[DÚVIDA] - Qual a Carga Correta de Gas A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
snyter
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:19:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Qual a Carga Correta de Gas A/C?

Mensagem por snyter »

Pessoal

Boa noite

Estou com uma duvida e não achei nada parecido pelo forum, então crei um novo tópico.

Tenho um corsa 1.6 01/02 com ar e direção. O compressor original do ar foi para o espaço e tive que adaptar um SANDEN SD7B10. O serviço foi bem feito e o ar ta gelando. Só que eu sempre notei que sob sol forte o ar nunca deu conta 100%, mas na sombra ou a noite ele é fantástico.

Essa semana deu algum tilt e a tubulação furou. Mandei soldar e dar nova carga de gas. Desta vez acompanhei o serviço e vi que o técnico deu uma carga de 250 gramas do gas refrigrante (só não consegui ver qual o tipo). Até ai sem problemas, pois o ar voltou a gelar mas no mesmo esquema de não ser 10% sob sol.

Contudo hoje eu estava vendo o manual do carro e na especificação das capacidades ele informa que a quantidade de gas refrigerante é de 600 gramas!

Eu já fiz diversas recargas nesse carro, inclusive com o compressor original, e SEMPRE colocaram 250 gramas.

Alguem poderia me explicar essa diferença tão grande? Esse pode ser o motivo do ar não se comportar bem sob sol forte? Devo voltar na loja? Que argumento técnico eu devo usar com eles?

Conto com o apoio de vocês!

Grato

Gabriel


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Normalmente completam o gás... completando com 250 totalizando os 600, não seria isso?
O certo mesmo é descarregar totalmente e carregar de novo.

Tem um reservatório no sistema do A/C, alguns carros usam 600, outros 650. Existe inclusive uma divergência entre o manual do carro e o manual de reparação do carro. Nesse reservatório conta qual a capacidade dele.

No compressor junto com a marca vem especificado o tipo de gás, que deve ser o R-134a, salvo se o sistema for muito antigo.


snyter
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:19:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por snyter »

Mas ai é que esta o problema: Não tinha gas nenhum no carro pois eu estava com uma linha do sistema furada!.

Após reparar foi feito vácuo no sistema com a posterior recarga das 250 gramas do gás.

Agora aonde fica esse reservatório? Ele é acessível sem desmontar o carro?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não sei. Ainda não vi um A/C de Corsa ao vivo.

Eu voltaria onde fez o serviço e perguntaria sobre o assunto, quem sabe tem algum motivo, limite do compressor adaptado, algo assim.


snyter
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:19:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por snyter »

Valeu Awaked.

Amanhã vou la na loja mostrar o manual para eles e tentar obter uma explicação. Assim que tiver noticias eu posto.


snyter
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:19:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por snyter »

Bom conforme informei voltei na loja, até porque o gas escapou de novo!

O técnico me explicou o seguinte: O compressor original (o argentino Zexcel) trabalha com um sistema de palhetas e por causa desse sistema ele necessita de mais gas para gerar a mesma pressão que o compressor novo, que funciona a pistão (7 na verdade).

De qualquer forma pedi para eles darem uma turbinada e agora to com 400 gramas. Agora mesmo no sol eu fico com frio dentro do carro! 8)


MASBAS
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Segunda-feira 01 2013f Abril 2013 08:14:08 PM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por MASBAS »

O meu corsa 1.6 16 tem compressor Delphi original não é esse argentino e na plaqueta diz 950 gramas R-134a


MASBAS
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Segunda-feira 01 2013f Abril 2013 08:14:08 PM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por MASBAS »

O meu gls 99 também é compressor Delphi e são 950g de R-134a


kenjiuemura
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Segunda-feira 28 2014f Julho 2014 08:59:06 PM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por kenjiuemura »

Uma maneira de ver se o gaz esta na quantidade certa é segurar a linha de baixa pressão , ela tem de estar mais fria que o ambiente.


Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Vocês colocaram 950 gramas e ficou bom? O meu tá com 500g pq quando colocou não sabia, gela normal mas queria saber se melhoraria.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”