Contei um pouco da minha sina na apresentação:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=
Bem, o Corsa demora a dar partida depois de muito tempo desligado, e tenho que apertar um pouco o acelerador para conseguir ligar (depois de insistir.. as vezes demora uns 10min)
O detalhe é que, ao girar nas primeiras vezes a chave, ele bate muito alto (nhenhe.. T-E-C, T-E-C)
e quando liga fica 'normal' (ele batia leve, enchi o tanque - gasolina no final e velha - e botei um aditivo), mas este barulho diminuiu
O mecânico veio hoje de manha, escutou o motor por menos de 5 minutos, e deu o diagnostico "igual ao que falei a manuel" - porteiro do prédio, amigo dele, que tinha comentado os "sintomas"
Disse que era os tuchos batendo, e que tinha que descarbonizar a parte de baixo, pois so fez na parte de cima (putz..)
Argumentou que se ficar 40min desligado, o oleo desce, os tuchos batem e por isso fica dificil ligar.
Perguntei da pressão do oleo e do combustivel, e ele ja veio dizendo que tinha nada a ver..
E ainda disse que teria que trocar duas peças que nao lembro o nome... algo como retentor dos tuchos ( ) e o injetor, vou confirmar os nomes.
E tudo isso, peças e mão de obra, "apenas" por R$500,00
hehe, bem minha mãe gostou dele, mas vamos ver.
Dei umas pesquisadas, mas não achei este problema especifico ao ligar nos fórums
Ps. ele trocou o oleo, fui ver, ele colocou Orbi 40 sf/cf
E não trocou o flitro de combustivel.
[DÚVIDA] - Tuchos batem ao dar partida. Pq demora a ligar?
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sinceramente ta uma mistura
normal esse problema de tucho descarregar no corsa
agora tem q ver a demora em carregar, pode ser muito mais grave q apenas trocar....
o retentor deve ser de valvulas
normal esse problema de tucho descarregar no corsa
agora tem q ver a demora em carregar, pode ser muito mais grave q apenas trocar....
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Eu tinha feito o teste lampejante, tinha dado
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
44 Sonda lambda indica mistura pobre
dei o reset, enchi o tanque (gasolina velha..), a luz acendeu em outro dia, e refiz o teste, e deu
13 Circuito de O2 aberto
agora, tucho descarregado realmente faz o carro não ligar (ou demorar)?
e, ao acelerar para dar a partida, pq faz o carro pegar?
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
44 Sonda lambda indica mistura pobre
dei o reset, enchi o tanque (gasolina velha..), a luz acendeu em outro dia, e refiz o teste, e deu
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agora, tucho descarregado realmente faz o carro não ligar (ou demorar)?
e, ao acelerar para dar a partida, pq faz o carro pegar?
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pode sim.....
e o acelerar o atuador de marcha lenta deve ta lacrado na sujeira, e o ar q passa nao pode ser suficiente, depois q liga ele consegue cumprir a funcao....
mas antes de condenar qq coisa tem q ir resolvendo os erros da central
e o acelerar o atuador de marcha lenta deve ta lacrado na sujeira, e o ar q passa nao pode ser suficiente, depois q liga ele consegue cumprir a funcao....
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Vou pegar uma maquina pra fazer um video depois, dele ligando.
Acho que vou limpar a TBI, e atuador de marcha lenta, nesta sexta.
Vou acabar levando pra fazer uma revisão logo, já que o carro estava parado.
E sera que esse oleo pode esta contribuindo para o problema dos tuchos? (orbi 40 sf/cf)
Estava pensando em troca-lo, porém caso tenha que fazer a a descarbonização, vai ser dinheiro gasto (já se foi uns 600... ele quer agora uns 500.. o bolso dói em menos de um mês, hehe)
E como não sei o real estado do motor, pelo que li, não é bom me atrever em colocar um flush ne.
Bem, vou postar depois os resultados da limpeza da TBI e do que mais for fazendo.
Abraços!
Ps.: Se for testar a pressão, qual é o valor para a pressão do combustível no EFI, 0,9?
E a pressão do óleo?
Grato!
Acho que vou limpar a TBI, e atuador de marcha lenta, nesta sexta.
Vou acabar levando pra fazer uma revisão logo, já que o carro estava parado.
E sera que esse oleo pode esta contribuindo para o problema dos tuchos? (orbi 40 sf/cf)
Estava pensando em troca-lo, porém caso tenha que fazer a a descarbonização, vai ser dinheiro gasto (já se foi uns 600... ele quer agora uns 500.. o bolso dói em menos de um mês, hehe)
E como não sei o real estado do motor, pelo que li, não é bom me atrever em colocar um flush ne.
