[DÚVIDA] - LIMALHA DE FERRO NO ÓLEO. E AGORA?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
ramonoliveirajp
:: Piquet ::
Mensagens: 207
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 08:00:36 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - LIMALHA DE FERRO NO ÓLEO. E AGORA?

Mensagem por ramonoliveirajp »

Amigos, estou com um probleminha meio sério rsrs. Antes de mais nada se o tópico foi postado no local errado me desculpem, mas o enfoque que darei é motor.
Bom, trocando a água do arrefecimento constatei que ficaram bolhas no sistema. Resolvi tentar tirar, deixando o carro ligado um tempinho sem a tampa do reservatório de expansão. Pra minha surpresa de repente a água começa a borbulhar e sair fora. Fiquei tenso e desliguei o carro. Não liguei mais o mesmo. Já no outro dia completei o que faltava e quando abri o motor depois de dar umas voltinhas, vi que estava pingando umas gotinhas de água com aditivo pela junta do cabeçote direto no bloco (logo abaixo do distribuidor). Foi aí que meu drama começou... Quando troquei o líquido do arrefecimento eu utilizei o Bardahl Radclean pra dar uma geral no sistema, pois eu já havia trocado radiador,mangotes e isolado o ar quente. Por isso pensei que não houvesse maiores problemas em utilizá-lo. Minha dúvida é: O vazamento ocorreu provavelmente após o superaquecimento temporário, ou quando coloquei o produto pra limpeza (pode ter soltado pedaços enferrujados da junta do cabeçote) ?? Até aí tudo bem.. Um serviço de cabeçote e troca de junta poderia resolver o problema, pois não havia mistura de água e óleo. Hoje dia 22/06 resolvi ligar o menino e após uma voltinha de leve quando abri a tampa dos tuchos havia a famosa "maionese" de água e óleo na tampa, e juntamente com ela, o que foi mais preocupante pra mim, foi que vi algumas limalhas de ferro na tampa junto com o óleo... Vocês acham que o dano foi muito grave? Não abri o motor ainda pois o mecânico só tem disponibilidade segunda feira e enquanto isso deixarei ele paradinho...

Agradeço qualquer ajuda/palavras de conforto rsrs

:(
ramonoliveirajp
:: Piquet ::
Mensagens: 207
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 08:00:36 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ramonoliveirajp »

dando um UP aqui
pf me ajudem :cry:
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

O Radclean tem a propriedade de limpeza das partes enferrujadas - tubo dágua, radiador, bloco do motor, etc - e acontece que essa sujeira assim que solta vai pra algum lugar, e acaba dando problemas se não for realmente limpo. Talvez tenha acontecido o que você suspeita, a junta deve ter se deteriorado, mas isso você só vai saber quando abrir mesmo, e se der sorte, apenas um passe na retífica e uma junta nova serão suficientes.
Espere por opiniões de outros aqui.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
ramonoliveirajp
:: Piquet ::
Mensagens: 207
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 08:00:36 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ramonoliveirajp »

Entendi cara.. Mas quando eu troquei o Radclean eu fiz a limpeza de certa forma bem e depois coloquei o aditivo. Depois de uma semana com aditivo que ele ia soltar essas limalhas?

abraços
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

O Radclean já estava agindo no compartimento dágua do carro, mesmo você tirando ele, a ação de acabar soltando as ferrugens do compartimento já tinha começado, e com o tempo a água passando com pressão pelos tubos acaba soltando sempre algo a mais mesmo depois da retirada dele do sistema.
Pode ser isso ou simplesmente algo que inveitavelmente iria acontecer e o Radclean só antecipou isso.
Boa sorte.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O lulaf está certo.

Só que fique claro que não foi o produto (Radclean) que estragou o carro.
A ferrugem já estava lá, só que presa e acabava evitando vazamentos no bloco. Sem ferrugem abriu os espaços pra água passar.

Cara, o prejuízo vai depender diretamente de quanto você usar o carro antes de arrumar.
Se arrumar logo e não usar o carro os prejuízos são poucos.
Se deixar de arrumar e ir empurrando vai ferrando cada vez mais as peças.
ramonoliveirajp
:: Piquet ::
Mensagens: 207
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 08:00:36 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ramonoliveirajp »

awaked escreveu:O lulaf está certo.

Só que fique claro que não foi o produto (Radclean) que estragou o carro.
A ferrugem já estava lá, só que presa e acabava evitando vazamentos no bloco. Sem ferrugem abriu os espaços pra água passar.

Cara, o prejuízo vai depender diretamente de quanto você usar o carro antes de arrumar.
Se arrumar logo e não usar o carro os prejuízos são poucos.
Se deixar de arrumar e ir empurrando vai ferrando cada vez mais as peças.
awaked escreveu:
O Radclean já estava agindo no compartimento dágua do carro, mesmo você tirando ele, a ação de acabar soltando as ferrugens do compartimento já tinha começado, e com o tempo a água passando com pressão pelos tubos acaba soltando sempre algo a mais mesmo depois da retirada dele do sistema.
Pode ser isso ou simplesmente algo que inveitavelmente iria acontecer e o Radclean só antecipou isso.
Obrigado pelos exclarecimentos. No momento não estou usando o carro mais pra nada, até a pé eu fui pra faculdade ontem rsrs. Já marquei com o mecânico pra segunda feira levar o bixinho lá.. Agora só tenho uma dúvida.. Essas limalhas o qual relatei pode ser algo grave? Alguma coisa com pistão, saia, anel de segmento etc? Meu medo é esse, pq não sou muito cheio da grana, e o jeito é consertar logo msm.

abração a todos e muito obrigado
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depende muito de como sao, pode ser restos q o produto soltou, pode ser essa agua com oleo deixou de lubrificar e moeu alguma peca movel pela falta de lubrificacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
ramonoliveirajp
:: Piquet ::
Mensagens: 207
Registrado em: Sábado 26 2009f Setembro 2009 08:00:36 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ramonoliveirajp »

SemControle escreveu:depende muito de como sao, pode ser restos q o produto soltou, pode ser essa agua com oleo deixou de lubrificar e moeu alguma peca movel pela falta de lubrificacao
Vale lembrar que antes de usar esse RadClean eu isolei o ar quente. Pra iss isso comprei um caninho de ferro em um rapaz que conserta radiadores.. Pode ter sido ele? O cano estava um pouco enferrujado por dentro. Mas as limalhas tem aspecto de ferro novo, são bem prateadas
::?
O que poderá ser saia, camisa do pistão?

abraços
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Limalha "nova" pode ser sim, mas só abrindo pra ver onde foi o estrago.

Quanto a ferrugem no cano do isolamento do ar. Eu não deixaria colocar.
Um sistema fechado, isolado com aditivo não enferruja. E o aditivo solta essa ferrugem podendo entupir alguma coisa.

O lance é que o carro não devia usar aditivo antigamente, em 99% dos casos o ar quente é isolado porque entope (ferrugem) ou porque vaza (furo por ferrugem). Mas sempre há casos que não se enquadram nisso. Porque foi isolado seu ar quente?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”