[DÚVIDA] - Qual a Pressão de turbo máxima para o motor 1.6?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
Publicidade
julio.gj
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 08 2012f Janeiro 2012 07:17:06 PM
Localização: Araucária - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por julio.gj »

Um motor pode rodar sem intercooler até com os mesmos 1,3kg mas e a sua durabilidade onde fica, com essa pressão a temperatura na camara vai estar altissima sacrificando o motor atoa pois um intercooler é barato e ainda se consegue mais potencia com intercooler em media 10% a mais... não tem o porque não usar intercooler, se não fosse util as montadoras não iriam usar em todos carros turbos de fabrica, isso q carros turbo originais usam pressões relativamente baixa!


Publicidade

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26219
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

original usa gasolina :wink:
amaciei o meu com 1,5bar e 10,5:1 de taxa
nao acho baixo dar pikos de 0,9 e sustentar 0,7 em alta, num motor gasolina com uma turbina pequena e original....
vai da turbina tmb... limaozinho num motor grande vai vir com ar pegando fogo mesmo com pouca pressao, nessas ja vi muito coletor de escap vermelho como brasa tmb.....
tem muito mito e lenda urbana nesse mundo de preparacao...


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Publicidade

julio.gj
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 08 2012f Janeiro 2012 07:17:06 PM
Localização: Araucária - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por julio.gj »

é tudo muito relativo mesmo depende de muita coisa... a sorte tambem conta :)


Publicidade

Avatar do usuário
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 01:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

julio.gj,
O intercooler tambem faz se perder um pouco de pressão algo em torno de 10% dependendo da turbina contribuindo para o chamado Turbo Lag ( quando a turbina demora a encher, é um atraso até q o carro responda)
Por ser um trocador de calor ele deixa a ar mais frio e com mais densidade então será admitido mais oxigênio nos cilindros e a turbina terá um maior volume para pressurizar ocasionando a perda.


Publicidade

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26219
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao nao, com um intercooler projetado corretamente, assim como as demais pecas, nao se tem qq perda relativa, os beneficios sao enormes, inclusive devido ao ar frio q vai pras camaras, se torna necessario reduzir a pressao do turbo e aumentar a alimentacao, pro motor nao quebrar por potencia...

um golf t original tem torque maximo de antes dos 2K rpms até pouco mais de 4K, uma linha reta nesse intervalo de torque maximo, cai nesses 4K justamente por eletroniamente a pressao ser reduzida em alta, é um sistema bem projetado pro torque maximo aparecer cedo e mito cedo, e tem intercooler, pra ver como bem projetado nao afeta em nada.....

mas tem os ignorantes q poe intercooler enorme, q gera um lag terrivel mesmo, assim como outras coisas menos calculadas....e ai em vez de beneficios se torna uma dor de cabeca....

se tem espaco, invista num intercooler bem projetado, so terao beneficios


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Publicidade

Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”

Publicidade