do compressor Zexel. Seria te pedir muito que disponibilizasses o link para mim? Te agradeço por antecipação.

Aos amigos em geral, estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida e/ou ajuda que esteja ao meu alcance.

Forte abraço,
Carlos.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Thiago.Wagon
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 28 2013f Fevereiro 2013 06:50:08 PM
Localização: Várzea Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago.Wagon »

Fala rapaziada...

peguei o carro agora e o antigo dono mandou consertar o A/C dele..pelo q ele me falou teve q trocar o compressor, pois o mesmo era argentino e não existe mais...acredito que seja essa marca que vcs citaram... porém o problema, pelo menos para mim, é que qdo liga o ar o compressor instalado faz um barulho ridículo...parece um carro velho...com motor grilando...sei lá...eu não gosto...

vou ver a marca que foi instalada e te falo pra te garantir...rsrsr

abraços e vou acompanhando o tópico, pois pretendo resolver o problema do barulho em excesso....


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então amigão, me diz uma coisa, o antigo proprietário colocou compressor zerado ou meteu um usado de desmanche? Me corriga se eu estiver errado, mas está mais para 2. opção. Ainda mais que é aquela velha linha de pensamento do brasileiro, vou passar o carro, coloco as peças de 5. categoria , até pneu nego troca, coloca uns de fim de linha...

Carlos, sousaman, estamos aí para trocar experiências. Abraço


Thiago.Wagon
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 28 2013f Fevereiro 2013 06:50:08 PM
Localização: Várzea Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago.Wagon »

Então cara..pra ser sincero não sei te informar....mas qdo ele fez o serviço não tinha a intenção de vender...foi em outubro e ele precisou vender o carro por problemas particulares...

Tenho a nota da manutenção, porém não especifica a marca..só o preço... 600 conto no compressor...mas deve ser usado pq o barulho não é baixo...nunca tive carro com ar..mas ñ acho que o barulho seja normal....pelo q ele me falou foi feito uma adaptação mesmo, mas não cheguei a verificar...pois minha vida ta corrida..em breve vou levantar informações concretas sobre o estado geral do que foi feito...

Assim que eu tiver mais informações passo aqui..assim pode ajudar a galera...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”