bom dia estou com um corsa 1.6 16v ano 97 que a luz da injeçao com o motor frio fica acesa,ao atingir a temperatura de acionamneto da 1 velocidade ,a ventuinha entra e a luz apaga,ao voltar desligar a lampada acende,passei o kapto .com e acusou codigo 0480 relativo a acionamento da primeira velocidade. o carro tem 2 cebolao e no esquema eletrico mostra a ventuinha sendo armada pelo modulo,me ajudem,queria o esquema do ar e arrefecimento e a funçao dos 2 ceboloes e o teste relativo a esse codigo pois nao tem na alfatest
desde ja meus agradecimentos
sergio pardal
[DÚVIDA] - O que é código de defeito 0480 corsa 1.6 16v?
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Terça-feira 27 2010f Abril 2010 05:03:23 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- rodrigo.marassa.ojeda
- :: Super ::
- Mensagens: 80
- Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Amigo, tem certeza que o código é esse mesmo? É que dentro das informações que encontramos por ai, só são conhecidos os códigos da tabela abaixo (retirada aqui no fórum, de outro tópico:
Código Descrição
12 Sem sinal de rotação
13 Circuito de O2 aberto
14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
19 Sinal incorreto do sensor de RPM
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa
29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa
31 Falha no teste do sistema EGR
32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa
35 Falha no controle da marcha-lenta
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS)
44 Sonda lambda indica mistura pobre
45 Sonda lambda indica mistura rica
49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts
51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
55 Falha na unidade de comando
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta
81 Falha na válvula injetora - Tensão alta
93 Falha no módulo “Quad Driver” U8
94 Falha no módulo “Quad Driver” U9
Fora esses, não conheço outros, mas como sou leigo no assunto, pode ser que tenha mais algum.
Bem, se o problema realmente for relativo ao acionamento do ventilador, sugiro verificar o motor dele, pois pode ter estragado, gasto as escovas, etc.
Seu carro tem ar condicionado? Se sim, então ele realmente tem os dois estágios da ventoinha. Porém, se ele não tem ar, ele só tem um estágio mesmo.
Corsa com ar = 2 estágios e 2 ventoinhas (uma na frente do radiador e outra dentro do cofre do motor)
Corsa sem ar = 1 estágio e 1 ventoinha (no cofre do motor)
Espero ter ajudado...
Abraço!
Código Descrição
12 Sem sinal de rotação
13 Circuito de O2 aberto
14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
19 Sinal incorreto do sensor de RPM
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa
29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa
31 Falha no teste do sistema EGR
32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa
35 Falha no controle da marcha-lenta
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS)
44 Sonda lambda indica mistura pobre
45 Sonda lambda indica mistura rica
49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts
51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
55 Falha na unidade de comando
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta
81 Falha na válvula injetora - Tensão alta
93 Falha no módulo “Quad Driver” U8
94 Falha no módulo “Quad Driver” U9
Fora esses, não conheço outros, mas como sou leigo no assunto, pode ser que tenha mais algum.
Bem, se o problema realmente for relativo ao acionamento do ventilador, sugiro verificar o motor dele, pois pode ter estragado, gasto as escovas, etc.
Seu carro tem ar condicionado? Se sim, então ele realmente tem os dois estágios da ventoinha. Porém, se ele não tem ar, ele só tem um estágio mesmo.
Corsa com ar = 2 estágios e 2 ventoinhas (uma na frente do radiador e outra dentro do cofre do motor)
Corsa sem ar = 1 estágio e 1 ventoinha (no cofre do motor)
Espero ter ajudado...
Abraço!
