Pessoal, preciso de ajuda, do nada meu carro começou a falhar.
Fiz o teste do código lampejante, e deu 2 códigos de erro no sistema de injeção:
15 Sensor de Temperatura do Motor (ECT) - Tensão Alta
33 Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP) - Tensão Alta
O carro falha na marcha lenta, e a mistura parece que está rica, pois sai um cheiro bem forte no cano de escape. Detalhe, até o momento não acendeu a luz de injeção.
O que eu posso fazer pra resolver esse problema?
Até mais pessoal, agradeço a ajuda!!!!!!
[RESOLVIDO] - Códigos de erro Injeção 15 e 33?
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33- Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP) - Tensão Alta
Verificações:
- desligar a ignição e desconectar os sensores MAP e TPS
- visualizar no modo contínuo o parâmetro "Pressão de coletor"
A leitura deve ser de 0,1 bar aproximadamente
Se não for:
. verificar fiação, quanto a circuito aberto ou curto circuito
. verificar possível interferência do sensor TPS
- verificar a existência de tensão de referência (5 volts) no conector do MAP
(fio correspondente ao terminal B8), com a ignição ligada
Se não for:
. fio do terminal B8 em curto circuito ou aberto
. possível defeito na UC
- verificar a ligação a massa do sensor
- reconectar o sensor de posição da borboleta (TPS) e sensor de pressão,
com a ignição desligada
- verificar o sensor:
. Com bomba de vácuo aplicar depressão na mangueira do sensor.
. Visualizar no modo contínuo o parâmetro "Pressão de coletor" e comparar as leituras com as da tabela
Vácuo Visor do scanner
cmHg Volts bar
0 4,2 a 5 0,9
7 3,4 a 3,9 0,8
25 2,3 a 2,8 0,6
40 1,3 a 1,7 0,4
Se não verifica:
. sensor defeituoso
. mangueira com obstrução ou vazamento
. possível defeito na UC
15- Sensor de Temperatura do Motor (ECT) - Tensão Alta
Verificações:
- desligar a ignição
- desconectar o sensor de temperatura do motor
- desconectar o sensor de pressão do coletor
- verificar no modo contínuo o parâmetro "temperatura do motor"
- a leitura deve ser inferior a -35ºC
Se não for:
. verificar fiação quanto a circuito aberto ou curto-circuito.
- desligar a ignição
- conectar o sensor de pressão do coletor
- verificar no modo contínuo o parâmetro "Temperatura do motor"
- a leitura deve ser inferior a -35ºC
Se não for:
. possível defeito no sensor de pressão de coletor.
- desligar a ignição
- fazer uma ponte entre os terminais do conector do sensor ECT, lado
do chicote.
- verificar no modo contínuo o parâmetro "temperatura do motor"
- a leitura deve ser superior a 145ºC
Se não for:
. possível circuito aberto entre o sensor e o terminal
B12 da UC.
. possível circuito aberto entre o sensor e o terminal
A11 (massa dos sensores ECT e MAP)
. possível defeito na UC
Se as verificações acima estão em ordem, possível defeito no sensor ECT,
ou falha intermitente.
Verificações:
- desligar a ignição e desconectar os sensores MAP e TPS
- visualizar no modo contínuo o parâmetro "Pressão de coletor"
A leitura deve ser de 0,1 bar aproximadamente
Se não for:
. verificar fiação, quanto a circuito aberto ou curto circuito
. verificar possível interferência do sensor TPS
- verificar a existência de tensão de referência (5 volts) no conector do MAP
(fio correspondente ao terminal B8), com a ignição ligada
Se não for:
. fio do terminal B8 em curto circuito ou aberto
. possível defeito na UC
- verificar a ligação a massa do sensor
- reconectar o sensor de posição da borboleta (TPS) e sensor de pressão,
com a ignição desligada
- verificar o sensor:
. Com bomba de vácuo aplicar depressão na mangueira do sensor.
