[DICA] - Como utilizar rodas e pneus em seu Corsa B ou C

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
Rogério Kazuo
:: Moderador ::
Mensagens: 1672
Registrado em: Domingo 30 2004f Maio 2004 07:24:56 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DICA] - Como utilizar rodas e pneus em seu Corsa B ou C

Mensagem por Rogério Kazuo »

Com o intuito de acabar com os inumeros topicos repetidos sobre rodas, vou tentar resumir em um unico post toda as minhas experiencias e vivenciar em rodas.

E pelo amor de Deus ! Leiam o post inteiro !

Para entender de offset e tala leia este topico !

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191

Corsa B

Rodas 13

Rodas originais nao pegam alto nen baixo.
Use pneus 165/65 ou 165/70 ou 165/70

Rodas de marca, se forem com offset menor que 38 corre o risco de pegar.

Rodas 14
Rodas originais não pegam alto nen baixo.
Use pneus 165/60 ou 175/65 ou 185/55 ou 185/60

Rodas de marca, se forem com offset menor que 38 corre o risco de pegar.

Rodas 15
Procure utilizar rodas originais para pegar o menos possivel, recomendo a da montana.
Rodas montana Sport, original tem tala 5.5 e a paralema 6
Rodas astra Elite, só paralela ( original aro 16 )
Rodas astra CD ou Elegance, existe paralela e original.
Rodas astra GSI, só paralela ( original aro 16 5X110 )
Rodas astra Sunny, só original
Rodas vectra GSI, existe paralalela e original
Rodas vectra CD, só paralela ( original aro 15 5X110 )
Rodas vectra elite, só paralela ( originall aro 17 5X110 )
Rodas meriva CD, só original
Rodas meriva CD 16V, só original
Rodas meriva SS, só original

Pneus
a mais utilizada é a 195/50 atualmente existem diversos modelos e medidas.
165/50 ou 185/45 ou 185/50 ou 185/55 ou 195/45 ou 195/50

Rodas 16
Modelo original eu recomento as do Astra SS ou Astra elite pois possuem um tala e offset aceitavel para o Corsa B.
Rodas do novo Vectra possuem um offset baixo e corre o risco de pegar.
Rodas de marca, pode-se tilizar TSW que possuem offset 40 e tala 7, porem tem que rebater o paralama para andar baixo.

Pneus
195/45 ou 205/40 ou 205/45

Rodas 17.
Recomendo utilizar rodas da Noova que possuem offset 49 e tala 7, a Scorro acaba de lançar uma roda aro 17 com tala 6.5 e offset modelo S203

Pneus
Recomendo 195/40 mas ja utilizei no meu sedan 205/40

Nos 3 corsa B que ja tive
Já utilizei rodas 15 do astra CD, astra GSI, astra elite, vectra GSI com pneus 195/50 e 185/55, no aro 16 ja utilizei TSW Edge com pneus 205/45 e no aro 17 Mangels Nitrus com pneus 205/40 e Vaska VK248 com pneus 205/40
A experiencia que posso passar é, que vc pode andar de aro 15 numa altura razoavel ( pneu na frente rente ao paralama ) sem ter muita dor de cabeça ( bastando lixar os parafusos ), caso vc queira andar bem baixo vc tem que rebater o paralama antes de andar para não acabar com o pneus. No aro 16 vc ja tem que estar com o paralama rebatido para evitar problema. No aro 17 vc tem que ter muita disposição, pois o pneu é bem fino e qualquer buraco vc pode entortar a roda ou estourar o pneu.

Corsa C.

Aro 14, 15 e 16 vc anda sem ter problema algum.

Aro 17.
Pode-se utilizar rodas de marca com tala 7 e offset acima de 40
Recomendo o pneu 195/40 para andar baixo ou o 205/40 com pneu rente ao paralama, 205/45 vc pode andar com o carro sem rebaixar e ficando pneu do paralama 1 dedo.

Aro 18
Agora é a hora do desafio. Recomendo rodas de tala 7 e offset acima de 40, com pneus 215/35 vc pode baixar deixando rente pneu paralama, porém é uma boa lixar e retirar alguns parafusos.
Os pneus ideias seriam os 205/35.

