Ola corseiros boa tarde,
guerreiros me ajudem pelo amor de ZEUS! Já gastei bastante dinheiro e nao consigo resolver o problema do meu corsa sedan 2008 (modelo novo), seguinte.
Uma vez o relé da ventoinha queimou, dai eu comprei um paralelo e coloquei no local, ate ai td bem. Depois de passar um bom tempo (1 ano) esse relé estava derretido em um dos seus polos e a tomada que conecta no motor da ventoinha tbm estava derretisa, apenas um dos 03 fios!
Troquei o relé e a tomada (há 2 meses) hj vejo que o relé está aparentemente normal mas a tomada derretida novamente!!!!
levei no eletricista e eles disse que pode ser o motor do ventilador, mas eu troquei ha 6 meses essa ventoinha coloquei uma nova da bosh, paguei um absurdo nessa peça, acredito que nao seja ela. Outro eletricista me disse que é o relé que eu coloquei paralelo, eles tem que ser original!
Nessas idas ao eletricista eu gastei no primeiro (troca de relé e conector (tomada) 180,00, e no outro o check-up custou-me mais 60,00, fora as peças.
Cansado de gastar dinheiro e tempo, resolvi pedir a ajuda de voces para sanar esse problema, eu hj fui na PAUMART e comprei um relé novo GM paguei 60,00, vou colocar no lugar do que esta no carro (paralelo).
OBS: O rele original é um verde de 30a 12v, o vendedor disse que a GM nao fabrica mais esse rele, agora é um preto de 40a 12v, será que esses 10a a mais nao pode estar causando "sobrecarga" no fio da tomada da ventoinha?
Alguem pode me ajudar ou ja passou por isso?
Por favor no RJ ta 40º e eu sem poder ligar o ar cond. senao o 2º estagio queima derrete o fiooooo...
Help!!
[DUVIDA] - Tomada da ventoinha derretendo no 2º estagio novo corsa
- José Leal
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Primeiramente, coloca o relé original. Esse relé verde, tem a pinagem diferente da maioria dos relés. Os pinos 30 e 87 ficam em diagonal.
Feito isso, refaça a ponta do chicote, colocando um conector novo.
Sobre a ventoinha, mesmo nova, pode ter vindo com defeito de fábrica. Não descarte problemas nela.
Feito isso, refaça a ponta do chicote, colocando um conector novo.
Sobre a ventoinha, mesmo nova, pode ter vindo com defeito de fábrica. Não descarte problemas nela.
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Jose Leal, obrigado pela resposta, cara como disse hoje quando cheguei na auto peças autorizada GM aqui do RJ PAUMART eu pedi ao atendente um relé igual ao meu, verde cod: 03447012 e ele me disse que a GM não fabrica mais esse relé, agora é um preto com o cod.: 90464760.
Verifiquei o esquema eletrico dele e realmente é quase tudo igual, só muda a cor e a amperagem, esse novo é de 40A e o verde antigo era de 30A.
Hoje vou trocar esse relé, só estou na duvida se coloco ele no lugar do relé do 1º ou do 2º estagio da ventoinha, visto que o 2º estágio é quem está deretendo o fio... Oque vc me aconselha?
Verifiquei o esquema eletrico dele e realmente é quase tudo igual, só muda a cor e a amperagem, esse novo é de 40A e o verde antigo era de 30A.
Hoje vou trocar esse relé, só estou na duvida se coloco ele no lugar do relé do 1º ou do 2º estagio da ventoinha, visto que o 2º estágio é quem está deretendo o fio... Oque vc me aconselha?
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há só complementando:
Esse relé preto equivalente ao verde antigo o pino 30 está na horizontal ( - ) e o pino 87 está na vertical ( | ).
pino 30 horizontal
pino 86 horizontal
pino 85 horizontal
pino 87 vertical
Esse relé preto equivalente ao verde antigo o pino 30 está na horizontal ( - ) e o pino 87 está na vertical ( | ).
pino 30 horizontal
pino 86 horizontal
pino 85 horizontal
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Amigo, 10 Amperes é muita coisa! e sim, pode queimar o conector por sobrecarga.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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Farleytufao escreveu:Amigo, 10 Amperes é muita coisa! e sim, pode queimar o conector por sobrecarga.