Bem, vou postar depois os resultados da limpeza da TBI e do que mais for fazendo.
Abraços!
Ps.: Se for testar a pressão, qual é o valor para a pressão do combustível no EFI, 0,9?
E a pressão do óleo?
Grato!
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pressao do combustivel é 0,8~0,9
nao se deve fazer flush em qq motor, ainda mais qnd nao se sabe as condicoes, e pela idade eu nao recomendaria.....
limpar a TBI nao faz mau nenhum, apenas bem...
nao se deve fazer flush em qq motor, ainda mais qnd nao se sabe as condicoes, e pela idade eu nao recomendaria.....
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Putz... minhas suspeitas do óleo estão verdadeiras...
Mandei email para a a Orbi, recebi hoje a resposta (abaixo)
Bem, vou efetuar essa bendita troca (com apenas 100km...), vou colocar lubrax turbo.
Depois posto possíveis melhoras.
---
Enviada em: quinta-feira, 4 de novembro de 2010 11:51
Para: sic@orbiquimica.com.br
Assunto: RE: ENC: Contato via Website da Orbi Química
Prezado Luis Henrique,
bom-dia.
Não é aconselhavel a ultilização do lubrificante motor-oil SAE 40 para outras indicações do fabricante do veiculo. As classificações API são distintas para lubrifiacantes
monoviscoso e multiviscoso.
A disposição para outros esclarecimentos.
Att.
Edison.
Mandei email para a a Orbi, recebi hoje a resposta (abaixo)
Bem, vou efetuar essa bendita troca (com apenas 100km...), vou colocar lubrax turbo.
Depois posto possíveis melhoras.
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Enviada em: quinta-feira, 4 de novembro de 2010 11:51
Para: sic@orbiquimica.com.br
Assunto: RE: ENC: Contato via Website da Orbi Química
Prezado Luis Henrique,
bom-dia.
Não é aconselhavel a ultilização do lubrificante motor-oil SAE 40 para outras indicações do fabricante do veiculo. As classificações API são distintas para lubrifiacantes
monoviscoso e multiviscoso.
A disposição para outros esclarecimentos.
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ainda recomendo fazer as trocar em intervalos curtos coisa de 3K em 3K km até notar o oleo sair sempre fininho, pq deve ta bem zoadinho essa parte hein....
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apesar de antigo, ele é pouco rodado.. nem 80.000km
dando um retorno...
Demorei por que tive que viajar.
Limpei a TBI, alguns orifícios entupidos praticamente. (como aqui)
Resolvi limpar também o respiro do cárter (veja aquii)
E troquei algumas mangueiras também, como a do MAP
Quando fui montar tudo esse domingo, doido pra testar... olhando a sujeira dentro do motor, me deparei com uma pecinha solta no fundo... provavelmente descobri o motivo do TEC TEC, só não sei se vou poder ajeitar sozinho...
vide a pecinha (foto do Leonardo Gonçalves Secco, da pecinha foi minha e colado em cima):
Neste tópico postei minha dúvida a respeito:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=622301#622301
dando um retorno...
Demorei por que tive que viajar.
Limpei a TBI, alguns orifícios entupidos praticamente. (como aqui)
Resolvi limpar também o respiro do cárter (veja aquii)
E troquei algumas mangueiras também, como a do MAP
Quando fui montar tudo esse domingo, doido pra testar... olhando a sujeira dentro do motor, me deparei com uma pecinha solta no fundo... provavelmente descobri o motivo do TEC TEC, só não sei se vou poder ajeitar sozinho...
vide a pecinha (foto do Leonardo Gonçalves Secco, da pecinha foi minha e colado em cima):
Neste tópico postei minha dúvida a respeito:
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Zanfa, aproveitando seu tópico queria dizer que tenho problema parecido com os tuchos do meu corsa 2001 1.0. Só que os barulhos dos tuchos aumentam conforme ando. Nada muito alto, mas escutável para quem gosta do carro e sente na pele quando alguma coisa de errado está acontecendo. Depois de andar com ele durante uns 20 minutos por exemplo, quando paro o carro e dou uma acelerada e solto o pé escuto os tuchos batendo tec-tec como você disse. Alguém pode me infiormar se os tuchos deste carro são hidráulicos? Eles tem como ser regulados ou só trocando por novos? Isto aconteceu por falta de lubrificação? Devo olhar mais alguma coisa como bomba de óleo e etc?
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