Minha experinecia no Corsa C, no aro 18 eu ja tive rodas tala 7 e 7,5 com offset 40, andado baixo com os pneus 215/35, raspa um pouco e tem que ter muita disposição para andar, pq a altura dos pneus são somente dois dedos de borracha. Com aro 17 usando pneus 205/45 eu andei de altura original e simplesmente so lixei os parafusos, usando pneus 195/40 e baixo não pega nada.

Andar baixo com rodas tem que ter disposição, pois pode pegar no paralama, na valeta, na lombada, na saida da garagem, etc.
Se vc tem receido de pegar, nen experimente colocar, pois pegar uma hora ou outra isso vai acontecer.

Espero assim diminuir a quantitade de topicos repetidos sobre o mesmo assunto.

Caso tenha algum erro, por favor me informe, pois estou morrendo de sono escrevendo este post neste horario.
Rogerio Kazuo
Coordenador Corsa Clube SP
Corsa Hatch 1.8 Azul Lion
sanchesflp
:: Millennium ::
Mensagens: 191
Registrado em: Segunda-feira 18 2011f Abril 2011 08:58:56 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sanchesflp »

Então pelo que entendi offset acima de 40 é de boa para andar....

Pra andar com roda original aro 15 gm offset 43 (Vectra/Meriva/Zafira) comendo 1 dedo do pneu só precisa lixar os parafusos?

Então se for off set 46 ou 49 vai ser sussa, só precisando jogar no chão..

IIUUUUPPIIII devia ter comprado corsa antes......

Abs
Avatar do usuário
ivandeeh
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Janeiro 2012 10:12:07 AM
Localização: Limeira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivandeeh »

Rogério Kazuo, então no meu corsa Maxx 1.8 2006 eu não teria problemas nenhum se usar aro 15 ou 16? com o carro lotado de gente e bagageiro não ficaria pegando ? e não danifica meu amortecedor :? ou eu teria que trocar também o amortecedor? poderia ser qualquer modelo de roda para meu corsa para eu não ter problemas ?
Obrigado
capendeli
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 11 2012f Março 2012 09:54:20 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por capendeli »

qual pneu ou aro uso no mu corsa 96 ele raspa no quebra mola usa 175/70/13 atraz e 165/70/13 na frente valeu...
Avatar do usuário
Sattoooo
:: Rodeio ::
Mensagens: 700
Registrado em: Terça-feira 10 2010f Agosto 2010 06:34:50 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sattoooo »

ótimo tópico rogério, parabéns pela disposição! agora não tem desculpa da galera não entender como funciona o assunto de rodas..

e pra colaborar, eu estou com molas esportivas apenas no meu corsa c, com amortecedores originais, e os mesmos estão babando já. deve fazer um ano e 3 meses que estou com as eibach.
vou providenciar amortecedores curtos, para baixar mais o carro e melhorar mais no conforto.

fica a dica, quando trocar as molas, troque os amortecedores tbm, vale mais a pena..

abraços!
aalexandre
:: Super ::
Mensagens: 92
Registrado em: Quarta-feira 31 2011f Agosto 2011 01:18:24 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aalexandre »

Excelente tópico, tudo bem resumido e objetivo em um lugar só!

Sobre Corsa C com aro 17", usando pneu 205/45, você disse que precisou lixar os parafusos... Porque exatamente?

Uma dúvida crucial que sempre tive, colocar um aro maior que o original (14") faz o carro perder muito o conforto? Algo do tipo, sentir mais os atritos e imperfeições do alfalto? (carro mais duro)

Abraço e Obrigado!

Alexandre Santos
Avatar do usuário
Sattoooo
:: Rodeio ::
Mensagens: 700
Registrado em: Terça-feira 10 2010f Agosto 2010 06:34:50 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sattoooo »

aalexandre escreveu:Excelente tópico, tudo bem resumido e objetivo em um lugar só!

Sobre Corsa C com aro 17", usando pneu 205/45, você disse que precisou lixar os parafusos... Porque exatamente?

Uma dúvida crucial que sempre tive, colocar um aro maior que o original (14") faz o carro perder muito o conforto? Algo do tipo, sentir mais os atritos e imperfeições do alfalto? (carro mais duro)

Abraço e Obrigado!

Alexandre Santos
Ae maninho, tudo beleza?

