Pessoal tenho uma corsa wagon 1.6 16v 99
Pois entao de um tempo pra cá ficou ruim de ligar de manha e após parar o carro um tempo, levei o cara varias vezes para limpar os bicos e verificar a injeção e nunca resolveram , entao resolvi eu mesmo fuçar , descobri uma dica de um usuário aqui mesmo no corsa club que era de como testar os bicos,
Pois bem fiz o procedimento, desmontei o coletor e soltei os parafusos da flauta sem retirar ela e montei o coletor só encaixando, liguei o carro e logo desliguei, fui no motor tirei o coletor rapido e puxei a flauta com os bicos e haaaa achei o defeito do carro dos 4 bicos apenas 1 estava 100% tinha dois que lamejaram de gasolina e 1 que simplesmente pingou em um espaço de 5 minutos umas 10 gotas de gasolina, ou seja tinha que trocar 3 bicos
Pesquisei na interne e achei para vender o bico do 1.6 16v aquele gordinho igual ao gsi, e tava na faixa de 250 cada um novo, e nao ia comprar usado pois quem vai garantir que ta bom pois sao bicos antigos, entao dava 750 pila ai nao curti...
Fui ai que tiva a ideia de troca por outros, revirei a tabela de bicos injetores para achar um que desse com o mesmo tamanho e vazao sendo que o bico da wagon sao de alta impedancia.
Achei varios com a vazao parecida, entre eles estavam o da meriva 1.8 16v, corsa 1.8 gasolina , corsa 1.0 alcool, fire 1.3 16v, e mais alguns
Revirei atras do bicos da meriva e nao achei aqui onde moro mais achei o do corsa 1.8 gasolina e comprei os 4 bicos por 240 mandei em uma casa de injecao limpou trocou os reparos
Coloquei no carro dei a partida e ficou filé, ja andei uns 700 km tanto na cidade quanto na estrada e o carro ficou show de bola inclusive mais economico, estou fazendo mais de 15 km/l na estrada, desempenho ficou igual , instalei um hallmeter e com o pé em baixo está com a mistura rica, só que o bico é um pouco mais curto que o original e nao entrou tudo no cabeçote mais estou comprando um alongador para ficar 100%
Para de jogar gasolina no oléo acaba o cheiro de gasolina que tava quando o carro tava ligado e pega só encostando na chave muito bom, depois fui e troquei o oleo por um 5w30 ac delco e fechou o pacote acabou todos os barulhos de tucho que tinho no motor sendo que o motor está com 140.000km e aparentemento nao está baixando óleo mais isso vou acompanhar
[DICA] - Troca dos bicos injetores do motor 1.6 16v.
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foi postado outro dia uma serie de bicos de vazao proxima ao original, bicos de motor 16V sao diferentes de bicos de 8V.....um muito proximo mesmo tmb é o bico do gol 1.0 16V T, deve ser facil de encontrar, nao deve ser tao barato, mas q me lembro os dados dele batem como uma luva com os bicos da corsa 1.6 16V
so esse oleo q nao é recomendado pro motor
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Não sei não, tenho receio desse negócio de trocar bico.
A potência pode ter ficado melhor do que com os antigos ruins, mas será que ficou ao nível dos bicos certos?
Particularmente não acredito nisso.
O óleo é fino demais pro seu motor.
Sempre use o mais fino possível, mas dentro das opções recomendadas no manual.
Pode até ser que esteja esse 5w30 lá. Mas acredito que seja o 15w40.
A potência pode ter ficado melhor do que com os antigos ruins, mas será que ficou ao nível dos bicos certos?
Particularmente não acredito nisso.
O óleo é fino demais pro seu motor.
Sempre use o mais fino possível, mas dentro das opções recomendadas no manual.
Pode até ser que esteja esse 5w30 lá. Mas acredito que seja o 15w40.
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veja, achei onde foi postado algumas possibilidades
SemControle escreveu:se é um bico diferente o certo seria trocar os 4.....brunomicheletto escreveu:Sem controle a minha wagon tb preciso trocar 1 bico tb só que tava vendo o bico do corsa gsi/wagon 1.6 16v é muito caro novo e usado é meio loteria achar bons.
Estive olhando a tabela de bicos injetores para ver se existe algum compativel que dá pra colocar nesse motor para rodar na gasolina mesmo, tipo mesmo impedancia, vazao e tamanho e encontrei alguns :
numero bico /carro / combustivel / impedancia / pressao / vazao min. max
17089276 Corsa Gsi 1.6 16v Gasolina 12,0 a 14,0 3,0 23,5 26,5
0280156085 Corsa Alcool 12,0 a 16,5 3,0 22,0 26,0
0280156152 Corsa 1.8 Gasolina 12,0 a 16,5 3,0 22,0 26,0
0280156054 Gol 1.0 16V Turbo Gasolina 12,0 a 16,5 3,0 23,0 27,0
0280156090 Corsa 1.6 MPFI Gasolina 12,0 a 16,5 3,0 21,0 25,0
0280156085 Corsa Alcool 12,0 a 16,5 3,0 22,0 26,0
0280156020 Palio Fire 1.3 16V e 1.0 16V Gaso 12,0 a 16,5 3,0 23,5 27,5
0280155969 Ranger 4.0 Gasolina 14,4 a 17,6 3,0 22,5 26,5
IWP 001 Palio 1.6 16V Gasolina 13,5 a 16,5 3,0 24,0 27,0
0280155979 Gol 1.0 Mi Alcool 12,0 a 16,5 3,0 24,0 28,0
IWP 044 Palio 1.0 Alcool 13,5 a 16,5 3,0 23,40 27,0
IWP 143 Clio 1.6 16V Gasolina 13,5 a 16,5 3,0 22,5 26,5
Agora tem que ver a questao se pode usar mesmo alguns desses bicos e se o tamanho se encaixa na flauta e no cabeçote e se funfa legal visto que qualquer bico aqui custa no minimo a metade do originais do gsi/wagon e tb são mais novos e modernos nao travando como ocorre com os do corsa gsi.
um interessante é o do gol T
eu nao sei bem de quais carros sao, mas pelo q vi vc procurou certo, bico 16V é diferente de 8V, tem q procurar bico q venha de carro 16V tmb....
