[DÚVIDA] - Quero começar a preparar meu GL 1.6. O q fazer?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
antoniodesouzajunior
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Quero começar a preparar meu GL 1.6. O q fazer?

Mensagem por antoniodesouzajunior »

bom dia
sou mecanico e preciso de algumas opiniões
queria sugestões para preparar meu cabeçote 1.6 8v
quais valvulas devo colocar , polir ou não os dutos de admissão,
quais velas devo colocar. rebaixar ou não, quais bicos devo colocar? pois abri meu cilindro para 1.8 e tenho duvidas no caso de eu deixar o cabeçote original e dar falta de ar.
pois quero um carro ligeiro e esperto e não ligo para consumo.

agradeço desde já
abraços.

Imagem
Corsa sedã 1.6 1997 remodelado 2010 suspensão preparada aro 15 cabeçote preparado turbinado bicos 2.0 flex

daniel_izaias
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por daniel_izaias »

Ae é bonito mesmo ... sem ligar para consumo ... kkkkk

Logo logo os feras em preparações dão as dicas ai ... boa sorte e mantenha atualizado o fórum para sabermos como andam as preparações ai ...

Abrasssssssss
E-MAIL: [email protected] - WhatsApp: (+55 41) 99908-7019

SemControle

Mensagem por SemControle »

se abriu pra 1.8, nem precisa desse topico novo...
so seguir um ja existente e bem detalhado
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=77934
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

antoniodesouzajunior escreveu:bom dia
sou mecanico e preciso de algumas opiniões
queria sugestões para preparar meu cabeçote 1.6 8v
quais valvulas devo colocar , polir ou não os dutos de admissão,
quais velas devo colocar. rebaixar ou não, quais bicos devo colocar? pois abri meu cilindro para 1.8 e tenho duvidas no caso de eu deixar o cabeçote original e dar falta de ar.
pois quero um carro ligeiro e esperto e não ligo para consumo.

agradeço desde já
abraços.
Imagem
Minha sugestão, deixa cabeçote original até que já esteja no estágio de querer tirar leite de pedra. Não se preocupe com o fluxo de ar sendo 1.8. Os primeiros corsas 1.8 usavam o mesmo cabeçote, as mesma válvulas e o mesmo comando do 1.6.

Se quiser realmente fazer preparação de cabeçote, faça então uma preparação completa. Preparação dos dutos, angulos de sedes e válvulas, equalização da camara de combustão e quem sabe utilizar válvulas maiores. Simplesmente polir dutos não traz benefícios em termos de potência, potência está ligada a forma dos dutos, a textura superficial traz outros benefícios, no caso dos dutos de escape, como evitar impregnação de formas de carbonos, nos dutos de admissão, pode piorar a emulsificação do combustível e combustível líquido na camara de combustão não queima.

Enfim, qualquer dúvida podemos aprofundar no assunto.

Abs.

antoniodesouzajunior

muito obrigado já me ajuda muito
mas de 1.6 para 1.8 a central deve corrigir sozinha?
e bico é bom trocar?
valew
abraços
Corsa sedã 1.6 1997 remodelado 2010 suspensão preparada aro 15 cabeçote preparado turbinado bicos 2.0 flex

SemControle

ela tenta, mas é limitada, se a questao é so cc bicos deveriam dar conta, mas tem taxa, tem ponto, é outro motor totalmente diferente, a central controla tudo, porem é limitada....e sua central original de 1.6 nem suporte a sensor de detonacao pra por acaso tentar uma correcao no ponto tem.....
por ser mecanico vc ja deveria conhecer isso, um carburador de 1.6 nao serve no 1.8 sem fazer toda giclagem, ponto nao é o mesmo de um carro com 9,5 de taxa pra um com 10 e fumaca, ou até 12 e bastante coisa...., a mecanica é toda igual no tempo do carburador, so q os ajustes nao sao feitos na mao igual eram....e fisicamente a central tmb para em limites

andre pirituba
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Antes de tudo,procure uma pessoa certa para mexer no seu carro!De nada vai adiantar tudo do bom e do melhor se não tem alguém qualificado para fazer a mão de obra.O que mais tem ai é professor pardal precisando de uma cobaia para aprender! :wink:

SemControle

mecanico é uma coisa preparador é outra, se ja tem muito mexanico se entitulando mecanico, tem muito preparador q pra mecanico tem q aprender muito ainda......

antoniodesouzajunior

realmente
concordo
muito obrigado por enquanto
vou começar a mexer se tiver duvidas entro em contato com vc
obrigado
!

SemControle

pra um mecanico acertar esses detalhes na preparacao de um injetado é muito dificil....
veja so...meu golf é 1.6 akeles SR, pois bem, foi montado o turbo, 0,9 de pressao, e nao foi feito nada na central da injecao, com troca de pecas conseguiu os acertos devidos e o afinamento.....
num carburador a gente ta acostumado a fazer giclagem, mudar ponto, essas coisas....
mas na injecao ficamos limitados, e se nao vamos mudar o mapeamento da injecao, nos resta achar esse equilibrio na troca de pecas, um bico q atenda a vazao, q aceite o combustivel, q tenha impedancia correta

so pra vc ver e pensar numa analogia a flexibilidade q se tem do carburador pra uma injecao, a dificuldade na troca de pecas q case com todo o conjunto.....

simplesmente abrir pra 1.8, a ideia seria alimentar como tal, ai precisa ver a equivalencia eletrica dos bicos de 1.8 com a central do 1.6....
problema q pistao do 1.8 é cabecudo pra dar taxa, na central do 1.6 queimando gasolina vai pre detonar certamente, no alcool falta taxa, mas ai tem q ver se o bico original do 1.8 pensado anteriormente atende, e ainda suporta alimentar no alcool com mais taxa e tudo mais...

ai numa preparacao realmente ignorante, chega num ponto q a central original deixa de conseguir gerenciar tudo isso, entao caimos numa central totalmente a parte, programavel, mas ai entra o profundo conhecimento de todo o sistema de injecao, o q isso influencia nakilo e assim vai.....

se vc abriu pra 1.8 apenas, a questao é saber, ta com qnt de taxa? vai queimar apenas alcool?
se a ideia é andar no alcool, sugiro acertar a taxa entre 12 e 13:1, colocar as velas adequadas, junto com o bicos, ai seria interessante achar alguem q trabalhe com remapeamento, pra vc dar uma mudadinha na curva de ponto, pq mesmo com taxa, o alcool pede um pouco mais, nao q vc nao consiga andar bem com ponto original da central 1.6, mas fica nakela, poderia estar melhor.....

Responder