Dando a minha contribuição sobre isso..
* O pneu 205/45 é mais "altinho" que o 205/40 né, dai acredito que pegue dentro ali da caixa de roda, onde tem uns parafusos com sobra. O bom é lixar a sobra ali, só para garantir mesmo, para não ter chances de estragar os pneus. Mas tanto o 195/40, quanto o 205/40 não tem problemas dai, não pega certamente..

* Basicamente quanto mais alto o pneu, menos você sentirá as imperfeições do terreno. Para andar com aro 16, 17 no Corsa só com pneus mais baixos mesmo, dai fica menos macio mesmo o negócio.. Acredito que até aro 15 não há problemas nisso, os pneus são mais altinhos, mais tranquilo de andar, porém sou fã de aro 17 cara.. hahahahah

Abração aí, o Rogério me corrigi se eu estiver errado em algo :lol:
aalexandre
:: Super ::
Mensagens: 92
Registrado em: Quarta-feira 31 2011f Agosto 2011 01:18:24 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aalexandre »

Sattoooo escreveu:
aalexandre escreveu:Excelente tópico, tudo bem resumido e objetivo em um lugar só!

Sobre Corsa C com aro 17", usando pneu 205/45, você disse que precisou lixar os parafusos... Porque exatamente?

Uma dúvida crucial que sempre tive, colocar um aro maior que o original (14") faz o carro perder muito o conforto? Algo do tipo, sentir mais os atritos e imperfeições do alfalto? (carro mais duro)

Abraço e Obrigado!

Alexandre Santos
Ae maninho, tudo beleza?

Dando a minha contribuição sobre isso..
* O pneu 205/45 é mais "altinho" que o 205/40 né, dai acredito que pegue dentro ali da caixa de roda, onde tem uns parafusos com sobra. O bom é lixar a sobra ali, só para garantir mesmo, para não ter chances de estragar os pneus. Mas tanto o 195/40, quanto o 205/40 não tem problemas dai, não pega certamente..

* Basicamente quanto mais alto o pneu, menos você sentirá as imperfeições do terreno. Para andar com aro 16, 17 no Corsa só com pneus mais baixos mesmo, dai fica menos macio mesmo o negócio.. Acredito que até aro 15 não há problemas nisso, os pneus são mais altinhos, mais tranquilo de andar, porém sou fã de aro 17 cara.. hahahahah

Abração aí, o Rogério me corrigi se eu estiver errado em algo :lol:
Poxa cara você esclareceu tudo!!! Valeeu mesmo!!! Ainda estou na duvida de qual aro colocar, mas você e o Rogério sanaram todas minhas duvidas com relação a penus/aro/conforto. Obrigado! Esse tópico merece um FIXO hehehe
RafaRod
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quarta-feira 30 2009f Dezembro 2009 12:09:01 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RafaRod »

Olá! Parabéns pelas explicações sobre rodas. Tenho uma duvida. Se eu colocar as rodas do Astra SS com pneus 205/55 R16, sem rebaixar o carro, terei problemas de raspar alguma coisa? Rodas originais GM
Corsa Hatch Maxx 2012 Branco completo. MID, som original com bluetooth e controle de som no volante.
Avatar do usuário
ivandeeh
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Janeiro 2012 10:12:07 AM
Localização: Limeira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivandeeh »

Rogério Kazuo escreveu:Com o intuito de acabar com os inumeros topicos repetidos sobre rodas, vou tentar resumir em um unico post toda as minhas experiencias e vivenciar em rodas.

E pelo amor de Deus ! Leiam o post inteiro !

Para entender de offset e tala leia este topico !

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191

Corsa B

Rodas 13

Rodas originais nao pegam alto nen baixo.
Use pneus 165/65 ou 165/70 ou 165/70

Rodas de marca, se forem com offset menor que 38 corre o risco de pegar.

Rodas 14
Rodas originais não pegam alto nen baixo.
Use pneus 165/60 ou 175/65 ou 185/55 ou 185/60

Rodas de marca, se forem com offset menor que 38 corre o risco de pegar.