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Terça-feira 27 2010f Abril 2010 05:03:23 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
TENHO SIM,O CODIGO É ESSE, O SISTEMA DA INJEÇAO MULTEC M, NEM NA TABELA DO KAPTOR ,ELES ME ENVIARAM O CODIGO É RELATIVO A AO ACIONAMNETO DO RELE DO 1 ESTAGIO
rodrigo.marassa.ojeda escreveu:Amigo, tem certeza que o código é esse mesmo? É que dentro das informações que encontramos por ai, só são conhecidos os códigos da tabela abaixo (retirada aqui no fórum, de outro tópico:
Código Descrição
12 Sem sinal de rotação
13 Circuito de O2 aberto
14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
19 Sinal incorreto do sensor de RPM
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa
29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa
31 Falha no teste do sistema EGR
32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa
35 Falha no controle da marcha-lenta
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS)
44 Sonda lambda indica mistura pobre
45 Sonda lambda indica mistura rica
49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts
51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
55 Falha na unidade de comando
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta
81 Falha na válvula injetora - Tensão alta
93 Falha no módulo “Quad Driver” U8
94 Falha no módulo “Quad Driver” U9
Fora esses, não conheço outros, mas como sou leigo no assunto, pode ser que tenha mais algum.
Bem, se o problema realmente for relativo ao acionamento do ventilador, sugiro verificar o motor dele, pois pode ter estragado, gasto as escovas, etc.
Seu carro tem ar condicionado? Se sim, então ele realmente tem os dois estágios da ventoinha. Porém, se ele não tem ar, ele só tem um estágio mesmo.
Corsa com ar = 2 estágios e 2 ventoinhas (uma na frente do radiador e outra dentro do cofre do motor)
Corsa sem ar = 1 estágio e 1 ventoinha (no cofre do motor)
Espero ter ajudado...
Abraço!
- rodrigo.marassa.ojeda
- :: Super ::
- Mensagens: 80
- Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pois é, o jeito é verificar esse relé e trocar se preciso. Se não for ele pode ser o motor. O engraçado é que pesquisei na net e não achei esse código 0480 em nenhum modelo de ECU da GM (Bosch Motronic, GM-Multec e Siemens Simtec). Dá uma olhada:
http://www.topbuzz.co.uk/info/fault_cod ... _codes.htm
Só achei esse código no manual do Kaptor na seção de "falhas genéricas", nada específico da GM. Olha lá (códigos GM a partir da página 75):
http://www.scribd.com/doc/26283958/Codigos-Falhas
N página 80 tem outros códigos de falha das Multec GM e menciona alguns sobre falhas em ventiladores e relés, todos diferentes...
Bem, o jeito é revisar o sistema, já que a net nos fornece informações desencontradas...
http://www.topbuzz.co.uk/info/fault_cod ... _codes.htm
Só achei esse código no manual do Kaptor na seção de "falhas genéricas", nada específico da GM. Olha lá (códigos GM a partir da página 75):
http://www.scribd.com/doc/26283958/Codigos-Falhas
N página 80 tem outros códigos de falha das Multec GM e menciona alguns sobre falhas em ventiladores e relés, todos diferentes...
Bem, o jeito é revisar o sistema, já que a net nos fornece informações desencontradas...
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Terça-feira 27 2010f Abril 2010 05:03:23 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
o pior é que tem 2 cebolao e quem arma a ventuinha é o modulo,keria o esquema desse cebolao
sergiopardal escreveu:TENHO SIM,O CODIGO É ESSE, O SISTEMA DA INJEÇAO MULTEC M, NEM NA TABELA DO KAPTOR ,ELES ME ENVIARAM O CODIGO É RELATIVO A AO ACIONAMNETO DO RELE DO 1 ESTAGIOrodrigo.marassa.ojeda escreveu:Amigo, tem certeza que o código é esse mesmo? É que dentro das informações que encontramos por ai, só são conhecidos os códigos da tabela abaixo (retirada aqui no fórum, de outro tópico:
Código Descrição
12 Sem sinal de rotação
13 Circuito de O2 aberto
14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
19 Sinal incorreto do sensor de RPM
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa
29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa
31 Falha no teste do sistema EGR
32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa
35 Falha no controle da marcha-lenta
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS)
44 Sonda lambda indica mistura pobre
45 Sonda lambda indica mistura rica
49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts
51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
55 Falha na unidade de comando
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta
81 Falha na válvula injetora - Tensão alta
93 Falha no módulo “Quad Driver” U8
94 Falha no módulo “Quad Driver” U9
Fora esses, não conheço outros, mas como sou leigo no assunto, pode ser que tenha mais algum.
Bem, se o problema realmente for relativo ao acionamento do ventilador, sugiro verificar o motor dele, pois pode ter estragado, gasto as escovas, etc.
