[DÚVIDA] - Ql é o local e identificação dos relés do A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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Tunado
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Mensagem por Tunado »

Só que as fotos não ficaram na ordem, mais da pra entender :[quote="Tunado"]Imagem
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Tunado
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Mensagem por Tunado »

Se quiser mais detalhes dos reles então la vai:
CAPITULO 39



APLICATIVO GM



Rochester

Multec EMS



Corsa Sedan 1.6 MPFI

Corsa 1.0/1.6 MPFI

Esquema Elétrico



Como funciona o Sistema



1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?



Como Funciona

1 – Funcionamento em condições normais do motor o sinal de temperatura sentido pelo Sensor de Liquido de Arrefecimento é enviado a UC pino B12 para o comando dos Eletroventiladores de Arrefecimento.

2 – Ao Chavear massa para o pino A4 é acionado a Relê Eletroventilador 1 ligando o Eletroventilador 2 de arrefecimento em série com o Eletroventilador 2 Arrefecimento através do Relê Reversível 1 e 2 ou ambos na baixa velocidade.

3 - Se necessário, outro sinal de massa é chaveado ao pino A5 acionando os Relês Eletroventilador Reversível e 2 acionando o Eletroventilador 1 Arrefecimento em paralelo com o Eletroventilador 2 Arrefecimento ou ambos na alta velocidade.

02 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?



Como Funciona

1- Para ligar o ar condicionado, o usuário pressiona o Interruptor ar condicionado (on/off). Estando o evaporador descongelado, arma-se o Relê e são enviados 12V para o Pressostato Duplo Contato "verifica limites de pressão alta e baixa para a garantia de funcionamento do sistema"
2- Se ambos os contatos estiverem fechados são enviados 12V para Relê de plena carga , pino D5 da UC, Bobina do Relê Duplo eletroventilador Arrefecimento, ao energizar, são acionados o Eletroventilador caixa de ar na baixa velocidade, através do Comutador de velocidade o Eletroventiladores de arrefecimento 1 e 2, em série ou baixa velocidade.
3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.



Como Funciona

1 - Ao receber o sinal de tensão pino D5, a UC reconhece a solicitação de Ar Condicionado, Corrige a rotação do motor e faz massa para a bobina do Relê de Plena carga pino A3, para que se ligue a Polia Eletroventilador do Compressor.

2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.

3 – Funcionamento normal de funcionamento sempre que a pressão passar de um determinado nível o Interruptor de ciclagem faz massa para pino D1 UC para os Relês Eletroventilador "reversível" e 2 acionando a Eletroventilador (1) Arrefecimento em paralelo com o Eletroventilador (2) Arrefecimento ou ambos na alta velocidade. Conforme descrito anteriormente.



4 - Como testar o Relê Principal?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 20 30A ligado no +15 da chave de ignição.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 15 ligado na linha +30 da bateria.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê Positivo (+) Ligado no Relê do eletroventilador caixa de ar, Comutador de velocidade, Interruptor ar condicionado, Interruptor aquecimento e Relê duplo.

5 - Como testar o Relê do eletroventilador da caixa de ar?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Comutador de Velocidades.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado no pino 87 do Relê Principal.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) Ligado Eletroventilador da caixa de ar e Comutador de velocidades.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).



6 - Como testar o Relê do Eletroventilador 2?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 87A do Relê Reversível Eletroventilador (1) e (2), Eletroventilador 2 Arrefecimento.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 85 do Relê reversível eletroventilador 1 e 2, Interruptor de Ciclagem

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 7 30A ligado a linha +30 da bateria.

7- Como testar o Relê Reversível Eletroventilador 1 e 2?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusível F17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87a do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 87 do Relê Eletroventilador (2), Eletroventilador 2 Arrefecimento

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 85 do Relê eletroventilador 2, Interruptor de Ciclagem.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-).

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 87 do Relê eletroventilador .



8 - Como testar o Relê do Eletroventilador 1?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Ligado no pino 30 do Relê Reversível Eletroventilador (1) e (2) e pino 87b do Relê Duplo.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino A do Relê Duplo e Eletroventilador 1 Arrefecimento.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado ao pino A4 da UC.

9 - Como testar o Relê Duplo?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato Duplo Contato.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87B do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 87 do Relê Eletroventilador (1) e pino 30 do Relê reversível do eletroventilador 1 e 2.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino A do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 30 do Relê Eletroventilador 1 e Eletroventilador 1 Arrefecimento.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao Relê principal.

6 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Comutador de Velocidades.

10 - Como testar o Relê de Plena carga?



TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) Ligado no Pino A3 da UC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 17 10A ligado ao +15 da chave de ignição.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado na Polia Eletromagnética Compressor.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao Pressostato Duplo Contato.

Localização dos Relês de Plena Carga e Relê de Solicitação de AC.





Localização dos Relês de AC e Arefecimento


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Tunado
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Mensagem por Tunado »

Tambem tem fotos demonstrando veja aqui:
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm


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lioncblu
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Mensagem por lioncblu »

Tunado, era disso q eu tava falando, hehehehe.
Obrigado, vou analizar e provável q só no FDS eu consiga executar. Obrigado e postarei resultados tão logo os tiver!


------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
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well1975
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Mensagem por well1975 »

Amigos,
tenho um tigra e estou com o mesmo problema de vcs o segundo estagio da ventoinha não aciona, removi o porta luvas pois pensei que fosse igual a do corsa gsi (com os 6 reles) quando me deparei com uma surpresa desagradavel só tem dois reles ao lado direito do porta luvas ( Cinza e Roxo)
por favor alguem sabe onde fica o rele do segundo estagio do Tigra estou desesperado rsrsrs abraço.


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