[DÚVIDA] - Fusível queimando toda hora. O q fazer?

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Adelmo
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Re: [DÚVIDA] - Fusível queimando toda hora. O q fazer?

Mensagem por Adelmo »

Adelmo escreveu:Olá rapaziada! Estou com um problema de queima de fusível do limpador de para-brisas, de inicio tava demorando a queimar o fusível mais agora e só trocar e ao dar meia chave o fusível da se parte.

Hoje irei dar uma olhada pra ver se pode ser os motores dos limpares em curto, o traseiro ou o dianteiro.
Vou desconectar um motor por vez e testar e finalmente se não resolver irei desconectar os dois pra ver.
Se alguém poder dar alguma dica ai agradeço.
:D E ai galera como prometido acabo de realizar os procedimentos listados para tentar diagnosticar por qual motivo o fusível do limpador de para-brisas estava queimando:

- Inicialmente fui no motor do limpador traseiro e desconectei os seus fios, coloquei um fusível de 30A no seu devido lugar e dei meia chave e o fusível queimou! Então por dedução, não era problema desse motor. Deixei mesmo assim o plug do motor desconectado.

-Fui para o motor do limpador dianteiro, tirei o plug e novamente coloquei outro fusível, dei meia chave e o fusível veio a queimar novamente, então pude concluir que o problema não era nos motores.

Para minha alegria pude notar que um fio do plug do motor do limpador de para-brisas dianteiro estava descascado e estava entrando em contato com a lataria do carro e gerava um curto queimando o fusível do limpador de para-brisas. Passei fita insolante no fio, pluguei os plugs dos motores dos limpadores traseiro e dianteiro, coloquei um novo fusível, liguei o carro normalmente acionei ambos os limpadores e o fusível não queimou.

Graças a Deus era um simples problema que deu pra resolver.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
AdelmoNC


Bange
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Mensagem por Bange »

Não havendo nenhuma manutenção anterior na parte elétrica, o que justificaria um erro do tipo descrito acima (troca de relés), o ponto de maior probabilidade é no próprio comando da coluna de direção.

Desconectar os motores é uma boa, pois se não forem eles, o problema persistirá e eu analisaria na seguinte ordem de probabilidade:
1 - comando
2 - relés
3 - fiação

Uma dica para não ficar queimando fusível até encontrar a causa, é colocar uma lâmpada no lugar do fusível (lâmpada de farol)...se houver um curto a lâmpada acenderá na intensidade máxima...quando normal, acenderá com intensidade menor devido a carga do(s) motor(es).

Imagem


Bange
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Mensagem por Bange »

Ôps!...não vi que o problema já havia sido descoberto...fica só a dica para outros casos...


Adelmo
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Mensagem por Adelmo »

Bange escreveu:Ôps!...não vi que o problema já havia sido descoberto...fica só a dica para outros casos...
Valeu!
Obrigado pelas dicas.
AdelmoNC


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