Pois é guerreiro o problema é que a GM não está mais fabricando o verde de 30a, esse preto assumiu o lugar do verde. Fui em 04 auto peças especializadas em GM e todos disseram a mesma coisa.
Pensei em colocar um relé roxo que tambem é de 30a e o esquema dele parece ser igual ao antigo verde.
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Já pensei tambem em retirar o plug da ventoinha e soldar diretamente os terminais nas pontas dos fios e conectá-los ao ventilador, eliminando a tomada de plástico, não sei mas pode ser que seja má fixação do terminal do plug com o ventilador, ligando direto com certeza ficaria mais firme.
Meu medo é de dar alguma zica em outro ponto, sobrecarregar algum outro componente.
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- José Leal
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Mas ainda existe esse relé verde novo. Procura no peça on line, que vc encontra.
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eu procurei mas só em SAMPA, aqui no RJ definitivamente so tem usado.José Leal escreveu:Mas ainda existe esse relé verde novo. Procura no peça on line, que vc encontra.
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Guerreiros fui ao eletricista e o mesmo resolveu meu problema, pelo menos por enquanto, vamos ver se com o passar dos dias ele não vai voltar. O eletricista garantiu que resolveu.
Vamos lá, ele retirou o conector ''tomada'' da ventoinha e cortou os fios e soldou um terminal especial em cada ponta, envolveu com capa de silicone e colocou no lugar.
Obs; segundo ele, esses plugs sao vagaba portanto não fornecem o contato que o local necessita ali, a corrente é grande, dessa forma apenas com o terminal ele fica muito fixo evitando o mau contato que gera o aquecimento e o derretimento da peça.
Ele re-fez a solda dos terminais do relé que comprei hj na GM esse tal de preto que era verde.
Resumindo, saindo de la da oficina rodei cerca de 30km ate minha casa, calor de 38º graus aqui no RJ com ar ligado direto, parei num posto abri o capo e verifiquei o estado dos componentes, estv tudo ok, fiação na quentura normal e o relé estava bem quente mas pelo menos dava pra tocar, antes nem isso dava. Armou a primeira e segunda velocidades, manteve-se na maior parte do tempo no primeiro estagio.
Vou postar algumas fotos dos componentes, amanha eu tiro fotos de como ficou o serviço lá no carro;
o conector queimado retirado do carro;
esses sao os relés que estava no meu carro;
essa é a caixinha GM do relé novo ''substituto do relé verde originl''
Vamos lá, ele retirou o conector ''tomada'' da ventoinha e cortou os fios e soldou um terminal especial em cada ponta, envolveu com capa de silicone e colocou no lugar.
Obs; segundo ele, esses plugs sao vagaba portanto não fornecem o contato que o local necessita ali, a corrente é grande, dessa forma apenas com o terminal ele fica muito fixo evitando o mau contato que gera o aquecimento e o derretimento da peça.
Ele re-fez a solda dos terminais do relé que comprei hj na GM esse tal de preto que era verde.
Resumindo, saindo de la da oficina rodei cerca de 30km ate minha casa, calor de 38º graus aqui no RJ com ar ligado direto, parei num posto abri o capo e verifiquei o estado dos componentes, estv tudo ok, fiação na quentura normal e o relé estava bem quente mas pelo menos dava pra tocar, antes nem isso dava. Armou a primeira e segunda velocidades, manteve-se na maior parte do tempo no primeiro estagio.
Vou postar algumas fotos dos componentes, amanha eu tiro fotos de como ficou o serviço lá no carro;
o conector queimado retirado do carro;
esses sao os relés que estava no meu carro;
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