Abril de 2002 - Revista Autoesporte - Número 443
- Wilson
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- Ano de fabricação: 1996
Abril de 2002 - Revista Autoesporte - Número 443
CHEVROLET CORSA 1.0
Passado a limpo
Reestilizado, maior, mais confortável e robusto, o novo Corsa chega às ruas com muitas novidades, mas o desempenho do motor 1.0 não corresponde
Por Heymar Lopes Nunes
Fotos de Luca Bassani
O Corsa desembarcou nas ruas em 1994, causando alvoroço e atingindo níveis irreais de ágio. A segunda geração do modelo no Brasil – terceira na Europa
– chega agora ao mercado em um momento muito diferente, enfrentando concorrentes que não existiam há oito anos. O fenômeno não vai se repetir, o que
não diminui as qualidades do modelo, agora maior, mais espaçoso, com motores mais potentes e novos equipamentos de segurança e conforto, alguns usados
pela primeira vez em carros dessa categoria.As novidades valem para o Corsa hatch e também para o Sedan. O Chevrolet compacto ficou com visual
imponente e robusto, pouco diferente da versão produzida na Alemanha. Capô com vincos salientes, faróis maiores e pára-choques pintados da cor da
carroceria mudaram muito o modelo em relação ao atual. Na traseira do hatch, as lanternas foram colocadas verticalmente nas colunas e o vidro foi
envolvido por uma moldura preta. A tampa do porta-malas, também com novo recorte, ficou maior, permitindo movimentação mais fácil de objetos grandes.
Maçanetas das portas e frisos laterais completam o pacote de estilo. O novo Corsa ficou quase 10 centímetros maior em comprimento e a distância entre
eixos foi aumentada em 4,8 cm.Isso, naturalmente, refletiu-se no interior, e o incômodo para os passageiros que viajam no banco de trás foi amenizado.
Agora existe um pouco mais de espaço para as pernas, inclusive de um terceiro passageiro. Além de maior, o Corsa apresenta boas soluções de
aproveitamento de espaço. A aparência moderna no painel e nas laterais das portas também chama a atenção. Com acabamento bem cuidado, a qualidade de
vida a bordo e o conforto dos passageiros foram bem valorizados.
A mecânica do Corsa também passou por diversas modificações e recebeu novidades. Passa a oferecer em sua versão básica o motor VHC 1.0 de oito
válvulas mais potente do mercado, com 71 cavalos. E o modelo topo-de-linha traz um 1.8 de 102 cavalos. Opcionalmente, o Corsa com motor 1.0 pode ser
equipado com câmbio dotado de embreagem automática, em que o motorista precisa fazer a troca de marchas, mas não tem de acionar um terceiro pedal.
Esse sistema é o mesmo que já foi usado pelo Palio Citymatic e equipa atualmente uma das versões do Mercedes-Benz Classe A.Embora seja fornecido pelo
mesmo fabricante para o Corsa, o Autoclutch, como está sendo chamado, tem duas diferenças básicas: um mostrador digital indica a marcha engatada no
quadro de instrumentos. Se ela não for a ideal para determinada condição de uso, o motorista será avisado por um alarme sonoro. Esse equipamento
opcional tem preço de R$ 1.490.
A maior potência do motor foi obtida basicamente com a elevação da taxa de compressão. O resultado decepcionou: na pista de testes, o desempenho do
Corsa ficou aquém do esperado, abaixo até mesmo da antiga versão. Ele chegou aos 148,3 km/h de velocidade máxima e precisou de 21,9 segundos para
acelerar de 0 a 100 km/h. As médias obtidas em consumo de combustível foram de 10,8 km/l na cidade e 13,2 km/h em estrada, isso rodando a 100 km/h. O
baixo desempenho do novo modelo poderia ser explicado pelos quase 150 quilos a mais, na versão totalmente equipada e comparado com o hatch antigo.
Outra razão seria o câmbio com relações longas que, em compensação, diminui o ruído interno e o consumo de combustível. Ainda assim, rodar com esse
novo Corsa ficou mais agradável e confortável quando comparado com a versão anterior. Com a suspensão recalibrada, as irregularidades do piso são mais
bem absorvidas e a segurança nas curvas foi aperfeiçoada. Mas quando se roda em velocidades acima de 100 km/h, percebe-se que a direção hidráulica
fica muito leve. Ao menor toque, o carro muda de trajetória. Poderia ser um pouco mais dura. Na Europa, o sistema de direção adotado é elétrico.Em sua
versão básica, o novo Chevrolet Corsa hatch tem preço estabelecido em R$ 19.995, enquanto o modelo com motor 1.8 custa a partir de R$ 24.990. As
versões antigas do Corsa, hatch de cinco portas, sedã e pickup continuam sendo vendidas normalmente. Apenas a perua e a carroceria de três portas
deixaram de ser produzidas
Principais concorrentes:
FIAT PALIO EX 1.0 FIRE
Reestilizado recentemente, o Palio conquistou o consumidor. Apesar da menor potência, tem desempenho razoável e baixo consumo. O cinco-portas tem
preço básico de R$ 18.634.
VW GOL POWER 1.0
Deverá sofrer algumas alterações estéticas ainda este ano, mas seu mercado é garantido. Na versão equivalente ao Corsa, tem preço a partir de R$
19.000.
RENAULT CLIO 1.0 RN
Com motor 8V de 59 cavalos, o desempenho é superior ao do Corsa. Tem bom nível de acabamento e equipamentos. É vendido nas concessionárias por R$
20.400.
