[TUTORIAL] - Limpeza de Filtro de Ar Esportivo

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Wilson
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[TUTORIAL] - Limpeza de Filtro de Ar Esportivo

Mensagem por Wilson »

É fácil e simples e deixará seu motor "respirando" direitinho.

Antes de efetuar a limpeza, confira os seguintes itens:

1 - Se o seu filtro de ar esportivo tem elemento filtrante que pode ser lavado. Alguns filtros do mercado, com elemento filtrante de papel ou algodão de baixa qualidade, não podem ser lavados.

2 - Se a vida útil dele já não está ultrapassada, necessitando de troca. Isso pode ser observado pelo estado do algodão entre as telas do filtro. Caso estiver soltando pedaços ou esfarelando, é hora de trocar, não de lavar.

3 - A vida útil de um filtro esportivo de boa qualidade é bem superior aos filtros originais encontrados no mercado, que é algo em torno de 8.000 km a 10.000 km. Um bom filtro esportivo, se bem cuidado e limpo regularmente, dura tranquilamente 30.000 km.

Lista de materiais:
- Balde;
- Detergente líquido;
- Compressor de ar c/ pistola (em postos ou mecânicas);
- Água limpa.

Vamos ao "passo a passo":

1 - Desconecte o filtro esportivo do CAI ou mangueira (foto 1);
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2 - Coloque um pouco, algo como 01 colher de sopa, de detergente líquido no balde e misture com água (foto 2);
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3 - Coloque o filtro de ar na mistura do balde e deixe em repouso por 1 hora (foto 3 e 4);
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4 - Quando a espuma se dissipar completamente, dê uma olhadinha na cor que a água ficou (foto 5);
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5 - Retire o filtro da água e, com água corrente e jato forte, lave o filtro, retirando o detergente. É bom ressaltar para a lavagem ser feita sempre "de dentro para fora" e nunca o oposto (foto 6);
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6 - Com o balde devidamente limpo, deixe o filtro novamente "de molho" na água, dessa vez limpa, por 1/2 hora (foto 7);
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7 - Retire o filtro da água, e com uma mangueira de ar comprimido (facilmente encontrada em postos de gasolina que têm troca de óleo ou em mecânicas) retire a água. Lembre-se, sempre "de dentro para fora".

8 - Prontinho, filtro limpo e no lugar !!! (foto)
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Não foram contabilizados os custos para esta operação, já que todos (ou quase todos) os itens são de uso doméstico.

É bom lembrar que podem ser utilizados óleos lubrificantes no filtro e é recomendado utilizar um produto para limpar sistemas (filtros) de ar condicionado automotivo. Sempre após a lavagem.

Escrito e elaborado por José Marcelo
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 11:10:17 PM, em um total de 3 vezes.
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custelinho
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Mensagem por custelinho »

uma dúvida amigo, esse filtro esportivo, ajuda a melhorar um pouco o desempenho do carro?? qual valor desse filtro??
o filtro do meu ainda é de fabrica :(
Corsa 1.0 MPFI 5P 99/99
Maloka
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Mensagem por Maloka »

custelinho escreveu:uma dúvida amigo, esse filtro esportivo, ajuda a melhorar um pouco o desempenho do carro?? qual valor desse filtro??
o filtro do meu ainda é de fabrica :(
Boas Custelinho...

Cara ajudar a melhorar o desempenho e meio relativo. O filtro Esportivo so tem uma melhora significativa com outros componentes juntos..somente ele, e mais estetico, e para dar um ronquinho no motor.
Um filtro bom Geralmente custa 130, 140 reais. Ai fica a seu criterio...
Existe uma matéria que fala sobre filtros esportivos ai no forum mesmo, não me recordo onde exatamente mais da uma pesquisada que vc localiza fácil. (Faria isso pra vc, mais to no trampo rsrsrsrs)

Fica a dica!.

Abraços e fica com Deus. :)
Leandro Felipe
:: Wind ::
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Mensagem por Leandro Felipe »

cara, esse de dentro pra fora que voce fala é colocar a mangueira no buraco do filtro pra lavar dentro ?
Jai Jesus
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Mensagem por Jai Jesus »

Amigos, peguei meu carro sem a caixa original do filtro de ar, e sem nenhum filtro. Vou pegar um esportivo cônico por questão de custo, no momento, pois a caixa original está mais de 200 contos. Sabem me informar a medida da base, se é 62mm ou 70mm? Vou pegar um bem baratinho, com uma medida só, por isso preciso ter certeza, só para não andar sem filtro mesmo. Mês que vem vou pegar a caixa de ar original.
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