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SemControle foi eu mesmo que postei essa tabela... mais entao nao achei os bicos do gol turbo por aqui e comprei o do corsa 1.8 gaso que tinha por aqui e esta em fase de teste ainda...
Hoje viajei 500km e o carro se comportou muito bem inclusive muito economico... lógico que os bicos originais são mais seguros para colocar, mais a questao é que alem de ser dificil de achar eles sao bem caros...eu ainda quero colocar os da meriva 1.8 16v que a vazao é praticamente a mesma e é o bico desse mesmo motor...entao nao tem erro...
Sobre o óleo , eu ja usei 10w40 , 15w40, 20w50 e 15w50 só estava curioso para testar o 5w30 fiquei meio receoso de colocar mais coloquei e até agora o carro se apresentou muito mais solto e to gostando pois ele é de baixo atrito né...
é um óleo mais moderno que o especificado mais o mesmo motor (leia-se bloco) fabrica hoje o 1.4 e o 1.8 econoflex o bloco é praticamente o mesmo mudando o cabeçote usam esse óleo, hoje praticamento todos os fabricantes recomendam esse oleo... entao nao deve ser ruim...
Hoje viajei 500km e o carro se comportou muito bem inclusive muito economico... lógico que os bicos originais são mais seguros para colocar, mais a questao é que alem de ser dificil de achar eles sao bem caros...eu ainda quero colocar os da meriva 1.8 16v que a vazao é praticamente a mesma e é o bico desse mesmo motor...entao nao tem erro...
Sobre o óleo , eu ja usei 10w40 , 15w40, 20w50 e 15w50 só estava curioso para testar o 5w30 fiquei meio receoso de colocar mais coloquei e até agora o carro se apresentou muito mais solto e to gostando pois ele é de baixo atrito né...
é um óleo mais moderno que o especificado mais o mesmo motor (leia-se bloco) fabrica hoje o 1.4 e o 1.8 econoflex o bloco é praticamente o mesmo mudando o cabeçote usam esse óleo, hoje praticamento todos os fabricantes recomendam esse oleo... entao nao deve ser ruim...
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o bloco pode ser até igual, mas tem q ver a folga entre bronzinas, aneis, ja mi motor parar por erro minimo de retifica num vira, e o torque correto e igual em todas as bielas....qnd o motor aquecia com a dilatacao e afinamento do oleo o motor pesava e parava.....
a folga é o maior detalhe....seu motor tem uma concepcao onde as folgas eram maiores, sao decimos, ai um oleo de tal viscosidade faz o fio de oleo certo e tal, afina o oleo, essa folga q era uma passagem de oleo se torna algo enorme, e causa ainda a perda de pressao no sistema....
q o oleo nao é ruim nao é mesmo, mas a viscosidade é estipulada pelas folgas....
qnd ligo o carro em lenta o manometro mostra quase 7bar de pressao do oleo, apos rodar normalmente e devidamente aquecido em lenta nao chega a 1,5 de pressao, isso q uso akele mobil4T de moto, oleo original do carro mesmo afinava e nao voltava mais ao estado normal qnd eu colocava pra andar
a folga é o maior detalhe....seu motor tem uma concepcao onde as folgas eram maiores, sao decimos, ai um oleo de tal viscosidade faz o fio de oleo certo e tal, afina o oleo, essa folga q era uma passagem de oleo se torna algo enorme, e causa ainda a perda de pressao no sistema....
q o oleo nao é ruim nao é mesmo, mas a viscosidade é estipulada pelas folgas....
qnd ligo o carro em lenta o manometro mostra quase 7bar de pressao do oleo, apos rodar normalmente e devidamente aquecido em lenta nao chega a 1,5 de pressao, isso q uso akele mobil4T de moto, oleo original do carro mesmo afinava e nao voltava mais ao estado normal qnd eu colocava pra andar
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vc tem um golf?? usa o mobil 4t de moto 20w50 ??
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pois é.....foi o q nao virou agua, qnd montei o carro usava 1.5 pra amaciar o motor, rodava em estrada, no tudo q da, notava a pressao do oleo cair, conferia e parecia agua, esfriava e nao voltava a ser viscoso.....
em conversas foi o oleo mais indicado....
como ele é 99/00 o oleo correto se nao enganado era 15W40, no final o mobil fica um pouco grosso no comeco, e depois fica muito fino
em conversas foi o oleo mais indicado....
como ele é 99/00 o oleo correto se nao enganado era 15W40, no final o mobil fica um pouco grosso no comeco, e depois fica muito fino
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Sei que esse tópico é antigo, mas ainda tem gente que encontra esse problema na hora de trocar os bicos do seu Corsa 1.6 16v. Hoje já existe um substituto adequado para o bico Rochester 17089276, é o bico Bosch 0280156337. Informação conforme a tabela da Bosch http://tresvalespecas.com.br/v1/wp-cont ... ADORES.pdf
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damos um jeito conforme a disponibilidade, existe o substituto, ai vai de ser facil achar, por ser antigo, e ainda 16V, o relato do uso de um bico 8V deu certo, até funciona, ser o ideal nao é, mas é o q se tem disponivel.....
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