*Dado do fabricante
Medições feitas por Autoesporte
Auditado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
CHEVROLET CORSA SEDAN
Astra Júnior
O Corsa com porta-malas destacado cresceu, ganhou agilidade com o novo motor e deve se distanciar ainda mais da concorrência
Por Heymar Lopes Nunes
Fotos de Luca Bassani
Novo Corsa Sedan, mas pode chamar de Astra Júnior. Ou poderia, caso a GM tivesse aprovado a mudança de nome para o líder de vendas no segmento dos
três-volumes compactos. A exemplo da versão hatch, o modelo também passou por modificações profundas. A alteração de nome não foi aprovada, mas é fato
que o carro ocupa agora uma categoria acima da que disputava com a versão antiga. Com a modernização, o aumento de tamanho e a motorização mais
potente, a GM preparou o novo Corsa para conservar a liderança e manter os concorrentes a distância. Quase todo diferente da versão atual, o modelo,
produzido só no Brasil, ganhou aparência mais robusta com os vincos salientes no capô e nas laterais. Faróis maiores, pára-choques e grade do radiador
redesenhados lembram muito o Astra. Na traseira, a tampa do porta-malas é nova, com recorte diferenciado e pequena aba na parte de cima, imitando um
aerofólio, e terceira luz de freio integrada. As lanternas foram aumentadas e receberam lentes de plástico policarbonato, que deram um toque de
sobriedade ao carro.
A mecânica do Corsa também é novidade. No modelo básico, ele estréia o motor 1.0 de oito válvulas de maior potência atualmente. Denominado VHC (Very
High Compression), esse motor utiliza uma nova tecnologia de fabricação em que a taxa de compressão pôde ser elevada para 12:6;1, alta quando
comparada à média de 10:1 da maioria dos motores a gasolina do mercado. Com isso, o VHC tem 11 cavalos de potência a mais em relação ao antigo 1.0,
que produzia 60 cavalos. Já na versão de luxo, a novidade é o motor 1.8 que gera 102 cavalos e passa a substituir o 1.6 de 16 válvulas, também de 102
cv, que deixou de ser fabricado.Nas medições de Autoesporte, o Corsa 1.8 alcançou 168,4 km/h de velocidade máxima e precisou de 12,2 segundos para
atingir 100 km/h na prova de aceleração. Apesar de os números estarem abaixo dos indicados pela GM, eles mostram claramente que a agilidade pretendida
com a utilização do motor de maior cilindrada foi conseguida. Prova disso é que na retomada de velocidade de 80 a 120 hm/h, feita em quinta marcha, o
Corsa levou exatos 16 segundos, ou seja, 1,8 segundo a menos que o Corsa 1.6 16V. Para a motorização 1.0 está disponível também o sistema de embreagem
automática Autoclutch, em que o motorista faz as trocas de marcha manualmente, mas não precisa pisar no pedal de embreagem, que aliás nem existe.
Maior no comprimento e na distância entre eixos, o novo sedan oferece um pouco mais de conforto que o modelo antigo. Os maiores beneficiados são os
passageiros do banco traseiro, que agora se acomodam melhor e com espaço de folga para as pernas. O porta-malas também foi privilegiado e teve sua
capacidade aumentada em 55 litros.As respostas rápidas e o baixo nível de vibrações do motor transmitem segurança e conforto. Mas, a partir dos 100
km/h, o carro apresenta instabilidade direcional, teimando em mudar de faixa constantemente. O problema é agravado pela leveza da direção hidráulica
não regressiva e o motorista deve ter atenção ao dirigir em velocidades mais altas. O problema deveria ser urgentemente revisto pela GM. O preço
básico da versão 1.0 é de R$ 20.995. Já na versão luxuosa com motor 1.8, o Corsa tem valores sugeridos de tabela a partir de R$ 25.990, mas pode
chegar perto de R$ 40 mil quando equipado com todos os opcionais disponíveis.
Principais concorrentes
RENAULT CLIO SEDAN
Embora use motor 1.6, tem a mesma potência que o Corsa 1.8. Oferece bom desempenho e baixo consumo. Modelo básico custa R$ 27.210.
FORD FIESTA SEDAN
Importado do México, foi o último a ingressar no segmento. Tem motor 1.6 de 95 cavalos e preço básico de R$ 23.810.
FIAT SIENA 1.6 16V
É o mais potente da categoria, com 106 cv. Reestilizado no ano passado, ficou bonito e atraente. Versão básica custa a partir de R$ 27.095.
*Dado do fabricante
Medições feitas por Autoesporte
Auditado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Corsa Hatch
A capacidade do porta-malas foi reduzida de 246 para 236 litros
Os passageiros do banco de trás ganharam espaço.
1 Volante espumado e revestido de couro permite boa empunhadura. 2 Quadro de instrumentos totalmente novo oferece melhor visualização das informações. 3 Mostrador digital traz hora, temperatura e estação de rádio sintonizada. 4 Rádio com toca-discos opcional tem tamanho grande e ocupa boa parte do console central. 5 Ar-condicionado é equipamento opcional em todas as versões de acabamento.
Dimensões
Corsa Sedan
O porta-óculos organiza a vida a bordo: tudo para defender a liderança do segmento
O porta-malas, que já era bom, aumentou de tamanho e reforça as pretensões a veículo familiar do novo Corsa
O desenho da traseira chama a atenção, com destaque para a imitação de aerofólio e a terceira luz de freio integrada
1 Quadro de instrumentos com fundo claro sugere esportividade. 2 Volante espumado e revestido de couro permite boa empunhadura. 3 Painel traz informações de hora, temperatura externa e estação de rádio sintonizada. 4 Rádio com toca-discos agora ocupa boa parte do console. 5 Comandos do ar-condicionado são simples, porém funcionais.
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