Seu carro tem ar condicionado? Se sim, então ele realmente tem os dois estágios da ventoinha. Porém, se ele não tem ar, ele só tem um estágio mesmo.
Corsa com ar = 2 estágios e 2 ventoinhas (uma na frente do radiador e outra dentro do cofre do motor)
Corsa sem ar = 1 estágio e 1 ventoinha (no cofre do motor)
Espero ter ajudado...
Abraço!
- rodrigo.marassa.ojeda
- :: Super ::
- Mensagens: 80
- Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Cara, não conheço bem a mecânica do motor 16 válvulas.
No motor 8 válvulas, até onde sei (posso estar errado), o Corsa B tem 3 cebolões. Dois no motor e outro no radiador.
O do radiador é meramente um interruptor e serve para armar e desarmar a ventoinha.
O do bloco fornece a leitura de temperatura para o painel e injeção.
Tem um outro oculto abaixo do coletor de admissão, que serve só para a injeção.
Mas fico devendo dados do 16 válvulas...
No motor 8 válvulas, até onde sei (posso estar errado), o Corsa B tem 3 cebolões. Dois no motor e outro no radiador.
O do radiador é meramente um interruptor e serve para armar e desarmar a ventoinha.
O do bloco fornece a leitura de temperatura para o painel e injeção.
Tem um outro oculto abaixo do coletor de admissão, que serve só para a injeção.
Mas fico devendo dados do 16 válvulas...
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Terça-feira 27 2010f Abril 2010 05:03:23 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
o 16v tem dois interruptores termicos(cebolao0 no radiador E 2 SENSORES NO MOTOR UM PARA O PAINEL E OUTRO PARA INJEÇAO,POREM QUEM ACIONA AS VENTUIONAHS DO 1 E DO 2 ESTAGIOS É O MODULO,NAO ACHEI LOPQ DOS DOIS INTERRUPTORES DO RADIADOR
quote="rodrigo.marassa.ojeda"]Cara, não conheço bem a mecânica do motor 16 válvulas.
No motor 8 válvulas, até onde sei (posso estar errado), o Corsa B tem 3 cebolões. Dois no motor e outro no radiador.
O do radiador é meramente um interruptor e serve para armar e desarmar a ventoinha.
O do bloco fornece a leitura de temperatura para o painel e injeção.
Tem um outro oculto abaixo do coletor de admissão, que serve só para a injeção.
Mas fico devendo dados do 16 válvulas...[/quote]
quote="rodrigo.marassa.ojeda"]Cara, não conheço bem a mecânica do motor 16 válvulas.
No motor 8 válvulas, até onde sei (posso estar errado), o Corsa B tem 3 cebolões. Dois no motor e outro no radiador.
O do radiador é meramente um interruptor e serve para armar e desarmar a ventoinha.
O do bloco fornece a leitura de temperatura para o painel e injeção.
Tem um outro oculto abaixo do coletor de admissão, que serve só para a injeção.
Mas fico devendo dados do 16 válvulas...[/quote]
- rodrigo.marassa.ojeda
- :: Super ::
- Mensagens: 80
- Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
No 8v o módulo aciona a ventoinha também. Dá pra ouvir o clique do relé do módulo ligando e desligando. Mas ele aciona com base no cebolão do radiador, se não me engano...
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Terça-feira 27 2010f Abril 2010 05:03:23 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
jente ,o defeito era do termostato doar condicionado que naop armava por falta de gas
- rodrigo.marassa.ojeda
- :: Super ::
- Mensagens: 80
- Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Joia, que bom que você resolveu! Nem cogitei isso, pois normalmente o código de erro seria o seguinte:
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
Abraço!
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
Abraço!
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 870 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 13631 Exibições
-
Última mensagem por JocelinoLima
-
- 0 Respostas
- 3402 Exibições
-
Última mensagem por Wellington_XY1971
-
- 8 Respostas
- 15828 Exibições
-
Última mensagem por Rodrigo83
-
- 7 Respostas
- 4282 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 11864 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 20031 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 7734 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 9556 Exibições
-
Última mensagem por Denilsonf87
-
- 15 Respostas
- 7041 Exibições
-
Última mensagem por Manfio