[DÚVIDA] - Já fiz de tudo e continua aquecendo. Pq? Meu carro é 1.6 16v

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pviegas
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[DÚVIDA] - Já fiz de tudo e continua aquecendo. Pq? Meu carr

Mensagem por pviegas »

:o Boa Tarde!!!

Amigos Corseiros: Possuo um corsa 98, 1.6 16v e há pelo menos 15 dias não consigo resolver um probleminha nele. 1) o motor começou a aquecer e não ligar a ventoinha. 2) Já troquei a válvula, tres ou quatro sensores, bomba de agua, fiz limpeza de radiador, sangria de ar e mesmo assim continua aquecendo (parado). 3) O mecânico cogitou a possiblidade de ser o comando de válvula, mas após alguns testes constatou que este dificilmente poderia ser, tendo em vista a pressão correta do sistema. 4) Por último o mecanico constatou o seguinte: Quando o motor esta na lenta, aparentemente não circula a agua e o motor aquece, mas se aumentar o giro do motor, imediatamente desce a temperatura do motor. Sobraram duas possiblidades (segundo o mecanico). Bomba de agua (mesmo tendo realizado a troca -o antigo estava intacto- poderá ter diferença de mm) e radiador (mesmo sendo limpo), poderá continuar entupido em alguns canos internos, apesar que com as mangueiras desconectadas corre direto a agua da mangueira da torneira. Grato por quem me der uma ajuda.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

muito comum com o tempo e o nao uso de aditivo a ferrugem tomar conta de tudo e o radiador estar todo obstruido, nao q o resto por onde a agua passa nao esteja comprometido, so q o coitado do radiador é quem paga o papo por conta das galerias mais fininhas
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Rafael Costa
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Mensagem por Rafael Costa »

Testou a bomba de pressão para ver se tem algum vazamento no sistema? Vale pena checar as mangueiras do sistema de arrefecimento, podem está obstruidas, além do radiador como "SemControle" informou.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Além das dicas, pode ser que com o passar do tempo rodando sem aditivo, tenha-se formado uma crosta de ferrugem nas galerias de água. O que poderia ser feito é uma limpeza no sistema, usando produtos específicos.

[DETALHE]Teve um camarada no Monzeiros que tinha um problema parecido, só que acontecia tb rodando com o carro. Era o cabeçote que estava com uma trinca. O motor não falhava e tava com a potência normal.
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Mensagem por CJ »

Pede para verificar se a tampa do reservatório de água está boa.
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Mensagem por davidsondg »

O TOPICO É ANTIGO MAS VAMOS LÁ:

Pessoal, sejamos mais obvios, nosso amigo escreveu:

"1) o motor começou a aquecer e não ligar a ventoinha.".

Para quê procurar por problemas onde não é o obvio? A ventoinha não esta armando, por que o problema não pode ser nela, verifique o OBVIO.

Eu tive esse problema a 2 meses atraz e o meu problema era exatamente a ventoinha que estragou. Uma nova sai a R$190,00 eu abri o motor da minha e constatei que era só o carvão que estava gasto, comprei um similar por R$4,00 e ficou nova, 100%.

Me desculpe se o problema do amigo não for esse, mas em todos os testes descritos por ele não cita o teste de ventoinha. Eu só estou chamando atenção para melhor idendificar-mos os problemas.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem 2 sensores, um q manda a temperatura pro painel, e outro q cuida de armar a ventoinha e mandar informacoes pra central
um deles deve estar com problema tmb......
so aquecer parado é pq a rotacao ta baixa e circula menos a agua, fica parado e acelerando :D
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Mensagem por pedro almeida junior »

ligar a ventoinha direto da bateria se ligar nao sera ela !!!!
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Mensagem por CJ »

O fato da ventoinha não ligar pressupoe-se que já deve ter testado. Se não testou tá marcando bobeira. Ao que entendi o carro aquece e mesmo parado baixa a temperatura quando aumenta a rotação. Imagino que já deve ter testado a ventoinha, caso contrário, por tudo que já foi feito, seria como perceber que o farol não está acendendo e trocar os pneus esperando que o farol volte a funcionar. :D
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Mensagem por SCATOLIN »

Cara tenho um corsa gsi e não sei te dizer se o sistema das ventuinha são os mesmos, pois troquei a bomba de agua do meu carro, e quando parava no trânsito de sampa junto com o calor terrível o carro esquentava, comecei a correr atrás e descobri que o gsi tem duas ventuinha e dois níveis ligando o primeiro quando o carro esta em 92 º e o segundo nível quando esta em 95º, só que o segredo era que a veintuinha do ar condicionado não estava ligando no 2º estagio da veintuinha mas na verdade a ventuinha do ar tem que ligar também para esfriar a agua mesmo com o ar cond. desligado troquei os dois cebolão e o problema foi resolvido, antes de trocar os cebolões liga o primeiro direto e as duas ventuinhas tem que ligar a do radiador e a do ar cond. e depois quando o carro estiver chegando nos 95º tem que ligar o 2º estagio da ventuinha que é a mais forte e tem que ligar as duas ventuinha também a do ar e a do radiador. abraços
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