DO QUE AS MULHERES GOSTAM... NO TUNING
Assim como os homens, elas podem desenvolver a mesma paixão pela personalização de carros. Mas seguem caminhos um pouco diferentes. São texturas,
cores e acessórios específicos, que já movimentam um novo nicho desse mercado
MARIANA FARACO
A técnica de laboratório Aline Diório, de 20 anos, e o noivo, o jornaleiro Adriano Duarte, de 21, escolheram o mesmo modelo de carro para
personalizar: um Corsa. Mas, enquanto ele se preocupou em comprar DVD, rebaixar a suspensão e colocar chip de potência no motor, ela voltou as
atenções para a combinação de cores, máscara negra para os faróis, spoiler e bonequinhos para enfeitar o painel. O exemplo não é regra, mas as
mulheres cada vez mais buscam o próprio jeito de personalizar.
“Homem geralmente mexe em tudo, mas dá mais importância ao motor”, acredita Duarte. Aline concorda: “Acho que os carros de meninos têm visual mais
agressivo, enquanto nos das mulheres há uma preocupação maior com a beleza”, diz ela, que quer a personagem Lilica identificando seu carro.
A procura feminina por acessórios e padrões que as diferenciem do tuning masculino já movimenta o mercado. Há lojas que oferecem, entre os materiais
para personalização, plumas e até pelúcia.
Aliás, foi com esse material que o porta-malas do Celta de Mônica Moreno, 36 anos, foi forrado. “Os
homens não gostam de pelúcia, mas acho que fica bonito, assim como o bafo-de-dragão, que vejo bastante em carros de mulheres”, diz Mônica. “A gente
pensa dez vezes antes de usar uma cor. É como se decorássemos o carro”, diz.
A fabricante de acessórios Shutt lançou há dois anos a linha “pink”, com manoplas, volante e pedaleiras na cor rosa. Agora, estuda criar equipamentos
em tons mais ao gosto feminino, como verde-água e azul-claro. “Não achávamos que os acessórios rosa pudessem fazer tanto sucesso. Lançamos como uma
série limitada, mas a experiência foi tão positiva que decidimos continuar”, conta o gerente de Marketing da Shutt, Eric Inafuku.
Quando começou a personalizar seu Ford Ka, a vendedora Carla Foschini, de 21 anos, cansou de ouvir risadas de vendedores ao dizer que procurava
acessórios cor-de-rosa. Foi uma das primeiras a adquirir o kit da Shutt nessa cor. “Consegui também neon e angel eyes rosa. Hoje várias meninas também
têm”, conta Carla, que possui um desenho da personagem Penélope Charmosa no motor do carro. Mas, ao contrário de Aline, ela pretende envenená-lo
embreve. “Quero colocar turbo”, avisa.
“Alguns homens exageram tanto na personalização que fica até grotesco. Mas também não gosto de parecer ‘fru-fru’”, diz Carla, que quer mostrar que é
“menininha, mas nem tanto”. “Ao mesmo tempo que meu carro tem detalhes em rosa, há um adesivo tribal.”
Lika e Pescador, do Corsa Clube do Brasil
Carla Foschini lutou para conseguir o kit da Shutt na cor “pink” e o desenho de Penélope Charmosa...
... quer colocar turbo no Ka, mas não liga para a suspensão
Mônica Moreno
Mônica forrou o porta-malas do Celta com um material que poucos homens ousariam copiar: pelúcia
Agosto de 2005 - Jornal da Tarde
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 35 Respostas
- 6110 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 1238 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1843 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100