Galera boa noite!
Estou desesperado, ontem fui ao meu eletricista de confiança, pois o meu corsa (94 EFI 1.4 ) estava esquentando. Chegando lá contei a ele:
"tenho reparado que meu corsa não está armando a ventuinha. Alem disto outro dia no semaforo a temp chegou a 100º e quando começei a andar ela foi caindo gradualmente."
Ele então testou a ventuinha (fez o que ele chamou de JUMPER) e a danada funcionou. Então me disse que não era coisa de eletricista, então me indicou a um mecanico.
Contei a mesma histótia para o mecanico que logo me disse: " Isto é problema no cebolão"
Trocamos o cebolão e nada da bixinha armar.... Ele então testou se o meu sensor de temperatura do painel estava funcionando, aparentemente está tudo OK.
Agora que é o pior, ele está me dizendo que é válvula termostática (segundo ele o sinal é devido ao fato de uma mangueira de um lado do radiador estar esquentando mais que a outra do outro lado.), mas o que ela tem a ver em não armar a ventuinha???
Ele falou que irá ver se é ela, porém tem que tirar e testar, me cobrou 60 reias para fazer isto, caso tenha problema terei que comprar uma nova para ele colocar, está caro???
Outra, falou que se não for isto, pode ser bomba d'agua (mas troquei recentemente) ou até mesmo junta do cabeçote, novamente pergunto, o que estes elementos tem a ver que não armam a ventuinha???
ALGUEM PODE ME AJUDAR???
[DÚVIDA] - CARRO ESQUENTANDO E MECANICO NÃO SABE - Q FAZER?
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Ta rolando um assunto muito parecido com esse aqui
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32120
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cara se o mecanico jampeou os cabos da ventoinha e ela armou, com certeza é o cebolão, pois a função dele é justamente a de jampear o contato do ventilador, meu carro ha um tempo atras passou pelo mesmo problema, troquei o cebolão e não funcionou, pois e a peça nova estava com defeito. valvula termostatica não tem nada haver com ligar a ventoinha.
- sousaman
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Cara,
Válvula termostática pode ser, mas estranho é este comportamento da ventuinha.
Porém é uma tentativa se se pode fazer, pois o preço cobrado de MO do mecânico está bem barato. Aqui em SP vc pagaria o dobro disso, pois é a mesma MO de trocar uma correia dentada.
A VT original custa até 40 reais e atenderá bem suas expectativas, mas antes de fazer isso, que tal testar o painel?
Eu apanhei e muito para resolver o problema de temperatura do Moleque e no final era simplesmente o relógio que não estava marcando direito.
Veja o caso relatado no tópico que o Alex postou acima e depois nos conte sua experiência.
Acrescento que os maiores casos solucionados de temperatura elevada no Corsa é de troca da VT.
Abraços!
Válvula termostática pode ser, mas estranho é este comportamento da ventuinha.
Porém é uma tentativa se se pode fazer, pois o preço cobrado de MO do mecânico está bem barato. Aqui em SP vc pagaria o dobro disso, pois é a mesma MO de trocar uma correia dentada.
A VT original custa até 40 reais e atenderá bem suas expectativas, mas antes de fazer isso, que tal testar o painel?
Eu apanhei e muito para resolver o problema de temperatura do Moleque e no final era simplesmente o relógio que não estava marcando direito.
Veja o caso relatado no tópico que o Alex postou acima e depois nos conte sua experiência.
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Obrigado..
É que mesmo com meu leigo conhecimento sobre carros, não consigo entender como que uma válvula termostática impede o acionamento da ventuinha...
mas vou tentar isso que você tá falando...
Obrigado.
É que mesmo com meu leigo conhecimento sobre carros, não consigo entender como que uma válvula termostática impede o acionamento da ventuinha...
mas vou tentar isso que você tá falando...
Obrigado.
- sousaman
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Cara,
No meu caso eu saia com o carro e andando 2 ou 3 minutos a temperatura já batia 98 graus.
Logo, antes mesmo de trocar a VT, faça o teste no painel.
Abraços!
No meu caso eu saia com o carro e andando 2 ou 3 minutos a temperatura já batia 98 graus.
E estava "gelado" ainda, não tinha alcançado nem 90 no painel como hoje é o funcionamento normal.Buzatti escreveu:Obrigado..
É que mesmo com meu leigo conhecimento sobre carros, não consigo entender como que uma válvula termostática impede o acionamento da ventuinha...
mas vou tentar isso que você tá falando...
Obrigado.
Logo, antes mesmo de trocar a VT, faça o teste no painel.
Abraços!
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- sousaman
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Cara,
Que ótimo!
Abraços!
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Bom saber que deu certo.Buzatti escreveu:Obrigado ai pela ajuda galera!!!
O meu problema estava no cebolão e na valvula termostática...
Abraços!
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