Pessoal, agora vou contar a história da minha troca Corsa 1.6 pelo 1.0 VHC.
Pois é estes dias resolvi por um instinto procurar um substituo para o black wind e pesquisando muito por ai encontrei algumas opções interessantes (Corsas Claro). Final de abril tinha diversas opções Classic 2009, Classic 2007, Corsa Novo 2004 e Corsa Novo 2003.
Analisando as opções e pelo preço deles e condições (já que o meu está ainda financiado hehe...) fiquei entre o Corsa Novo 2004 (que era sedan) e o Hatch 2003. Na semana passada (antes do feriado) fui nas duas lojas, porém onde estava o sedan preto, o carro não estava no dia. Decidi então ir onde estava o hatch. Detalhe: o sedan estava na Água Rasa e o Hatch em Caieiras.
Na loja de Caieiras, iniciamos a negociação, a meu ver, mais complicada que tive até hoje...
Muito bem, vi o carro na loja olhei seu interior, bem conservado e vi que o mesmo estava com todos os opcionais de fábrica: inclusive vidros elétricos nas 04 portas, alarme original GM além de abertura do porta malas pelo controle do alarme.
Pneus em bom estado, lataria em ordem sem sinais de retoques mal feitos com a pintura em muito bom estado. Pois é e o motor? O motor era o meu maior medo pois ele está com 116.000km (se estiver certo). Mas o que me animou foi quando liguei o carro frio e estava redondinho sem nenhum sinal de maiores problemas ou vestígios de queima de óleo.
Bom ai começamos a negociar... avaliaram meu black wind e começamos a discutir como ficaria o novo financiamento e passar a ficha blá, blá, blá...
Pois bem isso foi sábado dia 27/04 voltei pra casa com minha esposa (minha conselheira) e logo depois ligaram da financeira para as confirmações de sempre e logo depois ligaram da loja falando que a ficha estava aprovada porém com um valor um pouco menor faltando 1.500 para acertamos a troca.
Começava então a peregrinação em conseguir ou não esta troca já que sempre gostei do modelo novo do Corsa pelo espaço, conforto e desenho, mas, por outro lado o black wind estava muito bom também, principalmente pelo motor 1.6 só que sabia que logo teria que mexer no motor dele afinal 140.000 sem grandes intervenções de minha parte além do mais sentia falta de alguns itens de conforto.
Segunda (30/04) conversei com o dono da loja e começamos a negociar a diferença. Esta se estendeu até quinta feira discutindo as opções se daria ou não. Neste meio tempo fui a loja e andei no carro, bem como o dono da loja andou no meu.
Meu medo era sentir muita diferença e não acostumar com o carro mas achei o motor muito bom para 1.0 e muito silencioso, está sem grilos e suspensão firme.
Na verdade era para retirar na quinta feira última, mas como apareceu um vazamento no radiador do meu que quase melou a negociação mas graças a Deus deu tudo certo.
Sexta feira, finalmente o tirei da loja e como estava quase sem combustível, coloquei um pouco num posto ao lado da loja (não conheço bons postos na região) e fui para casa com o novo carro da família.
Agora tudo diferente uma carro mais lento em sua condução porém muito mais confortável. Fiquei sem som pois entrou na negociação (snif) mas foi um sacrifício necessário.
E, como se não bastasse toda a dificuldade em fechar negócio, dentro do túnel do rodoanel, o carro apagou de repente sem nenhuma explicação. Fiquei em desespero achando que tinha feito uma enorme besteria não sabia nem a quem recorrer, mas graças a Deus, liguei ele novamente e está tudo certo até agora.
Chegando em casa comecei o ritual de analisar todos os detalhes do carro especialmente no motor (que é a minha maior preocupação) e encontrei um problema que já tive no black wind que é o carro oscilar a marcha lenta disparando do nada a rotação e ele estava chegando em 2.000 rpm sozinho, mas foi rapidamente resolvido com a troca do sensor de posição da borboleta. Claro que antes disto fiz o teste que acusou esta falha: com o carro nesta condição basta desligar o sensor, se a rpm cair, ai estará o culpado. Importante: não acusou na central de injeção este problema.
Além disto, uma gambiarra isolando a válvula do cânister que resolvi rapidamente trocando a mangueira que estava simplesmente furada na extremidade vinda do tanque e na extremidade que vai ao motor tinha um parafuso (pasmem!!!) devidamente lixado e esmerilhado para caber no local (absurdo).
O black deixará muitas saudades pois sempre foi um carrinho muito valente durante estes quase 3 anos de convivência era gostoso acelerar o mesmo mas tenho certeza que este será um ótimo carro da família.
Bom após esta história é hora de vermos as primeiras fotos do novo membro da família ainda na loja:
Em breve enviarei fotos do mesmo em casa...