Rodas 15
Procure utilizar rodas originais para pegar o menos possivel, recomendo a da montana.
Rodas montana Sport, original tem tala 5.5 e a paralema 6
Rodas astra Elite, só paralela ( original aro 16 )
Rodas astra CD ou Elegance, existe paralela e original.
Rodas astra GSI, só paralela ( original aro 16 5X110 )
Rodas astra Sunny, só original
Rodas vectra GSI, existe paralalela e original
Rodas vectra CD, só paralela ( original aro 15 5X110 )
Rodas vectra elite, só paralela ( originall aro 17 5X110 )
Rodas meriva CD, só original
Rodas meriva CD 16V, só original
Rodas meriva SS, só original

Pneus
a mais utilizada é a 195/50 atualmente existem diversos modelos e medidas.
165/50 ou 185/45 ou 185/50 ou 185/55 ou 195/45 ou 195/50

Rodas 16
Modelo original eu recomento as do Astra SS ou Astra elite pois possuem um tala e offset aceitavel para o Corsa B.
Rodas do novo Vectra possuem um offset baixo e corre o risco de pegar.
Rodas de marca, pode-se tilizar TSW que possuem offset 40 e tala 7, porem tem que rebater o paralama para andar baixo.

Pneus
195/45 ou 205/40 ou 205/45

Rodas 17.
Recomendo utilizar rodas da Noova que possuem offset 49 e tala 7, a Scorro acaba de lançar uma roda aro 17 com tala 6.5 e offset modelo S203

Pneus
Recomendo 195/40 mas ja utilizei no meu sedan 205/40

Nos 3 corsa B que ja tive
Já utilizei rodas 15 do astra CD, astra GSI, astra elite, vectra GSI com pneus 195/50 e 185/55, no aro 16 ja utilizei TSW Edge com pneus 205/45 e no aro 17 Mangels Nitrus com pneus 205/40 e Vaska VK248 com pneus 205/40
A experiencia que posso passar é, que vc pode andar de aro 15 numa altura razoavel ( pneu na frente rente ao paralama ) sem ter muita dor de cabeça ( bastando lixar os parafusos ), caso vc queira andar bem baixo vc tem que rebater o paralama antes de andar para não acabar com o pneus. No aro 16 vc ja tem que estar com o paralama rebatido para evitar problema. No aro 17 vc tem que ter muita disposição, pois o pneu é bem fino e qualquer buraco vc pode entortar a roda ou estourar o pneu.

Corsa C.

Aro 14, 15 e 16 vc anda sem ter problema algum.

Aro 17.
Pode-se utilizar rodas de marca com tala 7 e offset acima de 40
Recomendo o pneu 195/40 para andar baixo ou o 205/40 com pneu rente ao paralama, 205/45 vc pode andar com o carro sem rebaixar e ficando pneu do paralama 1 dedo.

Aro 18
Agora é a hora do desafio. Recomendo rodas de tala 7 e offset acima de 40, com pneus 215/35 vc pode baixar deixando rente pneu paralama, porém é uma boa lixar e retirar alguns parafusos.
Os pneus ideias seriam os 205/35.

Minha experinecia no Corsa C, no aro 18 eu ja tive rodas tala 7 e 7,5 com offset 40, andado baixo com os pneus 215/35, raspa um pouco e tem que ter muita disposição para andar, pq a altura dos pneus são somente dois dedos de borracha. Com aro 17 usando pneus 205/45 eu andei de altura original e simplesmente so lixei os parafusos, usando pneus 195/40 e baixo não pega nada.

Andar baixo com rodas tem que ter disposição, pois pode pegar no paralama, na valeta, na lombada, na saida da garagem, etc.
Se vc tem receido de pegar, nen experimente colocar, pois pegar uma hora ou outra isso vai acontecer.

Espero assim diminuir a quantitade de topicos repetidos sobre o mesmo assunto.

Caso tenha algum erro, por favor me informe, pois estou morrendo de sono escrevendo este post neste horario.
Rogério Kazuo, então no meu corsa hatch Maxx 1.8 2006 eu não teria problemas nenhum se usar aro 15 ou 16? com o carro lotado de gente e bagageiro não ficaria pegando ? e posso permanecer com o amortecedor e molas originais?
Não quero rebaixar nem nada só jogar as 16 mesmo?

Não pegaria então? é que eu ando um pouco tuchadinho sakas ? rsrsrs
E a medida do pneu qualquer uma serve para aro 16 ou tem uma especifica ?
Vlw brigadão heim... E exelente tópico cara ...
Obrigado
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”