. Visualizar no modo contínuo o parâmetro "Pressão de coletor" e comparar as leituras com as da tabela
Vácuo Visor do scanner
cmHg Volts bar
0 4,2 a 5 0,9
7 3,4 a 3,9 0,8
25 2,3 a 2,8 0,6
40 1,3 a 1,7 0,4
Se não verifica:
. sensor defeituoso
. mangueira com obstrução ou vazamento
. possível defeito na UC
15- Sensor de Temperatura do Motor (ECT) - Tensão Alta
Verificações:
- desligar a ignição
- desconectar o sensor de temperatura do motor
- desconectar o sensor de pressão do coletor
- verificar no modo contínuo o parâmetro "temperatura do motor"
- a leitura deve ser inferior a -35ºC
Se não for:
. verificar fiação quanto a circuito aberto ou curto-circuito.
- desligar a ignição
- conectar o sensor de pressão do coletor
- verificar no modo contínuo o parâmetro "Temperatura do motor"
- a leitura deve ser inferior a -35ºC
Se não for:
. possível defeito no sensor de pressão de coletor.
- desligar a ignição
- fazer uma ponte entre os terminais do conector do sensor ECT, lado
do chicote.
- verificar no modo contínuo o parâmetro "temperatura do motor"
- a leitura deve ser superior a 145ºC
Se não for:
. possível circuito aberto entre o sensor e o terminal
B12 da UC.
. possível circuito aberto entre o sensor e o terminal
A11 (massa dos sensores ECT e MAP)
. possível defeito na UC
Se as verificações acima estão em ordem, possível defeito no sensor ECT,
ou falha intermitente.
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Ricardo, vc deu uma aula...
Mas confesso q fiquei meio perdido, algumas coisas que vc citou eu entendi mas as demais parecem ser um pouco complicadas. Vou tentar fazer alguns testes como escrito... obrigado pela sua ajuda... até mais...
Mas confesso q fiquei meio perdido, algumas coisas que vc citou eu entendi mas as demais parecem ser um pouco complicadas. Vou tentar fazer alguns testes como escrito... obrigado pela sua ajuda... até mais...
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Os creditos não são meus, peguei de um programa da Alfatest.
Fala o que vc não entendeu que eu explico.
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ja ta add
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o msn é esse mesmo?
segue o meu, ricardoemilio@ig.com.br
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é pra isso q em materias tecnicas tem um topico so sobre os teste de lampejo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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amigo, eu fiz os testes... agora quero saber como se resolve o problema...SemControle escreveu:é pra isso q em materias tecnicas tem um topico so sobre os teste de lampejo
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eu sei e é por isso mesmo q tem um topico enorme sobre isso, pras duvidas serem tiradas la....
esses assuntos q todo mundo posta e quer saber pego o topico mais recheado de informacoes e mando pra materias tecnicas, pra nao ter o seu, o do zezinho, do pedrinho, do fulano, do ciclano, sempre no mesmo assunto, so q cada um quer ter o seu topico
e se tivesse lido direitinho la, saberia q sao erros gravados na central, pode ter sido 10 anos atras isso, ja podem ter trocado os sensores ou resolvido o problema....
recomendo procurar um mecanico q saiba interpretar um scaner pra avaliar o funcionamento do carro e nao somente conferir os erros na central e ja querer trocar os sensores....
esses assuntos q todo mundo posta e quer saber pego o topico mais recheado de informacoes e mando pra materias tecnicas, pra nao ter o seu, o do zezinho, do pedrinho, do fulano, do ciclano, sempre no mesmo assunto, so q cada um quer ter o seu topico
e se tivesse lido direitinho la, saberia q sao erros gravados na central, pode ter sido 10 anos atras isso, ja podem ter trocado os sensores ou resolvido o problema....
recomendo procurar um mecanico q saiba interpretar um scaner pra avaliar o funcionamento do carro e nao somente conferir os erros na central e ja querer trocar os sensores....
Editado pela última vez por SemControle em Sexta-feira 19 2010f Novembro 2010 12:43:51 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
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